Pode congelar abacate?
O abacate é uma fruta muito versátil e nutritiva. Além de poder ser consumida pura, a sua polpa pode servir de base tanto para sobremesas quanto para pratos salgados. O abacate também pode ser batido com leite ou água e virar uma deliciosa vitamina.
Muita gente tem receio de congelar os alimentos e eles perderem o seu valor nutricional. De fato, com alguns alimentos isso acontece, já outros podem ser refrigerados sem alterarem sua composição ou textura. Mas esse fruto verdinho? Será que pode congelar o abacate? Continue lendo este artigo do UmComo que revelaremos a resposta a você.
Benefícios do abacate
Antes de desvendarmos se é possível congelar o abacate, é interessante que você conheça quais os benefícios deste fruto. O abacate é rico em vitaminas do complexo B e da vitamina E, entre outras, além de ser fonte de gorduras saudáveis, como as monoinsaturadas e as poli-insaturadas, que ajudam no combate do colesterol e da pressão arterial, devido ao seu poder antioxidante[1].
Comer abacate, nas suas diferentes formas, também é um hábito aliado das dietas, pois o fruto contribui para a sensação de saciedade, uma vez que tem uma boa quantidade de fibras. O abacate ainda ajuda a regular a absorção de açúcares a nível intestinal. No entanto, o consumo da fruta deve ser feito com moderação visto que o seu valor calórico é alto.
O abacate ainda ajuda a: previnir o envelhecimento precoce; a melhorar o funcionamento cerebral; a aumentar o ganho de massa muscular; a fornecer ácido fólico; a dar brilho e hidratação aos cabelos; a combater a prisão de ventre; e a regular os níveis de açúcar no sangue.
Como congelar abacate
O abacate, como muitas outras frutas e alimentos, amadurece muito rápido, alterando textura, cor e sabor. É nessa hora que surgem dúvidas com relação à melhor forma de armazená-lo para que ele continue o mais fresco possível. Mas afinal, pode congelar abacate? A resposta é sim!
Devido ao alto teor de gordura, o abacate se adapta bem às altas temperaturas a que é submetido quando congelado. Dessa forma, esse processo é uma boa forma de conservá-lo. Um abacate congelado pode ter uma vida útil de entre 4 a 6 meses[3].
Ao congelar o abacate, você não perderá conteúdo calórico, de fibras ou minerais. Ainda, com o congelamento, o teor nutricional é mais preservado do que quando deixamos o fruto fresco em temperatura ambiente. No entanto, pode haver alguma perda das vitaminas hidrossolúveis, como vitamina B6 e ácido fólico.
Com o congelamento, a textura do abacate — assim como outras frutas — tende a se modificar um pouco, uma vez que a água contida nele se expande. Ao descongelá-lo, você provavelmente verá que ele ficou mais aguado, viscoso e mole.
Veja a seguir maneiras de como congelar abacate:
- Em pedaços: corte o abacate ao meio, retire o caroço e pique-o em pedaços pequenos ou em fatias finas, cortadas horizontalmente. Adicione um pouco de sumo de limão e guarde os pedaços em porções em sacos de plástico próprios para congelamento de alimentos, tire o máximo de ar possível de dentro da sacola, feche-a bem e congele. Você também pode colocar os pedaços em recipientes de plástico, mas, nesse caso, coloque uma folha de papel toalha em contato com a fruta para mantê-la longe do ar[4].
- Amassado: você pode amassar a polpa do abacate com um garfo ou utilizando um processador de alimentos. Essa é uma ótima maneira de conservar a fruta para usar em cremes ou para fazer um guacamole. Após amassado, misture a polpa com suco de limão para preservar a cor. Coloque a pasta de abacate em um saco plástico com a menor quantidade de ar possível, em uma forminha de gelo, envolvida por plástico filme, ou em algum pote com tampa hermética.
Como congelar abacate para não amargar
O abacate costuma escurecer fácil, trocando a sua tonalidade verde pela amarronzada, além de correr o risco de ficar amargo. Para que isso não aconteça nem antes do congelamento, nem ao ser descongelado, é indicado que você esprema um pouco de suco de limão na polpa para preservá-la. Contudo, isso pode alterar o sabor da fruta.
