Outros Frutas e verduras

Como macerar frutas

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 dezembro 2019
Como macerar frutas

A maceração é um processo feito em inúmeros alimentos para potencializar e extrair ao máximo o seu sabor. Fazer isto em algumas frutas, além disso, ajudará a amaciá-las antes de cozinhá-las, assim você obterá uma textura mais suave para realizar diversos pratos. Se você gostar da ideia, em umComo.com.br explicamos-lhe como macerar frutas. Preste atenção nos seguintes truques e dê um sabor adicional à fruta misturando-a no seu próprio suco para que fique doce.

Passos a seguir:

1

Descasque e corte em pedaços a fruta que deseja macerar. Maçãs, pêssegos ou morangos são algumas das frutas mais maceradas na cozinha.

2

Pegue em uma panela ou recipiente não reativo e coloque em seu interior a fruta já cortada. Em seguida, adicione um líquido adequado ao sabor da fruta escolhida para deixá-la a macerar. Em geral, costuma-se utilizar suco, vinho ou licor, ainda que também se possa utilizar algum vinagre não muito ácido.

3

Se você gosta muito de doces, pode macerar a fruta com açúcar. Polvilhe sobre a mistura a quantidade suficiente de açúcar para cobrir a parte superior da fruta cortada. Se fizer assim, para potencializar a doçura da fruta, aconselhamos que você adicione um pouco de limão à mistura. Assim, graças à acidez do limão você irá compensar um pouco o sabor doce.

4

Quando tiver a fruta banhada no líquido selecionado de acordo com o seu gosto, pode adicionar também outras substâncias que aumentem sutilmente o sabor da fruta. Favas de baunilha ou um pouco de mel será ideal para aqueles que gostam mais de doce. Se você for mais atrevido, pode experimentar com pimenta ou pimenta caiena para dar um toque picante. Ou você pode optar por ralar cítricos, incorporar algumas ervas ou adicionar um toque de vinagre balsâmico. Potencialize o sabor da fruta com sabores novos!

5

Agora, com toda a mistura 100% preparada, cubra a vasilha ou recipiente onde estiverem os ingredientes com uma tampa ou com um envoltório de plástico. Aconselhamos utilizar papel filme transparente.

6

Deixe a fruta macerada repousar um dia inteiro. Pense que as frutas inteiras, como as uvas, demorarão mais tempo do que as cortadas e que, da mesma forma, a fruta seca demorará mais tempo a macerar do que as frutas frescas.

7

Passado o dia inteiro, prove a fruta. Se você já adicionar todo o sabor, já pode utilizar a sua fruta macerada para fazer sobremesas ou acompanhamentos. Caso não note uma mudança substancial no sabor, deixe a mistura repousar durante mais algumas horas. Experimente!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como macerar frutas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como macerar frutas