Preparar café

Como fazer Latte Arte em casa

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer Latte Arte em casa

Ultimamente, uma deliciosa xícara de café já não é suficiente para agradar todo o mundo. A Latte Arte, que consiste em desenhar formatos bonitos na espuma do topo do café expresso, virou rapidamente tendência no mundo das bebidas. Os baristas, ou peritos na preparação da bebida mais popular do mundo, transformam a experiência comum de beber uma xícara de café em um momento artístico, digno de fotografia do Instagram. Se você gostaria de saber como fazer latte arte e soltar seu barista interior, continue lendo esse artigo do umComo e combata o sono com muito estilo. Está preparado para impressionar seus convidados com seu talento de preparação de bebidas?

Vai precisar de:
  • Batedor de leite elétrico (a pilhas)
  • Leiteira pequena com bica
Também lhe pode interessar: Como fazer cappuccino caseiro
Passos a seguir:
1

Para fazer latte arte com facilidade, é necessário ter uma máquina de café expresso com um vaporizador poderoso, como esse da foto, em casa.

Contudo, nem todo o mundo tem esse aparelho em sua casa e é por isso que muitas pessoas preferem visitar lojas de café para conseguir essa bonita bebida. Se você faz parte do grupo de pessoas que não tem esse aparelho em casa, mas gostaria de saber como preparar esses lindos desenhos no café, continue lendo e isga o passo a passo.

Como fazer Latte Arte em casa - Passo 1
2

O primeiro passo é fazer seu café, do jeito que você gosta. Para uma apresentação final perfeita, a proporção deve ser uma parte de café expresso para 3 partes de leite integral.

3

Ferva o leite integral em uma leiteira de alumínio com bica. Use um termômetro de cozinha para conferir a temperatura. Quando atingir os 70 º C, desligue o fogo.

Nota: preste atenção com a leiteira quente para evitar queimaduras e machucados.

4

De seguida, use o batedor elétrico no leite para criar a micro espuma necessária para fazer os desenhos de latte art. Isso pode demorar alguns minutos.

Como fazer Latte Arte em casa - Passo 4
5

Quando terminar, bata a base da leiteira numa superfície lisa e dura como a bancada da cozinha por três vezes. De seguida, mova rapidamente a leiteira em círculos bem apertados, de forma a criar ainda mais micro espuma. Faça isso por um minuto.

6

Encha a xícara com café com café pela metade. Incline a xícara a 45 º com o lado mais baixo virado para você. Comece despejando o leite, segurando a xícara de café em uma mão e a leiteira no outro. A bica da leiteira deve estar bem alta no momento de despejar o leite. Encha a xícara de café com leite até 80% da sua capacidade, aproximadamente. Adicione um pouco de cacau em pó no topo para criar ainda mais contraste entre os tons de sua latte arte.

Dica: Garanta que o leite é derramado para o centro da xícara. Isso vai garantir que o leite afunde para a base da xícara.

Como fazer Latte Arte em casa - Passo 6
7

Assim que atingir cerca de 80% da capacidade da xícara, aproxime a bica da leiteira do café, derramando rapidamente o leite. Isso vai fazer com que a espuma suba mais rapidamente. A sua mão deve começar a tremer ligeiramente para fazer formatos com a espuma.

Como fazer Latte Arte em casa - Passo 7
8

Ainda derramando, volte a subir a bica da leiteira, faça um movimento para a margem da xícara e pare de derramar. Isso vai criar um formato de coração.

9

Para tornar suas criações de latte art mais variadas e originais, use um palito de madeira para desenhar formatos na espuma. Também pode derramar pequenas porções de espuma com uma colher, ligando-as depois com um palito.

Para os mais gulosos, recomendo que usem uma garrafa de xarope de chocolate com bico fininho para criar uma espiral no topo da espuma. De seguida, use o palito para traçar lindas do centro para a margem da xícara. O resultado é lindo!

Como fazer Latte Arte em casa - Passo 9
10

Agora que já sabe como fazer latte art em casa, confira outros artigos perfeitos para os amantes de café:

Como fazer café com manteiga (Bulletproof Coffee)

Como fazer um café jamaicano

Como fazer um café irlandês

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer Latte Arte em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como fazer Latte Arte em casa