menu
Partilhar

Como tirar o sal do feijão

 
Por Ketlyn Araujo. 7 abril 2021
Como tirar o sal do feijão

Alguns alimentos contêm sal em excesso, seja por conta de suas propriedades naturais (caso de alimentos provenientes do mar), pelo tempero usado em produtos vendidos já prontos ou por erros na hora de preparar uma receita. É importante, tanto por questões de saúde quanto para evitar um sabor desagradável, saber como neutralizar o excesso de sal nas refeições. Saber regular o sal é essencial em pratos ensopados, como o feijão, que tem ótimo valor nutricional e é fundamental para uma dieta balanceada.

Ainda sobre essas leguminosas, ao cozinhar feijão é fundamental equilibrar a quantidade de sal. Por um lado, o feijão necessita do mínimo de sal para ficar com sabor adequado mas, por outro, é bastante comum pesar a mão no sal no momento de temperá-lo. Para saber como tirar o sal do feijão e conhecer dicas para preparar a receita tanto na panela quanto na frigideira, recomendamos que siga lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como cozinhar feijão

Use uma batata para absorver o sal do feijão

Um dos melhores métodos para tirar o sal do feijão com caldo é usar uma batata para absorver o excesso de sal. Aqui te contamos como tirar o sal do feijão com uma batata:

  1. Prove os feijões enquanto eles cozinham na panela. Se estiverem muito salgados, adicione uma batata descascada e cortada à água.
  2. A batata vai absorver o máximo possível de sal, reduzindo assim a quantidade de tempero no feijão. Se você adicionar mais batatas, será capaz de eliminar ainda mais o sal.
  3. Você tem a opção de retirar as batatas do caldo, deixar apenas alguns pedaços para reduzir o excesso de sal ou adicionar mais caldo, desde que ele não tenha muito sal.

Outra possibilidade é, caso você perceba que colocou sal em excesso assim que o adicionou à panela, mas antes de colocar o feijão, colocar uma batata inteira (com casca) ao preparo. Continue cozinhando até notar que está pronta, e que a água está com a quantidade certa de sal - aí, sim, você pode retirar a batata. Além disso, agora você pode adicionar um pouco mais de água e começar a cozinhar os feijões, sem adicionar sal.

Como tirar o sal do feijão - Use uma batata para absorver o sal do feijão

Lave o feijão com água para retirar o excesso de sal

Outra dica é lavar os feijões, já que a água vai te ajudar a eliminar o sal, por deixá-lo mais diluído. Seguindo os passos você saberá como tirar o excesso de sal do feijão usando apenas água:

  1. Coloque os feijões em um recipiente ou em uma peneira, deixe-os embaixo da torneira da cozinha e deixe que a água escorra.
  2. Enxágue bem os feijões.
  3. Quando terminar de lavá-los, coloque os feijões novamente na panela para que cozinhem ou terminem de cozinhar, de acordo com o progresso do seu preparo anteriormente.
  4. Se já estiverem cozidos, você pode juntá-los com o resto dos ingredientes ou servi-los em um prato e depois adicionar os temperos.
  5. Caso você precise terminar de cozinhar o feijão, adicione mais água à panela.
  6. Deixe o feijão cozinhar por mais dez minutos, em fogo médio.
  7. Prove o feijão para perceber que a quantidade de sal foi reduzida. Se você notar que a receita ainda está mais salgada do que você gostaria, repita o processo lavando novamente os feijões na água.

Tenha em mente que esse processo vai limpar o feijão, e por isso é recomendável usá-lo apenas se você ainda não tiver adicionado mais ingredientes ou molhos à receita - do contrário, os feijões vão estragar.

Adicione limão para tirar o sal do feijão

Outro truque eficiente para quem quer saber como tirar o sal do feijão e de outras receitas é usar alimentos cítricos, como limão ou lima. O ácido cítrico presente nessas frutas é capaz de equilibrar o sal, e o toque de acidez também cai bem em uma receita de frijoles refritos mexicanos, por exemplo. Te contamos como tirar o sal do feijão com limão:

  1. Corte o limão na metade.
  2. Extraia o suco do limão de uma das metades.
  3. Despeje algumas gotas na panela de feijão e mexa bem para deixar tudo bem integrado.
  4. Experimente o feijão novamente. Se você ainda notar sal em excesso, mas acha que a receita pode admitir um pouco mais de acidez, despeje um pouco mais de limão e mexa novamente.
  5. Prove novamente para comprovar que o sabor está de acordo com o seu paladar.

