Bombons

Nomes dos chocolates mais famosos no Brasil

 
Diana Oliveira
Por Diana Oliveira. Atualizado: 24 fevereiro 2021
Nomes dos chocolates mais famosos no Brasil

Não tem quem resista só de ouvir os nomes de chocolates, de A a Z. Feito à base da mistura de derivados de cacau, massa de cacau, cacau em pó ou manteiga de cacau[1], o chocolate é uma tentação para o paladar de muitos. Além de delicioso, o chocolate traz diversos benefícios para o seu cabelo, para a sua pele e para a sua saúde, claro, quando consumido sem exageros. Se você é fã de chocolate, com certeza que já conhece e provou os mais famosos. No Brasil, são várias as marcas que se preocupam em oferecer diferentes formatos de qualidade desta que é a sobremesa favorita de muitos.

Aqui no umCOMO iremos te apresentar os nomes dos chocolates mais famosos no Brasil, para que você não deixe de provar nenhum.

Índice

  1. Nomes de chocolates brasileiros
  2. Sonho de Valsa
  3. Laka
  4. Chokito
  5. Prestígio
  6. M&Ms
  7. Baton
  8. Lollo
  9. Suflair
  10. Bis
  11. Kinder Ovo
  12. Sensação
  13. Serenata de Amor
  14. Alpino
  15. Caribe
Ver mais >>

Nomes de chocolates brasileiros

Diamante Negro

Um dos nomes de chocolates mais conhecidos é o do Diamante Negro que, desde 1939, com pequenos pedaços de castanha de caju e mel, faz as delícias dos brasileiros. O seu nome é inspirado no melhor jogador de futebol da Copa do Mundo de 1938, Leônidas da Silva, também conhecido por Diamante Negro[2]. Uma barra deste famoso chocolate tem 180 calorias de muito sabor. A sua produção é da responsabilidade da Lacta, uma marca de grande destaque no Brasil, pertencente ao grupo Kraft Foods Inc. Uma das receitas que você pode fazer com este chocolate é a mousse de diamante negro, veja como a fazer no nosso artigo.

Sonho de Valsa

Outro bombom bastante famoso da marca Lacta é o Sonho de Vista. Estes bombons, além de deliciosos, podem ser um ótimo ingrediente para receitas variadas, como bolos, pavês, tortas ou sorvetes. A sua reputação já se alargou a outras versões, como é o caso do tablete e do sorvete. Feito no Paraná, em Curitiba, este sonhos dos amantes de chocolate é comercializado como símbolo de amor e, por isso, é escolha entre muitos casais de namorado para surpreender a cara metade, sendo outra produção que se encontra entre os nomes de chocolates da Lacta.

Nomes dos chocolates mais famosos no Brasil - Sonho de Valsa

Laka

Um dos mais famosos chocolates brancos do país é o Laka, da Lacta. Surgiu em 1962, 50 anos depois do início da marca e foi o primeiro tablete de chocolate branco do Brasil. Pioneiro em sabor, ele é muitas vezes usado em bolos, tortas e outras sobremesas.

A parte triste para quem não consegue resistir a esta delícia é que tem 136 calorias por cada 25 gramas de chocolate, além disso, também é válido dizer que chocolates brancos têm, de forma geral, mais açúcar que os pretos.

Nomes dos chocolates mais famosos no Brasil - Laka

Chokito

Também entre os nomes de chocolate famosos do Brasil, encontramos o Chokito. Em tablete, como picolé ou como bombom, o Chokito é um dos preferidos dos chocólatras do Brasil. Foi apresentado pela Nestlé num comercial como a mistura de leite condensado, caramelo e chocolate com flocos, formando uma cobertura crocante. O Chokito tem 140 calorias por cada barra de chocolate é feito na Austrália, Suíça e Brasil, sendo geralmente encontrado em caixas de bombom de sua marca.

Nomes dos chocolates mais famosos no Brasil - Chokito

Prestígio

Este é outro famoso chocolate da Nestlé que delicia os amantes desde pecado do paladar, por todo o país. Um tablete de chocolate preto recheado com coco que mais tarde resultou também em biscoitos recheados, sorvete picolé e sorvete de massa. Prestígio faz tanto sucesso que o seu nome já batizou outras receitas, como é o caso do bolo prestígio. As 154 calorias em um tablete de Prestígio não afastam os amantes desta delícia.

A fama desse bombom é tamanha que existe até mesmo um sabor de bolo que leva o seu nome por ser feito com chocolate e coco. Quer saber como fazer? Veja como fazer bolo prestígio.

Nomes dos chocolates mais famosos no Brasil - Prestígio

M&Ms

Fabricados pela Mars no Brasil, os M&Ms são famosos por todo o mundo. Estes pequenos chocolates coloridos são conhecidos pelo seu delicioso sabor e pela sua irreverência. Os personagens criadas pela marca para as suas campanhas publicitárias são também já famosos e não deixam ninguém indiferente, conquistando o público do pequeno ecrã.

Lançado em 1941, este chocolate ganhou, 13 anos mais tarde, a sua versão crocante. Apesar de não terem surgido no Brasil, este chocolate conquistou facilmente o público deste país, estando, hoje em dia, na lista dos chocolates mais vendidos no Brasil. As diferentes cores que agora conhecemos no pacotinho foram surgindo. O azul em 1995 e, em 2002, foi a fez do violeta se juntar às outras aos M&Ms.

