Como saber se a batata doce está estragada

Como saber se a batata doce está estragada

Existem alimentos que devido às suas propriedades nutritivas são uma necessidade recorrente em qualquer cozinha e despensa. Um deles é a batata doce, esse vegetal é dotado de vitamina A e C, e embora tenha algumas calorias, é livre de colesterol e de gordura. Por isso muitos nutricionistas têm adotado esse alimento nas dietas para emagrecer, e também nas dietas para quem pratica musculação. Mas por vezes podemos esquecer a batata-doce que estava guardada na despensa, e ficamos na dúvida se ainda está boa para consumo. Nesse artigo do umComo vamos explicar como saber se a batata doce está estragada através dos sinais que apresenta.

Sinais de Deterioração

A batata doce é um carboidrato complexo que não obriga o nosso corpo a injetar demasiada insulina para o dissolver, pelo contrário, é um processo mais demorado, em que a insulina é liberada em pequenas quantidades impedindo o seu armazenamento, logo não acumula como gordura. Por isso é vantajoso ter algumas guardadas em casa para trocar pelos carboidratos como a massa e o arroz, e também porque é muito boa a promover a saciedade. Mas se ela começar a apresentar umas manchas marrom carregadas ou mesmo pequenos buracos no exterior da batata doce, embora esses pequenos bocados possam ser retirados, o sabor azedo pode ter infetado o resto.

Sentindo a Rugosidade

Uma outra forma de verificar se a sua batata doce está estragada é através do contato com a pele da mesma. Para isso percorra a superfície da batata doce com os dedos, e se constatar que a casca da mesma está engelhada e seca, pode ser um sinal de que o vegetal está ficando estragado.

Novas raízes

É normal, sendo um vegetal, a batata doce apresentar algumas raízes, no entanto essas normalmente são as raízes antigas de quando ainda estava plantada, o que não representa perigo nenhum. O problema é se a sua batata doce começar a ter raízes novas, ou pequenos brotos. As raízes recentes terão sempre uma cor mais clara que as antigas, por isso será fácil distingui-las, se assim for saberá que a sua batata doce está nesse momento estragada.

Inspecione o interior

Se não tiver certezas quanto à frescura da batata doce, e pensar que ela está estragada faça o seguinte. Corte a batata doce em pedaços ou tiras, e verifique o interior da mesma. Se estiver formando as tais manchas marrom então o melhor é não arriscar em comer ela. Acontece que essas manchas podem ser imperceptíveis por fora, mas ao abrir o vegetal facilmente dará conta delas. Se essa batata doce estiver mal, pode sempre ir buscar outra fresca para poder beneficiar de todas as propriedades da batata doce.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a batata doce está estragada, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.