Se, após isso, você perceber que a receita ainda está muito salgada, mas não quiser usar mais limão por conta da acidez, experimente adicionar a batata.

Como tirar o sal do feijão - Adicione limão para tirar o sal do feijão

Dicas para fazer feijão na panela

Agora que já te contamos como tirar o sal do feijão, vamos te dar mais algumas dicas. Quer saber como fazer feijão na panela? Para conseguir o melhor sabor para essa receita, siga os conselhos do umCOMO:

  • Limpe bem o feijão antes de cozinhar. Tente remover pedrinhas e outros tipos de sujeira.
  • Use uma panela grande para cozinhar o feijão. Essas leguminosas aumentam de tamanho durante o cozimento, então você provavelmente vai precisar de um recipiente maior se pretende preparar várias porções.
  • Evite colocar o sal logo no início da receita, pois o feijão não vai amolecer durante o cozimento e pode estourar. Adicionando o sal praticamente no final do cozimento, você evita que a casca dos feijões fique dura.
  • O tempo de cozimento do feijão vai depender do tamanho dele. Ainda assim, costuma variar de 90 a 180 minutos (máximo de 3 horas) na panela comum.
  • Evite que os grãos sequem durante o cozimento, adicionando mais água quente.
  • Tente fazer com que o feijão fique submerso em pelo menos 5 cm abaixo da superfície da água, para não correr o risco dele endurecer.
  • O azeite de oliva vai servir para dar mais sabor à sua receita. Com apenas algumas colheres de sopa do ingrediente em cada porção de feijão, você pode servir um excelente prato. Outra alternativa para dar mais sabor é usar banha de porco, na mesma quantidade (uma ou duas colheres de sopa).

Aqui você pode consultar como cozinhar feijão e como temperar feijão de todos os tipos.

Como tirar o sal do feijão - Dicas para fazer feijão na panela

Dicas para fazer frijoles refritos

Você também pode fazer a receita mexicana de frijoles refritos para que fique muito saborosa,seguindo estas dicas:

  • Para preparar essa receita, o ideal é usar a pimenta mexicana (chile de árbol). Se não tiver o ingrediente, pode substituí-lo por pimenta-malagueta.
  • O feijão preto é o mais tradicional para prepará-lo frito. De qualquer forma, porém, você pode optar por usar outros tipos que vão permitir que você varie o sabor.
  • As quantidades de banha de porco ou de azeite são maiores no preparo do feijão frito em comparação ao cozido. Adicione um mínimo de 3 colheres de sopa.
  • Se quiser, você também pode adicionar linguiça ou bacon picados à receita, para dar ainda mais sabor.

Agora que você já sabe como tirar o sal do feijão, pode querer saber como fazer arroz soltinho, perfeito para acompanhar este prato.

Como tirar o sal do feijão - Dicas para fazer frijoles refritos

Benefícios de comer feijão

Agora que você já sabe o que fazer quando a comida estiver muito salgada e como preparar feijão de diferentes formas, queremos te mostrar quais são as principais propriedades e benefícios de comer feijão:

  • Contêm carboidratos de absorção lenta, fornecendo energia.
  • São uma importante fonte de fibras, ajudando a prevenir o colesterol e doenças cardiovasculares.
  • Possuem altas concentrações de ácido fólico.
  • São fonte de potássio, magnésio, cálcio, zinco e fósforo.
  • Têm antioxidantes que ajudam a prevenir doenças e melhorar a pele e o cabelo.
  • Fortalecem o sistema imunológico.
  • Contribuem para a melhora da atividade renal e digestiva, ajudando assim a prevenir problemas renais e digestivos, especialmente prisão de ventre.
  • A proteína e o ferro do feijão ajudam a prevenir o enfraquecimento do cabelo, dando-lhe mais força e maciez.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar o sal do feijão, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar o sal do feijão
1 de 5
Como tirar o sal do feijão

Voltar ao topo da página