Outros Verduras

Como cozinhar o funcho

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cozinhar o funcho

O funcho tem muitas propriedades, pois o consumo de seu bulbo ajuda a fazer a digestão e a eliminar gases. Conhecida também como erva doce, esta planta costuma ser usada para refogados e ensopados, oferecendo um toque de anis e alcaçuz aos pratos. Em umComo oferecemos a você várias opções para que possa aproveitar ao máximo com nosso artigo sobre como cozinhar o funcho.

Também lhe pode interessar: Como cozinhar feijão

Índice

  1. Funcho assado com queijo parmesão
  2. Funcho salteado com alecrim
  3. Atum ao funcho com salsa
  4. Mozzarella ao funcho
  5. Caldo de verduras

Funcho assado com queijo parmesão

Primeiro pré-aqueça o seu forno a 190ºC enquanto corta os caules e folhas do funcho e se desfaz da sua base, depois corte os bulbos do funcho em fatias grossas com uma faca. A seguir, estes pedaços são cortados de novo pela metade para que fiquem pequenos.

Lembre-se que se quiser, pode acompanhar este prato com cenouras, batatas ou cogumelos. Em uma bandeja de forno, jogue as fatias, o azeite de oliva, sal e pimenta, passe o funcho com estes ingredientes, mas não abuse dos condimentos. Com o forno pré-aquecido, introduza a bandeja durante 15 minutos. Uma vez dourado, espalhe queijo ralado parmesão por cima, espere mais 5 minutos até tirar do forno, e obterá uma receita realmente deliciosa.

Funcho salteado com alecrim

Para começar limpe dois bulbos e corte-os em rodelas. A seguir, unte os bulbos em óleo aromático de alecrim e alho e adicione sal e pimenta. Por último, prepare uma panela com umas gotinhas de azeite de oliva, adicione as rodelas untadas e cozinhe em fogo suave.

Atum ao funcho com salsa

Em primeiro lugar, limpe o atum tirando-lhe as espinhas e a pele. Quando acabar, pique 6 ramos de funcho e 6 ramos de salsa e misture-as. Depois esprema um limão e meio e pegue uma travessa, onde jogará o suco com um terço das ervas que misturou e duas colheres de sopa de azeite de oliva. Depois introduza o atum e coloque na geladeira durante 20 minutos para macerar. A seguir, doure o peixe em uma frigideira com óleo, vire pelos dois lados durante dois minutos no máximo, jogue sal e espalhe por cima as ervas. Por último, coe a marinada e esquente para depois jogar sobre o atum picado.

Mozzarella ao funcho

Outro delicioso prato que pode ser feito com esta erva é a mozzarella ao funcho. Depois de limpá-lo, guardamos as folhas do funcho mais bonitas para depois poder enfeitar o nosso prato. A seguir, cortamos os bulbos em fatias de maneira transversal em pedaços pequenos e colocamos em uma panela durante 30 minutos, adicionando-lhe uma xícara de caldo de galinha, 500 ml de suco de limão, uma colher de chá de manjerona e uma folha de louro. Após cozinhar desta forma, escorremos e colocamos sobre uma bandeja de forno. Por último, jogamos sal e pimenta a gosto e colocamos 200g de mozzarella em fatias sobre a bandeja para gratinar até obter um aspecto dourado. Depois retiramos e enfeitamos com as folhas que guardamos anteriormente.

Caldo de verduras

Não jogue fora! Os caules do funcho podem ser usados para fazer caldo de verduras. Para consegui-lo, coloque em uma panela os restos de verduras, como cascas de cebolas e os caules dos funchos, bem como batatas. Depois acrescente água e deixe ferver. Assim aproveitará ao máximo todos os componentes desta nutritiva verdura!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar o funcho, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como cozinhar o funcho