Outros Ervas e especiarias

Como usar o gengibre na cozinha

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 dezembro 2019
Como usar o gengibre na cozinha

O gengibre é uma raiz de aparência um pouco estranha que, no entanto, contribui para dar um sabor aromático e delicioso aos pratos, principalmente da cozinha asiática. Esta especiaria é proveniente precisamente da Ásia, e apresar de que no ocidente costumamos usá-la mais como planta medicinal, para a elaboração de diferentes remédios caseiros, que na gastronomia, esta raiz dá um toque realmente único às nossas receitas. Se não sabe como usar o gengibre na cozinha, em umComo.com.br explicamos com detalhe.

Também lhe pode interessar: Como usar a cúrcuma na cozinha

Índice

  1. Como conservar o gengibre
  2. Como cozinhar com gengibre fresco
  3. Como cozinhar com gengibre moído
  4. Como cozinhar com essência ou confeito de gengibre

Como conservar o gengibre

Cozinhar com gengibre é uma tarefa bastante simples, no entanto uma raiz rende para muitos pratos pois basta um pouco para dar sabor à sua preparação, por isso é importante conservar o gengibre adequadamente.

Se planeja deixá-lo na geladeira pode durar 3 ou 4 semanas, mas congelado pode durar até 1 ano. Para conservá-lo recomenda-se envolver em papel alumínio sem apertar muito, ou em papel filme (transparente) sempre sem descascar. Caso decida congelar, também é recomendável picar em pedaços de no máximo um dedo de largura, assim poderá usar um cada vez que precisar.

Outra forma de conservar o gengibre é descascando e cortando em pedaços finos, que pode cortar com o descascador de batatas e colocar em um frasco de vidro coberto de azeite de oliva ou xerez.

Como usar o gengibre na cozinha - Como conservar o gengibre
Imagem: mundoardido.com

Como cozinhar com gengibre fresco

Na hora de cozinhar com gengibre é importante ter claro que basta um pouco para dar sabor aos seus pratos. Você pode usar duas lâminas de gengibre para dar sabor ao azeite de oliva onde planeja fritar umas verduras orientais; coloque apenas os pedacinhos finos de gengibre e deixe fritar por 5 minutos a fogo lento, depois retire e coloque as verduras. Você se surpreenderá com o incrível sabor.

Outra alternativa muito simples é ralar um pouco de gengibre fresco para incorporar às saladas; seu sabor é intenso e um pouco picante, por isso se gosta desta raiz este é o modo mais simples de usar na cozinha, mas não é o único. Também pode se animar a preparar um aperitivo delicioso como as azeitonas recheadas de gengibre, um prato que deixará todos de boca aberta.

Além disso pode introduzir um par de lâminas de gengibre na preparação de peixes inteiros como a truta ou o salmão. Assim dará um toque perfumado e intenso que lembra a cozinha oriental. E se quiser dar um sabor leve mas não uma presença total, pode esfregar o peixe ou o frango cru com um pouco de raiz de gengibre e depois cozinhar segundo sua preferência, você verá que delícia!

É bom lembrar que além disso, o gengibre conta com muitas propriedades medicinais, sendo ideal para melhorar a digestão, reduzir o inchaço e peso estomacal e combater os resfriados e a tosse graças às suas propriedades antibacterianas e descongestionantes, por isso seu consumo em forma de chá é de grande ajuda.

Como usar o gengibre na cozinha - Como cozinhar com gengibre fresco

Como cozinhar com gengibre moído

O gengibre moído também é muito popular, e costumamos encontrá-lo em lojas de especiarias orientais ou africanas. Muito usado nestas gastronomias, é tão versátil como qualquer outra especiaria, e podemos integrá-lo a uma multidão de pratos.

Uma boa forma de cozinhar com gengibre moído é incorporá-lo como tempero em pratos de sabor intenso, por exemplo um frango ao curry fica ótimo com uma pitada desta especiaria, dando um toque diferente e sem dúvida bem mais saboroso. Serve muito bem como tempero para carnes, peixes e vegetais, sendo usado do mesmo modo que com qualquer outra especiaria para dar sabor à comida, mas lembrando sempre que é intenso e que deve ser usado de forma moderada.

Outra área onde o gengibre seco é muito popular é na confeitaria. Os biscoitos de gengibre são bastante populares, sendo típicas na época do Natal, mas podem ser elaboradas o ano todo seguindo nossa receita que explica como fazer biscoitos de gengibre. Se gosta do seu sabor, não hesite em incluir na massa de seus bolos e sobremesas, oferecendo um sabor exótico e delicioso.

Como usar o gengibre na cozinha - Como cozinhar com gengibre moído

Como cozinhar com essência ou confeito de gengibre

O confeito de gengibre, ainda que não seja encontrado de forma tão habitual, é usado normalmente para rechear ou decorar sobremesas, como ingrediente em preparações de doces para dar um sabor diferente, ou como uma geleia, untada no alimento de nossa preferência. Também pode ser incorporado a molhos, especialmente se estamos preparando algum prato oriental. Ainda que seja delicioso, costuma ter um toque doce bastante elevado e deve ser usado com atenção.

A essência de gengibre também funciona da mesma forma, sendo a rainha da confeitaria. Mas assim como acontece com outras essências, como a de baunilha, se exagerarmos no seu uso daremos um sabor muito doce e intenso, por isso convém dar apenas um toque que não passe de uma colher de chá.

Como usar o gengibre na cozinha - Como cozinhar com essência ou confeito de gengibre

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o gengibre na cozinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Ataide Rodrigues

Seus artigos sao muito bons. Eu faco tempero caseiro e incluo sempre gengibre. A base do meu tempero é 6 kg de cebola limpa, 1,5 kg de alho descascado, 1,5 kg de gengibre fresca cortada em fatias bem fininhas alem de outros condimentos (nos moscada, salsinha, cebolinha, coentro , oregano, pimenta vermelha, folhas de louro em pó, etc. ) tudo em suas devidas proporcoes. Bato tudo no liquidificador usando um pouco de vinagre e oleo de soja para facilitar, depois misturo 3 kg de sal e envaso em vidros que nao precisam ir para a geledeira, mesmo depois de abertos. Todos que o usam , o classificam como excelente. Como o preco de mercado da gengibre varia muito, gostaria de saber se poderia fazer a fa rinha de gengibre e guarda-la congelada em vidros por até 12 mees sem perder suas caracteristicas ? E na hora de usá-la posso tirá-la do congelador e deixar desgelar naturalmente ?
Esse tempero é usado para tudo : arroz, feijao, carne ,frango , peixe, sopas, etc.
Imagem: mundoardido.com
1 de 5
Como usar o gengibre na cozinha