PARTILHAR

Como substituir o açúcar

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como substituir o açúcar

Tanto se estiver pensando em fazer uma dieta para emagrecer como modificar seus hábitos alimentares por outros mais saudáveis, o açúcar é um ingrediente que terá que diminuir em seu cardápio. O açúcar refinado (branco) que tomamos normalmente é um ingrediente que, devido aos procedimentos industriais, não tem quase nutrientes mas sim calorias que aumentam os nossos níveis de açúcar no corpo, causando desajustes e problemas nas pessoas que sofrem de diabetes. Neste artigo de umComo contamos a você como substituir o açúcar informando sobre os principais substitutos e dando a você dicas para diminuir a ingestão diária de açúcar.

Também lhe pode interessar: Como substituir o açúcar por mel
Passos a seguir:
1

É verdade que o açúcar vem da natureza, é da cana de açúcar de onde são extraídos os componentes açucarados que depois chegam às nossas casas. No entanto, existe uma grande diferença entre o açúcar natural e o que chega à nossa mesa, pois depois de passar por todos os processos industriais, este ingrediente teve o seu conteúdo tão modificado que mal existe rastro de nutrientes para o nosso organismo.

Ou seja, comer açúcar refinado consiste em comer apenas calorias, nenhuma vitamina e nenhum mineral entra em seu corpo. Este é o principal motivo pelo qual cada vez mais pessoas optam por substituir o açúcar em suas dietas e procurar outras alternativas mais saudáveis e menos nocivas para a saúde.

Como substituir o açúcar - Passo 1
2

Um dos substitutos do açúcar mais comercializados e famosos no mundo todo é o adoçante, seja em forma líquida ou em pó. Este produto funciona, apenas, para adoçar a comida sem adicionar calorias; por isso é um elemento revolucionário já que permite preparar as comidas de sempre mas reduzindo consideravelmente as calorias das receitas.

No entanto, hoje em dia a fama do adoçante já caiu bastante; o motivo é que se trata de um produto químico, criado para adoçar as comidas mas sem nenhum valor vitamínico nem nutritivo e com muitos produtos químicos que prejudicam seriamente a saúde. É por este motivo que agora, a maioria das pessoas preferem consumir substitutos naturais do açúcar e deixar de lado tanto o açúcar refinado como o adoçante ou edulcorante.

3

Pode-se substituir o açúcar naturalmente pela stevia, uma planta que está ficando na moda atualmente. O motivo do sucesso da stevia está em que se trata de um adoçante 100% natural que é extraído das folhas de uma planta que se encontra no Paraguai e no Brasil. Pode ser encontrado tanto em forma líquida como em pó e sua doçura é 300 vezes maior que a da sacarose procedente do açúcar, por isso com uma quantidade muito menor conseguem-se pratos doces e deliciosos.

O melhor da stevia é que se trata de um ingrediente natural que não possui calorias, nem açúcar, nem carboidratos, e pode ser tomado tranquilamente se quer perder peso. Além disso, ao ser um produto natural contém nutrientes e vitaminas ótimas para o organismo. Neste artigo de umComo contamos a você como substituir o açúcar pela stevia.

Como substituir o açúcar - Passo 3
4

Outra opção para deixar de tomar açúcar é substituí-lo pelo mel, um ingrediente natural que também adoça os nossos pratos trazendo nutrientes essenciais para o organismo. Ainda que o mel seja um produto que contém calorias é um ingrediente perfeito para diminuir a ingestão de açúcar, adoçar nossas receitas e obter vitaminas.

Um dos fatos mais importantes é que é necessária muito pouca quantidade de mel para conseguir que os pratos tenham a doçura desejada. De fato, existem diferentes truques para conseguir emagrecer com o mel, como por exemplo fazer uma infusão de mel e canela.

Como substituir o açúcar - Passo 4
5

Outra forma de substituir o açúcar é através da dextrose, um componente que se extrai diretamente do milho e que pode ser encontrado em forma líquida ou em pó. Trata-se de um monossacarídeo ou um "açúcar simples" que é cada vez mais conhecido entre as pessoas que querem trocar o açúcar de forma natural.

Como substituir o açúcar - Passo 5
6

O xilitol é também outro componente natural que serve como substituto do açúcar, apto também para pessoas que estão de dieta. O motivo é que o xilitol contém 40% menos calorias que o açúcar e, inclusive, acredita-se que está formado por um componente com benefícios para a saúde dos dentes. O sabor deste ingrediente é muito parecido ao do açúcar, e é por este motivo que cada vez mais pessoas são adeptas deste produto.

 

Como substituir o açúcar - Passo 6
7

Na região do México também está ficando na moda o néctar de agave como uma forma de substituir o açúcar na dieta. Este componente é um adoçante que vem de diferentes tipos de planta do agave no México. Tem uma consistência muito similar ao mel e seu índice glicêmico é muito menor que o do açúcar. O nível calórico deste néctar não é adequado para regimes pois contém porções similares às do açúcar (cerca de 50 kcal por colher de chá).

8

Além de substituir o açúcar por outros ingredientes de origem natural, também pode mudar alguns dos seus hábitos alimentares para reduzir o consumo de açúcar em sua dieta. A seguir, damos a você alguns exemplos a este respeito:

  • Deixe de tomar geleias preparadas e faça você mesmo um purê de frutas.
  • Troque o chocolate de leite pelo chocolate amargo e reduza uma grande quantidade de açúcares acrescentados que este produto não contém por si só.
  • Faça com que seus lanches sejam à base de frutas: desta forma saciará o seu organismo com açúcares naturais e não cairá na tentação de comer algum snack ou chocolate.
  • Esqueça as frutas em calda em sua dieta e prefira as frutas com seu aspecto natural.
  • Ao invés de adicionar açúcar ao iogurte natural, prefira pedaços de frutas da época: não precisa de mais açúcar e estará tomando um alimento muito nutritivo e saudável.
Como substituir o açúcar - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como substituir o açúcar, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como substituir o açúcar
1 de 7
Como substituir o açúcar

Voltar ao topo da página ↑