Outras Técnicas para cozinhar

Como derreter chocolate

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 8 agosto 2017
Como derreter chocolate

O chocolate além de ser uma fonte de prazer, liberar endorfina e adoçar a vida, é ingrediente indispensável para muitas receitas de sucesso. Em muitas delas pede-se o chocolate já derretido e nem sempre é tão simples chegar ao ponto desejado. Existem diferentes técnicas para derretê-lo e cada uma é mais indicada para os equipamentos que você tem a sua disposição, sua experiência e o tipo de receita. Para te ajudar, o umCOMO ensina as principais técnicas de como derreter chocolate.

Também lhe pode interessar: Como derreter goiabada - fácil e rápido!

Índice

  1. Como derreter chocolate no microondas
  2. Como derreter chocolate em banho-maria
  3. Como derreter chocolate branco

Como derreter chocolate no microondas

A técnica de derreter chocolate no microondas é muito procurada pela praticidade e rapidez. Mas, para que ela funcione, é preciso seguir o passo a passo corretamente:

  1. Corte ou quebre a barra de chocolate em pedaços menores;
  2. Coloque os pedaços em um refratário de vidro próprio para microondas;
  3. Programe o seu microondas na potência média;
  4. Coloque o chocolate por 1 minuto no micro ligado
  5. Passado 1 minuto, mexa um pouco o chocolate
  6. Se ao mexer os pedaços não se desfizerem até ficarem cremosos volte o refratário para o microondas e deixe por mais 30 segundas;
  7. Repita esse processo quantas vezes for necessário.

Dica: para dar certo, é essencial que o refratário e a espátula utilizada estejam secos ou a água pode estragar o chocolate.

Como derreter chocolate em banho-maria

O banho-maria é uma técnica tradicional recomendada para derreter chocolate e esquentar alimentos mais sensíveis ao calor. Derreter chocolate em uma panela normal diretamente contato com o fogo pode queimá-lo ou alterar a textura, deixando granulado ou com bolinhas. Para que o derretimento do chocolate em banho-maria funcione, você pode fazer da seguinte maneira:

  1. Pique ou corte o chocolate em pedaços pequenos e coloque em uma refratário de vidro próprio para banho-maria ou em uma panela fina;
  2. Aproveite para colocar água em uma panela e deixar esquentar até que a temperatura fique morna e agradável para as mãos. Cuidado para não se queimar;
  3. Quando a água atingir essa temperatura, é hora de desligar o fogo e colocar o refratário de vidro sobre a água;
  4. Utilize uma espátula e mexa esse chocolate. Repare que aos poucos ele vai se desmanchando, mexa até derreter completamente.
  5. Se ele não derreter inteiro e a água já estiver fria, reaqueça a água e repita o processo até que ele fique completamente derretido.
Como derreter chocolate - Como derreter chocolate em banho-maria

Como derreter chocolate branco

Ambos os processos de derreter chocolate no microondas e derreter chocolate em banho-maria funcionam para derreter chocolate em barra e derreter chocolate branco. O único detalhe é que no caso do chocolate branco no microondas, a diferença é que se você perceber que ele está ficando um pouco empelotado, você deve usar um pouco de margarina ou outra fonte de gordura vegetal para salvar esse chocolate.

Como derreter chocolate - Como derreter chocolate branco

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como derreter chocolate, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como derreter chocolate