Nomes dos chocolates mais famosos no Brasil - M&Ms

Baton

"Compre Baton. Compre Baton." Você se lembra deste slogan? Conhecido pelo seu formato parecido ao cosmético, este chocolate ajudou no fortalecimento da marca Garoto. Baton foi conquistando os amantes de chocolate, surgindo mais tarde o Baton branco, o mesclado e um tablete maior, constituída por 5 pequenos bombons.

Curiosidade: você sabia que tanto o chocolate quando o batom de passar na boca ganham esse nome pois a palavra significa "bastão", fazendo referência a seu formato?

Nomes dos chocolates mais famosos no Brasil - Baton

Lollo

Outro bombom da caixa de Especialidades da Nestlé é o Lollo, também vendido em tablete. Se tornou famoso na década de 80 e, mais tarde, em 1992, deixou de ser comercializando, sendo substituído pelo Milkybar. Dificilmente outro chocolate faria tanto sucesso como o da embalagem da vaquinha e então, depois de 20 anos longe dos paladares, Lollo voltou ao mercado para saciar as saudades dos amantes de chocolate.

Se você quer experimentar esse e outros nomes de chocolates da Nestlé, saiba que poderá encontrá-los na caixa de bombons sortidos da marca, que é vendida em qualquer mercado ou mercearia perto de você.

Suflair

O Suflair é um dos chocolates mais famosos no Brasil e já conquistou o público com várias versões. Além de chocolate branco, chocolate líquido, sorvete e bombom, você também tem a versão de ovo de páscoa Suflair, que você pode comer com colher. Um tablete de Suflair tem 264 calorias. Ele é conhecido em outros países como Aero justamente por ser aerado, mas é no mercado do Brasil que ele mais se destaca.

Nomes dos chocolates mais famosos no Brasil - Suflair

Bis

Mais um bombom da Lacta e deste slogan você tem de lembrar: quem come um, pede Bis. 20 bombons que desafiam o amante desta delícia a não terminar de uma só fez com a caixa de chocolates. Há Bis de chocolate preto, branco, de laranja, morango, avelã e limão.

Se você procura nomes de chocolates antigos, saiba que o Bis surgiu em 1942. Esse chocolate se tornou um dos preferidos no Brasil, originando diferentes receitas, como bolos, pavês e tortas.

Nomes dos chocolates mais famosos no Brasil - Bis

Kinder Ovo

Se você procura nomes de chocolates importados que fazem bastante sucesso no Brasil, o Kinder Ovo, é um exemplo perfeito. Produzido pela marca italiana Ferro (a mesma que produz o Ferrero Rocher e outros chocolates famosos), esse chocolate faz sucesso principalmente entre as crianças por conter um brinquedo em seu interior.

Para aqueles que já superaram a fase dos brinquedos, o chocolate possui outras versões, como o Kinder Bueno, em formato de barra.

Muitas pessoas deixam de comprar esse chocolate em razão do seu preço, mas você sabia que dá para produzi-lo em casa? Para saber mais, veja como fazer Kinder Ovo caseiro.

Nomes dos chocolates mais famosos no Brasil - Kinder Ovo

Sensação

Para quem gosta de chocolates mais suculentos, o Sensação é sempre uma boa pedida. Esse bombom é feito com uma casca de chocolate e um recheio cremoso com sabor morango, sendo também bastante conhecido por existem em versão de ovo quando estamos em época de Páscoa.

Apesar de pequeno, esse chocolate tem 178 kcal.

Serenata de Amor

O Serenata de Amor surgiu em 1949, tendo sido criado por Henrique Meyerfreund, então dono da Garoto, marca que produz esse chocolate. Na época de seu surgimento, esse bombom era produzido em pequena escala, já que dependia de uma produção manual, afinal, seu nome remete ao romantismo e nada mais justo do que ser feito de forma delicada e individual.

Hoje em dia o bombom segue sendo produzido, ainda que em larga escala, podendo se encontrado na caixa de bombons sortidos da Garoto.

Alpino

O Alpino é um chocolate da Nestlé que foi feito para fazer referência aos alpes suíços, afinal, é essa a origem da marca, que hoje em dia se tornou conhecida no mundo todo. O sabor delicado do chocolate visa nos lembrar o sabor daqueles feitos nesses regiões europeias montanhosas, ainda que essa não seja exatamente uma marcas de chocolates finos.

A produção nacional do bombom Brasil em 1959 e, se, de início, o Alpino era vendido em formado de bombom, hoje em dia o seu sucesso fez com que surgissem novas versões do chocolate, assim, podemos encontrá-lo em barra e até mesmo em formato de sorvete. Esse segue na lista de nomes de bombons sortidos na caixa da marca.

Caribe

O Caribe é um bombom que, apesar de existir há bastante tempo, divide bastante as opiniões, sendo do tipo que ou se ama, ou se odeia. Isso acontece porque esse chocolate é recheado com uma massa bastante macia sabor banana que não agrada todo mundo, o que faz com que, muitas vezes, acabe sobrando por última na caixa de doces. Apesar disso, o bombom tem seus fãs que, inclusive, o preferem em relação aos outros da Garoto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Nomes dos chocolates mais famosos no Brasil, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. RICHTER, M.; LANNES, S. C. da S. Ingredientes usados na indústria de chocolates. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, São Paulo, v. 43, n. 3, p. 357-369, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-93322007000300005. Acesso em: 21 fev. 2021.
  2. MACHADO, F. M. Rebeldia ou resistência? Leônidas Silva o 'Diamante Negro' e o 'triunfo' do futebol brasileiro na Copa do Mundo de 1938. Projeto História, São Paulo, v. 38, p. 313-324, 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/5248/3778. Acesso em: 21 fev. 2021.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 10
Nomes dos chocolates mais famosos no Brasil