Como cozinhar o funcho

Como cozinhar o funcho

O funcho tem muitas propriedades, pois o consumo de seu bulbo ajuda a fazer a digestão e a eliminar gases. Conhecida também como erva doce, esta planta costuma ser usada para refogados e ensopados, oferecendo um toque de anis e alcaçuz aos pratos. Em umComo oferecemos a você várias opções para que possa aproveitar ao máximo com nosso artigo sobre como cozinhar o funcho.

Funcho assado com queijo parmesão

Primeiro pré-aqueça o seu forno a 190ºC enquanto corta os caules e folhas do funcho e se desfaz da sua base, depois corte os bulbos do funcho em fatias grossas com uma faca. A seguir, estes pedaços são cortados de novo pela metade para que fiquem pequenos.

Lembre-se que se quiser, pode acompanhar este prato com cenouras, batatas ou cogumelos. Em uma bandeja de forno, jogue as fatias, o azeite de oliva, sal e pimenta, passe o funcho com estes ingredientes, mas não abuse dos condimentos. Com o forno pré-aquecido, introduza a bandeja durante 15 minutos. Uma vez dourado, espalhe queijo ralado parmesão por cima, espere mais 5 minutos até tirar do forno, e obterá uma receita realmente deliciosa.

Funcho salteado com alecrim

Para começar limpe dois bulbos e corte-os em rodelas. A seguir, unte os bulbos em óleo aromático de alecrim e alho e adicione sal e pimenta. Por último, prepare uma panela com umas gotinhas de azeite de oliva, adicione as rodelas untadas e cozinhe em fogo suave.

Atum ao funcho com salsa

Em primeiro lugar, limpe o atum tirando-lhe as espinhas e a pele. Quando acabar, pique 6 ramos de funcho e 6 ramos de salsa e misture-as. Depois esprema um limão e meio e pegue uma travessa, onde jogará o suco com um terço das ervas que misturou e duas colheres de sopa de azeite de oliva. Depois introduza o atum e coloque na geladeira durante 20 minutos para macerar. A seguir, doure o peixe em uma frigideira com óleo, vire pelos dois lados durante dois minutos no máximo, jogue sal e espalhe por cima as ervas. Por último, coe a marinada e esquente para depois jogar sobre o atum picado.

Mozzarella ao funcho

Outro delicioso prato que pode ser feito com esta erva é a mozzarella ao funcho. Depois de limpá-lo, guardamos as folhas do funcho mais bonitas para depois poder enfeitar o nosso prato. A seguir, cortamos os bulbos em fatias de maneira transversal em pedaços pequenos e colocamos em uma panela durante 30 minutos, adicionando-lhe uma xícara de caldo de galinha, 500 ml de suco de limão, uma colher de chá de manjerona e uma folha de louro. Após cozinhar desta forma, escorremos e colocamos sobre uma bandeja de forno. Por último, jogamos sal e pimenta a gosto e colocamos 200g de mozzarella em fatias sobre a bandeja para gratinar até obter um aspecto dourado. Depois retiramos e enfeitamos com as folhas que guardamos anteriormente.

Caldo de verduras

Não jogue fora! Os caules do funcho podem ser usados para fazer caldo de verduras. Para consegui-lo, coloque em uma panela os restos de verduras, como cascas de cebolas e os caules dos funchos, bem como batatas. Depois acrescente água e deixe ferver. Assim aproveitará ao máximo todos os componentes desta nutritiva verdura!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar o funcho, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.