Cozinhar atum

Receitas com atum fresco

Receitas com atum fresco

O atum é um verdadeiro presente do mar, fonte de proteínas de elevado valor biológico e vitaminas, sobretudo do grupo B, juntamente com minerais essenciais, entre os quais se destacam: fósforo, ferro e iodo.

É um peixe azul, rico em ácidos graxos benéficos, nomeadamente Ômega 3, e às suas propriedades saudáveis ​​devemos juntar o seu sabor requintado e a sua versatilidade na cozinha.

Com este peixe podem ser preparados pratos muito diversos, desde simples caldeiradas de marisco a ricas propostas com um toque oriental. Não perca as mil possibilidades desta iguaria e descubra no umCOMO as melhores receitas com atum fresco.

Também lhe pode interessar: Como fazer tártaro de atum

Índice

  1. Atum grelhado
  2. Marmitako
  3. Tataki de atum
  4. Atum com tomate
  5. Tartare de atum
  6. Atum acebolado

Atum grelhado

Um atum fresco precisa de pouco para ser delicioso e uma forma simples de saboreá-lo, aproveitando todo o seu sabor, é grelhado. O preparo é muito simples, mas para que fique bem feito por fora e suculento por dentro, é necessário um tempo de cozimento adequado.

Basta usar uma frigideira antiaderente com algumas gotas de azeite e quando estiver bem quente, sem sair fumaça, juntar o atum fresco. Deixe apenas 2-3 minutos de cada lado, pois se ultrapassar o tempo ficará muito seco. Como tempero, basta um pouco de sal, mas também pode fazer atum grelhado temperando-o com um pouco de alho, salsa picada e um toque de limão.

Neste outro artigo você vai descobrir como fazer para o peixe não grudar na grelha.

Receitas com atum fresco - Atum grelhado

Marmitako

Se preferir usar o atum em uma deliciosa caldeirada de frutos do mar, o marmitako é a receita perfeita. É um prato típico da gastronomia basca e o seu ingrediente principal é o atum fresco da mais alta qualidade.

Para isso terá que preparar o peixe retirando a pele e as espinhas para fazer um bom caldo e depois de limpo, cortar o atum em cubos de tamanho médio.

O refogado tem como base um molho, que é feito com cebola picadinha, pimenta, alho e tomate, salteados em um pouco de azeite de oliva virgem. Quando estiver pronto, adicione algumas batatas, o caldo de peixe e por último os pedaços de atum. Sal e pimenta a gosto, um pouco de vinho branco e a carne de chouriço são os ingredientes que complementam o marmitako, que deve ser feito em fogo baixo e que ficará delicioso.

Receitas com atum fresco - Marmitako

Tataki de atum

O tataki de atum é uma receita típica da culinária japonesa que, nos últimos anos, conquistou a mesa dos paladares mais exigentes. É muito fácil de fazer e os amantes de peixe marinado e cru vão gostar.

Para prepará-lo, você deve fazer uma marinada misturando o molho de soja com um pouco de açúcar e gengibre. Nele, o atum deverá ser deixado por pelo menos 2-3 horas, para que fique impregnado com todo o sabor. Após este tempo, o atum deve ser revestido com sementes de gergelim para formar uma crosta espessa e aromática. Na hora de comer o tataki, basta cortar o atum fresco em filés não muito grossos e passá-los em uma frigideira bem quente por alguns segundos.

Aqui ensinamos Como cortar o atum para sushi.

Receitas com atum fresco - Tataki de atum

Atum com tomate

É mais uma receita clássica que sempre dá certo e todo mundo gosta. Com ela, os cubos de atum ficam bem macios e suculentos. Este é um prato perfeito para crianças, que por vezes rejeitam pratos com peixe, obterem também os excelentes nutrientes dos peixes em um prato saudável que vão adorar.

Para prepará-lo, corte o atum em cubos, polvilhe-os ligeiramente com farinha e frite-os por alguns segundos de cada lado em azeite bem quente, apenas para selar. Retire-os da frigideira e reserve-os e, no mesmo azeite, faça um tempero com alho fatiado, tiras de pimentão vermelho e/ou verde e cebolinha à juliana. Quando esses ingredientes estiverem dourados, acrescente o tomate triturado e, se necessário, um pouco de caldo de peixe. Adicione os cubos de atum e cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos. O toque de páprica doce e algumas folhas de louro são bons temperos, juntamente com um toque de sal e pimenta.

Receitas com atum fresco - Atum com tomate

Tartare de atum

O tartare é outra excelente proposta para desfrutar de todo o sabor do atum fresco da melhor qualidade, visto que se come cru. É feito cortando o peixe em pedaços bem pequenos (aproximadamente 1 centímetro) e colocando-os para marinar em uma tigela na qual você misturou o molho de soja com algumas colheres de sopa de óleo, de preferência óleo de gergelim e algumas gotas de limão junto com sal e pimenta a gosto.

Além disso, a receita tradicional inclui misturar os pedaços de atum com um pouco de cebola picada. Passado algum tempo, pelo menos 30 minutos, basta montar o tartare com a ajuda de uma pequena forma cilíndrica para lhe dar a forma. Se gosta de abacate, esta receita simples fica deliciosa colocando o atum sobre uma camada de abacate também cortado em pequenos cubos.

Receitas com atum fresco - Tartare de atum

Atum acebolado

Esta receita de atum fresco é fácil de fazer, fica melhor de um dia para o outro e, para além disso, o molho que acompanha o peixe é uma verdadeira delícia. Você pode fazer este prato com files finos de atum ou com cubos não muito grandes. De qualquer forma, o primeiro passo é fritar o peixe no azeite para selar, retirar da frigideira e, nesse mesmo azeite, preparar o molho.

Para fazê-lo, adicione um pouco de alho fatiado e uma cebola grande cortada em rodelas. Refogue por alguns minutos e acrescente algumas folhas de louro, um pouco de orégano e uma colher generosa de páprica doce. Rapidamente, para que a páprica não queime, acrescente o vinho branco e o caldo de peixe (ou água). Por fim, adicione o atum e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos enquanto o molho encorpa.

Receitas com atum fresco - Atum acebolado

Se pretende ler mais artigos parecidos a Receitas com atum fresco, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Edson
Parabéns!!! Adorei o blog!!!
1 de 7
Receitas com atum fresco