Partilhar

Como fazer bolo de pote

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer bolo de pote

Os bolos de pote estão fazendo um grande sucesso. Estes bolos são ideias para oferecer em uma ocasião especial, como para uma lembrancinha de aniversário, para ganhar um dinheiro extra vendendo estes bolinhos ou, então para deixar a mesa de uma festa de aniversário mais bonita. O melhor destes bolinhos é que você pode variar na combinação e criar potes super originais. A ideia do bolo de pote é usar uma receita de bolo como base, usar diferentes recheios e coberturas e decorar a gosto. Ficou curioso(a)? Então continue lendo este artigo de umComo e aprenda conosco como fazer bolo de pote.

Também lhe pode interessar: Como fazer ovo de Páscoa no pote

Bolo de massa branca

Para fazer o bolo de pote, primeiro que tudo você tem de fazer o bolo base. Para isso, vamos preparar um delicioso pão de ló que pode ser combinado facilmente com vários sabores. Para fazer o pão de ló, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3/4 de xícara de leite
  • 4 colheres de sopa de margarina sem sal
  • 2 colheres de chá de fermento químico
  • Uma pitada de sal

Comece por misturar a farinha de trigo previamente peneirada com o fermento e o sal. Reserve. De seguida, bata o açúcar com a margarina à temperatura ambiente na batedeira até obter um creme fofo. De seguida, adicione os ovos, um a um, até obter uma mistura homogênea. Agora adicione à mistura a farinha de trigo anteriormente reservada alternando com o leite. Mexa tudo muito bem. Coloque a massa numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 25 minutos. Antes de retirar do forno, faça o teste do palito para confirmar que está bem cozinhado. Use de preferência uma forma quadrada para aproveitar melhor a massa. Se ao invés de um bolo de massa branca, pretender uma massa de chocolate, basta adicionar à receita anterior 1/4 de xícara de chocolate em pó.

Como fazer bolo de pote - Bolo de massa branca

Recheio de brigadeiro

Um dos recheios que você pode utilizar no seu bolo de pote é o recheio de brigadeiro. Para fazer este recheio você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 300 gramas de creme de leite
  • 1 caixa de leite condensado
  • 1 colher de sopa de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de margarina

Comece por colocar em uma panela o leite de condensado, 200 gramas de creme de leite, o chocolate em pó e a margarina. Leve a fogo baixo e mexa até desprender do fundo da panela. Deixe esfriar, adicione as restantes 100 gramas de creme de leite e bata com a batedeira até ficar com um recheio bem cremoso.

Recheio de creme de abacaxi

Se você adora abacaxi, então este recheio para o bolo de pote é para si. Para fazer o recheio de creme de abacaxi vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 caixas de creme de leite
  • 1 suco de abacaxi (Tang)
  • Abacaxi natural ou em conserva

Comece por bater o leite de condensado com o creme de leite e o suco de abacaxi na batedeira, até obter uma massa tipo mousse. Depois pique o abacaxi e misture a fruta picada.

Recheio de doce de leite com nozes

Este recheio de doce de leite com nozes é super simples de preparar, sendo necessário os seguintes ingredientes:

  • 1 lata de creme de leite
  • 2 xícaras de nozes
  • 800 g de doce de leite

Comece por triturar as nozes. De seguida, misture o creme de leite com o doce de leite e as nozes trituradas e já tem o seu recheio preparado.

Recheio de mousse de maracujá

Experimente também este recheio de mousse de maracujá que ficará uma delícia no seu bolo de pote. Para o fazer você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 1/2 lata de suco de maracujá

Você deverá usar a lata de leite condensado para fazer as medidas de creme de leite e suco de maracujá. Para fazer este recheio, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata tudo por 5 minutos. Depois coloque o recheio na geladeira por cerca de 30 minutos antes de usar.

Recheio de Ferrero Rocher

Fãs do delicioso bombom Ferrero Rocher, gostarão de saber deste recheio. Para fazer o recheio de Ferrero Rocher você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 180 gr de Nutella
  • 100 gr de creme de leite
  • Castanha de caju

Comece por picar a castanha de caju. Depois misture todos os ingredientes e já pode utilizar este delicioso recheio. Se quiser que o recheio fique com uma consistência mais dura, basta levar à geladeira antes de rechear o bolo.

Montagem do bolo de pote

Depois de preparado o bolo base e os recheios que pretende é hora de montar o nosso bolo de pote. É importante que, antes de tudo limpe e seque muito bem os potes que vai utilizar. Você poderá comprá-los ou reutilizar potinhos que tiver em casa.

Agora comece por cortar o bolo de massa branca ou de massa de chocolate em círculos. Você pode fazer isso com um cortador de bolos. Depois de dividir assim a massa do bolo, corte esses círculos ao meio de maneira a ficar com duas pequenas camadas de bolo. Coloque a primeira camada de bolo dentro de um potinho e regue com uma calda da sua preferência, pode ser refrigerante guaraná por exemplo. Depois cubra com o recheio que escolheu. Adicione a segunda camada de bolo, umedeça novamente e adicione recheio. Você pode combinar diferentes recheios e até colocar pequenos pedaços de fruta entre camadas, assim vai conseguir um pote bem legal. Certifique-se apenas de que os sabores combinam. Por último, decore os seus bolinhos de pote a gosto, pode usar chantilly, raspas de chocolate, chocolate granulado, confeitos coloridos, coco ralado, bombons picados, entre outros.

Como fazer bolo de pote - Montagem do bolo de pote

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer bolo de pote, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Se você fizer os bolos no pote para vender, certifique-se de etiquetar os bolinhos com os produtos utilizados, bem como a data de validade.
  • A data de validade dos bolos de pote é de 2 dias e, deve mantê-los sempre sob refrigeração.

Escrever comentário sobre Como fazer bolo de pote

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
anaisanovo
parabens é uma receita fabulosa
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Anaisanovo! Ainda bem que gostou da receita! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Francisca Marinho
Adorei estas receitas . Vou faze-las
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Francisca! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como fazer bolo de pote
1 de 3
Como fazer bolo de pote

Voltar ao topo da página