Partilhar

Como fazer arroz basmati integral

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer arroz basmati integral

O basmati é um arroz que se caracteriza por ter grãos mais longos do que os que estamos habituados a ver, e é famoso por ter uma fragrância e um sabor a noz diferente do normal. Seu nome em basmati significa: "rainha das fragrâncias". Este tipo de arroz se encontra disponível tanto no formato normal como no integral. Se quiser aprender a preparar o arroz basmati integral (ideal para saladas, sopas, cozidos, para combinar com vegetais ou inclusive sozinho) dê uma olhada no seguinte artigo de umComo.com.br.

Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer arroz com legumes
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

A primeira coisa que você deve fazer é tirar todo o amido do arroz basmati integral. Para isso, coloque o arroz em uma bacia e vá colocando água fria da torneira enquanto mexe o arroz com a mão e a água fica branca. Quando a água não sair branca mas sim transparente, então o arroz já não terá amido.

Como fazer arroz basmati integral - Passo 1
2

A seguir, você deve tampar o arroz basmati integral completamente até cobrir e deixar repousar por uma hora ou mais. Isto faz-se para que a casca do arroz amoleça e na hora de cozinhar, cozinhe por igual tanto no interior como no exterior.

3

Agora escorra a água onde o arroz esteve de molho e coloque na panela com água e sal. Por cada xícara de arroz basmati integral que você preparar, coloque duas xícaras de água, ou também por cada 100 gramas de arroz coloque 200 de água e adicione uma pitada de sal.

4

Coloque a panela no fogão com o fogo alto até que a água chegue no ponto de fervura.

Como fazer arroz basmati integral - Passo 4
5

Uma vez que a água chegou ao ponto de fervura, baixe o fogo até ao mínimo, tampe a panela e deixe cozinhar o arroz durante cerca de 45 minutos.

6

Depois desse tempo já poderá desfrutar do seu arroz basmati integral.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer arroz basmati integral, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • A melhor maneira de manter o arroz basmati integral é em recipientes de vidro que se fecham hermeticamente.
  • Depois do arroz estar cozido, pode guardar em uma tigela na geladeira tampando com papel filme.
  • Este arroz é perfeito para acompanhar com carnes, peixes e verduras.

Escrever comentário sobre Como fazer arroz basmati integral

O que você achou da receita?

Como fazer arroz basmati integral
1 de 3
Como fazer arroz basmati integral

Voltar ao topo da página