Pimentão

Como congelar pimentão

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 8 fevereiro 2017
Como congelar pimentão

A falta de tempo na nossa rotina faz com que, muitas vezes, não possamos ter as compras em dia. Mas, por que renunciar aos alimentos frescos? No seguinte artigo queremos explicar uma das técnicas mais úteis na hora de conservar comida, principalmente de temporada. Estamos falando de congelar os alimentos, um método perfeito para manter o sabor, a textura e as propriedades de qualquer tipo de alimento. Quer saber mais? Então, não deixe de ler as seguintes linhas. No umCOMO compilamos os melhores conselhos para aprender a como congelar pimentão, uma verdura que poderá adicionar a inúmeros pratos e guisados para dar sabor, vitaminas e múltiplos nutrientes sem alterar a sua textura nem as suas propriedades. Tome nota!

Também lhe pode interessar: Como conservar pimentão
Passos a seguir:
1

Para começar, deverá trabalhar com pimentões frescos e maduros - sejam eles vermelhos ou verdes -, ou seja, deverão ser mais escuros e ter uma textura firme. Se o pimentão tiver uma cor apagada, se estiver mole ou danificado não é conveniente congelar.

O melhor para conservar um pimentão com todas as suas propriedades e mantê-lo igual é congelá-lo quando ainda estiver fresco. Se não puder congelar logo após comprar, recomendamos conservar na geladeira, mas não é recomendável que passe mais de um dia na geladeira.

Como congelar pimentão - Passo 1
2

Após selecionar os pimentões que deseja conservar, limpe cuidadosamente e lave com água fria ou morna. É importante que esfregue bem para retirar restos de terra ou sujeira. Por último, seque-os completamente com papel de cozinha.

3

Para congelar pimentão é importante retirar os caules e as sementes que se encontram no seu interior. Será bem mais fácil de limpar se cortar o pimentão pela metade com a ajuda de uma faca afiada e levantar o caule lentamente para retirar com ele boa parte das sementes. Para garantir que fica 100% livre de sementes, volte a passar ambas as metades do pimentão na água.

4

Existem pessoas que congelam o pimentão em metades, não há nenhum problema com isso. No entanto, recomendamos que, antes de introduzir no congelador, corte em pedaços pequenos, do tamanho que desejar ou da forma que normalmente utiliza para cozinhar: em tiras, em cubos, em rodelas... Deste modo, no dia que descongelar eles estarão prontos para colocar em seus cozinhados da forma que precisar.

Como congelar pimentão - Passo 4
5

Se pretende cozinhar os pimentões após congelar, recomendamos escaldar previamente antes de colocar no congelador. Com este processo, eliminará as bactérias que possam destruir ou prejudicar o sabor, a textura, a cor ou os nutrientes das verduras e ajudará a conservar e a manter o pimentão em condições durante mais tempo. No caso de utilizar os pimentões crus, pode passar diretamente ao congelamento habitual.

6

Escaldar pimentões é muito simples. Só deverá colocar para ferver uma panela com 2/3 de água, que deverá ir repondo caso a água diminua durante o processo. Enquanto a água esquenta, prepare um recipiente com água gelada. Quando entrar em ebulição, deverá introduzir os pimentões durante um tempo (3 minutos aproximadamente).

Após este tempo, transfira rapidamente os pimentões da água fervendo para o recipiente com água gelada. Com este passo conseguirá reduzir a temperatura dos pimentões e parar o processo de cozimento. O tempo que os pimentões devem ficar na água com gelo também deve ser breve. Deixe que esfriem por 3 minutos, aproximadamente. Depois, escorra até que estejam completamente secos.

Como congelar pimentão - Passo 6
7

E direto para o congelador! Após escaldar, é hora de conservar os pimentões para futuras receitas. Coloque os pimentões escaldados sobre uma bandeja sem se tocarem entre si, para evitar que grudem e que seja mais difícil de separar posteriormente. Coloque-os no congelador e deixe que endureçam por completo, algo que deve demorar umas duas horas se os pedaços ou as metades forem grandes. Caso tenha cortado em pedaços muito pequenos, pode pular o passo de solidificação e colocar em um saco para congelar diretamente.

8

Após as duas horas e com os pimentões solidificados, pode colocar em sacos ou recipientes específicos para congelar, de forma que se conservem e guardem muito melhor. Lembre-se que não é recomendável manter em embalagens de vidro, pois elas poderiam quebrar dentro do congelador. O ideal é utilizar sacos herméticos.

9

Pronto! Com este método poderá congelar pimentões e utilizá-los posteriormente para dar sabor, cor e nutrientes aos seus pratos e guisados favoritos. Não renuncie a um bom pimentão fresco, mesmo que tenha passado um tempo desde a sua compra. O que acha?

10

Para aproveitar ao máximo os seus alimentos, no umCOMO mostramos para você outras técnicas para poder congelar e, assim, prolongar a sua vida sem que estraguem:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como congelar pimentão, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como congelar pimentão