Receitas com atum fresco
O atum é um verdadeiro presente do mar, fonte de proteínas de elevado valor biológico e vitaminas, sobretudo do grupo B, juntamente com minerais essenciais, entre os quais se destacam: fósforo, ferro e iodo.
É um peixe azul, rico em ácidos graxos benéficos, nomeadamente Ômega 3, e às suas propriedades saudáveis devemos juntar o seu sabor requintado e a sua versatilidade na cozinha.
Com este peixe podem ser preparados pratos muito diversos, desde simples caldeiradas de marisco a ricas propostas com um toque oriental. Não perca as mil possibilidades desta iguaria e descubra no umCOMO as melhores receitas com atum fresco.
Atum grelhado
Um atum fresco precisa de pouco para ser delicioso e uma forma simples de saboreá-lo, aproveitando todo o seu sabor, é grelhado. O preparo é muito simples, mas para que fique bem feito por fora e suculento por dentro, é necessário um tempo de cozimento adequado.
Basta usar uma frigideira antiaderente com algumas gotas de azeite e quando estiver bem quente, sem sair fumaça, juntar o atum fresco. Deixe apenas 2-3 minutos de cada lado, pois se ultrapassar o tempo ficará muito seco. Como tempero, basta um pouco de sal, mas também pode fazer atum grelhado temperando-o com um pouco de alho, salsa picada e um toque de limão.
Neste outro artigo você vai descobrir como fazer para o peixe não grudar na grelha.
Marmitako
Se preferir usar o atum em uma deliciosa caldeirada de frutos do mar, o marmitako é a receita perfeita. É um prato típico da gastronomia basca e o seu ingrediente principal é o atum fresco da mais alta qualidade.
Para isso terá que preparar o peixe retirando a pele e as espinhas para fazer um bom caldo e depois de limpo, cortar o atum em cubos de tamanho médio.
O refogado tem como base um molho, que é feito com cebola picadinha, pimenta, alho e tomate, salteados em um pouco de azeite de oliva virgem. Quando estiver pronto, adicione algumas batatas, o caldo de peixe e por último os pedaços de atum. Sal e pimenta a gosto, um pouco de vinho branco e a carne de chouriço são os ingredientes que complementam o marmitako, que deve ser feito em fogo baixo e que ficará delicioso.
Tataki de atum
O tataki de atum é uma receita típica da culinária japonesa que, nos últimos anos, conquistou a mesa dos paladares mais exigentes. É muito fácil de fazer e os amantes de peixe marinado e cru vão gostar.
Para prepará-lo, você deve fazer uma marinada misturando o molho de soja com um pouco de açúcar e gengibre. Nele, o atum deverá ser deixado por pelo menos 2-3 horas, para que fique impregnado com todo o sabor. Após este tempo, o atum deve ser revestido com sementes de gergelim para formar uma crosta espessa e aromática. Na hora de comer o tataki, basta cortar o atum fresco em filés não muito grossos e passá-los em uma frigideira bem quente por alguns segundos.
Aqui ensinamos Como cortar o atum para sushi.
Atum com tomate
É mais uma receita clássica que sempre dá certo e todo mundo gosta. Com ela, os cubos de atum ficam bem macios e suculentos. Este é um prato perfeito para crianças, que por vezes rejeitam pratos com peixe, obterem também os excelentes nutrientes dos peixes em um prato saudável que vão adorar.
Para prepará-lo, corte o atum em cubos, polvilhe-os ligeiramente com farinha e frite-os por alguns segundos de cada lado em azeite bem quente, apenas para selar. Retire-os da frigideira e reserve-os e, no mesmo azeite, faça um tempero com alho fatiado, tiras de pimentão vermelho e/ou verde e cebolinha à juliana. Quando esses ingredientes estiverem dourados, acrescente o tomate triturado e, se necessário, um pouco de caldo de peixe. Adicione os cubos de atum e cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos. O toque de páprica doce e algumas folhas de louro são bons temperos, juntamente com um toque de sal e pimenta.
Tartare de atum
O tartare é outra excelente proposta para desfrutar de todo o sabor do atum fresco da melhor qualidade, visto que se come cru. É feito cortando o peixe em pedaços bem pequenos (aproximadamente 1 centímetro) e colocando-os para marinar em uma tigela na qual você misturou o molho de soja com algumas colheres de sopa de óleo, de preferência óleo de gergelim e algumas gotas de limão junto com sal e pimenta a gosto.
Além disso, a receita tradicional inclui misturar os pedaços de atum com um pouco de cebola picada. Passado algum tempo, pelo menos 30 minutos, basta montar o tartare com a ajuda de uma pequena forma cilíndrica para lhe dar a forma. Se gosta de abacate, esta receita simples fica deliciosa colocando o atum sobre uma camada de abacate também cortado em pequenos cubos.
Atum acebolado
Esta receita de atum fresco é fácil de fazer, fica melhor de um dia para o outro e, para além disso, o molho que acompanha o peixe é uma verdadeira delícia. Você pode fazer este prato com files finos de atum ou com cubos não muito grandes. De qualquer forma, o primeiro passo é fritar o peixe no azeite para selar, retirar da frigideira e, nesse mesmo azeite, preparar o molho.
Para fazê-lo, adicione um pouco de alho fatiado e uma cebola grande cortada em rodelas. Refogue por alguns minutos e acrescente algumas folhas de louro, um pouco de orégano e uma colher generosa de páprica doce. Rapidamente, para que a páprica não queime, acrescente o vinho branco e o caldo de peixe (ou água). Por fim, adicione o atum e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos enquanto o molho encorpa.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Receitas com atum fresco, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.