Aperitivos quentes

Como fazer batata rústica

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. 10 abril 2017
Como fazer batata rústica
Imagem: muitochique.com

A batata rústica é uma versão do preparo da batata tão popular e saborosa quanto a batata frita. Ela é comumente encontrada em bares e hamburguerias pois é tão deliciosa como acompanhamento, tanto como aperitivo. A verdade é que preparar uma boa batata rústica é bem fácil e até menos trabalhoso do que a batata frita com a vantagem de que ela é assada. Ou seja, é mais saudável e faz menos sujeira na cozinha. Para saber como fazer batata rústica, se ligue na receita do umCOMO.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
  • Panela
Também lhe pode interessar: Como fazer batatas deluxe
Passos a seguir:
1

Sem descascá-las, lave bem as batatas, corte-as pela metade no sentido vertical e corte as metades em formato de tiras médias ou grossas ou canoas, é importante que sejam do mesmo tamanho. Enquanto você corta as batatas, aproveite para preaquecer o forno a 200ºC.

Dica: como as batatas rústicas são servidas como petiscos, o ideal é que sejam batatas pequenas para que as tiras fiquem em um tamanho bom.

2

Transfira as batatas para uma panela com água e uma colher de sal e deixe ferver em fogo alto por 5 minutos a partir do momento que levantar fervura. Passado o tempo, escorra bem as batatas para que a assadeira não fique aguada.

Como fazer batata rústica - Passo 2
Imagem: ohamburguerperfeito.com.br
3

Você pode assar a batata rústica em uma forma de teflon ou uma assadeira normal forrada com papel manteiga. Independente de a forma ser antiaderente ou não, faça um caminho com um fio de azeite sobre o lugar que você deseja acomodar as batatas. Então, disponha as batatas sobre a assadeira.

4

O tempero é o que dará personalidade à batata rústica. Salpique ervas do seu agrado e outras especiarias que você goste. Sálvia, alecrim, tomilho, e páprica picante são os sabores mais tradicionais para esse tipo de aperitivo.

5

Regue com azeite e certifique-se de que as batatas estão molhadas, é esse azeite que ajudará dar um efeito de fritura e ainda auxilia que o sabor das ervas penetre na batata. Salpique sal e pimenta a seu gosto.

6

Finalize colocando dentes de alho com casca sobre a assadeira e leve ao forno preaquecido a pelo menos 200ºC. O tempo de assamento varia de acordo com cada forno, mas demora uma média de 40 minutos. Se você se lembrar, o ideal é dar uma mexida na assadeira no meio do tempo para que ela asse por igual por todos os lados.

Como fazer batata rústica - Passo 6
Imagem: cooknenjoy.com
7

Quando você perceber que já está ficando dourada, significa que a sua batata rústica já está pronta! O ideal é aproveitá-la enquanto está quente.

Para servir junto com ela você pode preparar uma maionese verde e ketchup caseiro.

Como fazer batata rústica - Passo 7
Imagem: temperoalternativo.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer batata rústica, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
Imagem: muitochique.com
Imagem: ohamburguerperfeito.com.br
Imagem: cooknenjoy.com
Imagem: temperoalternativo.com.br
1 de 4
Como fazer batata rústica