Partilhar

Como assar cordeiro de leite

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como assar cordeiro de leite

Tem convidados em casa e quer surpreender todos com um prato saboroso? A carne de cordeiro ao forno será uma grande opção para que todos os convidados o parabenizem pela sua receita. Em muitas casas esta receita tradicional é preparada no Natal, mas a verdade é que pode ser feita em qualquer dia do ano, por isso em umComo queremos explicar para você, passo a passo, como assar cordeiro de leite.

Mais de 2 horas Dificuldade média
Ingredientes:
Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer costelas de cordeiro no forno
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Antes de começar a explicar a receita para preparar cordeiro de leite ao forno, é importante conhecer a diferença entre a carne de leite ou leitão e o resto das carnes de cordeiro. Este termo procede da classificação da carne do cordeiro segundo a idade do animal:

  • o cordeiro de leite ou leitão, tem uma idade máxima de um mês e meio.
  • O cordeiro recental é o animal que ainda não pastou, mas que foi alimentado com ração e que não deve superar os 4 meses de idade.
  • Cordeiro de pasto é o que oscila entre os 4 meses e 1 ano.
  • O ovino maior refere-se aos animais que ultrapassam 1 ano.
Como assar cordeiro de leite - Passo 1
2

Deste modo, a carne do leitão ou cordeiro de leite sempre será bem mais tenra que a de outros animais e é muito saborosa para preparar no forno. Quando for comprar a carne, recomendamos que peça ao açougueiro que marque para forno, ou seja, que faça alguns cortes sem chegar a partir para que a carne possa assar mais facilmente.

3

Na hora de preparar o cordeiro de leite deverá untá-lo com a banha de porco ou, se não tiver ou não gostar, com azeite de oliva. O objetivo deste passo é conseguir que, por um lado, a carne fique mais suculenta e, por outro, que se forme uma espécie de casca ao redor da carne do leitão.

Como assar cordeiro de leite - Passo 3
Imagem: cerdomexicano.blogspot.com
4

De seguida, deverá salgar a carne e colocar o leitão em uma panela de barro - ou em uma bandeja para forno se não tiver outra coisa - junto com dois copos de água. Pode adicionar também alguma erva aromática como o tomilho ou o alecrim, assim como preparar alho picado com salsinha, etc., mas a carne de leite é suficientemente saborosa para não precisar de adicionar temperos.

5

Com o forno pré-aquecido a 150ºC deverá introduzir a panela ou bandeja com a carne de cordeiro de leite e deixar assar por, pelo menos, 45 minutos por um lado e 45 pelo outro, para que fique bem dourado. Se perceber que a água evaporou por completo, deverá adicionar mais para garantir o vapor enquanto assa e evitar assim que a carne possa ficar excessivamente seca. Segundo o tamanho do pedaço é possível que o tempo de cozimento aumente, por isso você mesmo/a deverá controlar isso.

E... bom apetite!

Se gostou desta receita, então não perca também o nosso artigo em que explicamos como fazer costelas de cordeiro no forno.

Como assar cordeiro de leite - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como assar cordeiro de leite, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Acompanhe seu leitão assado com uma deliciosa salada.

Escrever comentário sobre Como assar cordeiro de leite

O que você achou da receita?

Como assar cordeiro de leite
Imagem: cerdomexicano.blogspot.com
1 de 4
Como assar cordeiro de leite

Voltar ao topo da página