Empadas

Como fechar as empanadas

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fechar as empanadas

As empanadas são deliciosas e podem ser preparadas com muitos recheios diferentes, no entanto, para que fiquem com a sua forma tradicional é necessário saber como fazer uma borda de empanadas corretamente. No início, pode parecer complicado, mas com a prática verá como no final fica mais simples. Siga o passo a passo deste artigo de umComo no qual aprenderá a fazer a borda de empanadas sem a necessidade de ter que usar um garfo.

Também lhe pode interessar: Como fazer empanada de fiambre e queijo
Passos a seguir:
1

A função da borda é que a empanada fique bem fechada, não se abra enquanto estiver cozinhando e mantenha o suco da carne. Por isso, é fundamental realizá-lo corretamente. O ideal para fazer as empanadas é que o recheio esteja bem frio (recém tirado da geladeira), dessa forma estará mais saborosa ao comer. Para começar, pomos os discos de massa de empanadas sobre a mesa.

Como fechar as empanadas - Passo 1
2

Colocamos uma colher de recheio no centro. É importante que não seja muita quantidade porque se não, a empanada acabará se abrindo. Tem que deixar aproximadamente dois centímetros de massa de margem.

Como fechar as empanadas - Passo 2
3

O seguinte passo é molhar com água todas as bordas da massa. Deixamos arejar um pouco e depois a umidade servirá para que as duas metades se colem corretamente.

Como fechar as empanadas - Passo 3
4

Uma vez fechada a massa, devemos fazer pressão sobre a massa mas não muita para que não que não fique mais fina. Para começar a fazer a borda propriamente dita devemos dobrar uma ponta da massa para dentro com o polegar, como se vê na imagem. Se formos destros, fazemos a borda com a mão direita e vice-versa. Se apoiar a mão sobre a mesa verá como será mais fácil fazer.

Como fechar as empanadas - Passo 4
5

Uma vez feita a primeira dobra, devemos repetir o procedimento com toda a massa até chegar ao final, dobrando as pontas que ficam de cada vez.

Como fechar as empanadas - Passo 5
6

Pronto! Agora já tem suas empanadas com a borda bem feita. Como vê, o truque da borda é o movimento do pulso e do polegar que ao praticar, acaba saindo perfeitamente. Ainda que após tentar muito, não saia esta borda, pode sempre recorrer à ajuda do garfo e fechar as empanadas fazendo pressão com os dentes do garfo sobre a massa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fechar as empanadas, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como fechar as empanadas