Partilhar

Como fazer linguiça

Por Carla Fernandes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer linguiça

Você não gosta da linguiça que compra ou quer experimentar fazer em casa? Você pode economizar um bom dinheiro com a produção artesanal desta iguaria. Mas você precisa de seguir todas as etapas corretamente para que valha muito a pena. Utilize ferramentas de qualidade e as melhores matérias primas. Para além de poder adaptar a receita ao seu gosto você também controla a quantidade do embutido de acordo com o que necessita. Siga então o passo a passo que o umComo preparou si sobre como fazer linguiça.

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer chica doida passo a passo
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para fazer a linguiça comece por cortar a carne com 1 cm de espessura ou num tamanho adequado à entrada do moedor.

Como fazer linguiça - Passo 1
2

Pique os dentes de alho, as cebolinhas e as salsas. Junte todos os picados numa tigela bem larga e funda e adicione a carne. Regue com o vinho, mexa e leve à geladeira por pelo menos 12 horas.

Como fazer linguiça - Passo 2
3

Meia hora antes de encher as linguiças, lave e coloque as tripas de molho em água com metade de um limão. Este procedimento é aplicado às tripas salgadas.

4

Monte o moedor e coloque uma tigela debaixo de onde a carne for sair. Retire a carne do freezer, coloque-a no moedor e configure o tipo de moagem - mais fina ou mais grossa.

Como fazer linguiça - Passo 4
5

Após a carne moída é a altura de encher a tripa. Passe-as novamente por água e insira uma ponta da tripa no bico do enchedor ou da ensacadeira. Dê um nó na outra ponta e vá pressionando para que a tripa se encha. Tenha cuidado para não encher demais e não estourar. É necessário alguma prática para que domine a técnica, por isso vá começando devagar para que a tripa não rasgue.

Dica: Antes de encher as linguiças frite um pouco da carne moída para retificar de sal e tempero.

Como fazer linguiça - Passo 5
6

Assim que a tripa esteja completa aperte e gire alternando as direções. Amarre com barbante. Se notar presença de bolhas de ar nas linguiças, fure com uma agulha ou um objeto fino e pontiagudo para que o ar se solte.

Como fazer linguiça - Passo 6
7

Reserve a linguiça, colocado-a na geladeira durante pelo menos 8 horas para que continue marinando e obtenha todo o sabor no seu recheio. Após este tempo ela está pronta para fritar ou assar e deve consumi-la num período de uma semana após a confecção.

Se quiser conserva-la por mais tempo, congele-a.

8

Por outro lado, você pode secar a linguiça transformando-a em defumado. Disponha no fogão a lenha durante algumas horas, curando com a fumaça.

Como fazer linguiça - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer linguiça, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer linguiça

O que você achou da receita?

Como fazer linguiça
1 de 7
Como fazer linguiça

Voltar ao topo da página