Quanto tempo dura o abacate congelado
Como o abacate congelado tem um prazo de validade máximo de 6 meses, coloque uma etiqueta no recipiente utilizado para que você se lembre quando foi que o colocou para congelar.
Como descongelar abacate
Quando for usar o abacate, sugerimos que você deixe na geladeira até que descongele naturalmente, ou, se preferir, deixe por cerca de 1 hora em temperatura ambiente.
Como usar abacate congelado
Você pode usar o abacate congelado para fazer vitaminas cremosas ou sorvetes, batendo a polpa com leite, mel, cacau, leite em pó e outras frutas. Basta usar a imaginação para fazer uma receita gostosa. Se optar por descongelar, você pode fazer do abacate o ingrediente principal de pastas salgadas, como a guacamole, ou molhos de salada, nos quais você pode utilizar o abacate como substituto saudável da maionese.
Como conservar abacate na geladeira
Conservar abacates na geladeira pode ajudar a prolongar sua vida útil e evitar que amadureçam rapidamente. Aqui estão algumas dicas sobre como conservar abacates na geladeira:
- Escolha adequadamente: selecione abacates que estejam maduros, mas ainda firmes ao toque. Abacates excessivamente maduros ou amassados podem se deteriorar mais rapidamente.
- Não lave antes de guardar: não lave os abacates antes de guardar na geladeira, pois a umidade pode acelerar o processo de amadurecimento.
- Armazenamento em sacola plástica: coloque os abacates em uma sacola plástica perfurada ou em um saco de papel. As perfurações permitem um pouco de ventilação, o que é importante para a conservação.
- Use papel toalha: se você quiser evitar que os abacates amadureçam ainda mais, você pode enrolá-los em papel toalha ou guardanapos de papel antes de colocá-los na sacola plástica. Isso pode ajudar a absorver o excesso de umidade.
- Onde colocar na geladeira: coloque os abacates na gaveta de frutas ou em uma prateleira da geladeira. Evite armazená-los em locais onde podem ser esmagados ou danificados.
- Tempo de armazenamento: abacates podem ser armazenados na geladeira por vários dias a uma semana, dependendo de quão maduros eles estavam quando foram colocados na geladeira.
- Monitoramento: verifique regularmente os abacates para evitar que fiquem excessivamente maduros. Se perceber que estão amadurecendo, você pode decidir consumi-los mais cedo.
Lembre-se de que a textura do abacate pode mudar um pouco após o armazenamento na geladeira, mas ele ainda deve ser seguro para comer. Se o abacate estiver muito amadurecido, você pode usá-lo em receitas como guacamole, smoothies ou até mesmo assado.
Diferença entre abacate e avocado
Muita gente pode achar que abacate e avocado são variações da mesma fruta ou que avocado seria apenas o nome estrangeiro do abacate que encontramos no Brasil, mas, na realidade, eles são frutas diferentes[2]. Contudo, seus benefícios são muito parecidos.
Visualmente, o diferencial entre eles está no tamanho e na casca. O abacate costuma ser pelo menos duas vezes maior. A casca do abacate é verde, mais fina e lisa, enquanto o avocado tem casca marrom, dura e rugosa.
Quanto ao sabor, o avocado é levemente menos doce e tem consistência mais firme. Por não ser muito doce é comum as pessoas comerem o abacate com um pouquinho de açúcar ou mel. Outro diferencial entre os dois é a quantidade de calorias que ele oferece. O avocado é mais magro: traz 10% a menos de calorias que o abacate.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode congelar abacate?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.
- BENEFÍCIOS DO ABACATE. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/beneficios-do-abacate/>. Acesso em 14/08/2023.
- ABACATE OU AVOCADO? ENTENDA AS DIFERENÇAS. Disponível em: <https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/05/02/abacate-ou-avocado-entenda-as-diferencas-entre-as-duas-frutas.htm/>. Acesso em 14/08/2023.
- COMO CONGELAR ABACATE. Disponível em: <https://www.receitasnestle.com.br/artigos/como-congelar-abacate/>. Acesso em 14/08/2023.
- VOCÊ PODE CONGELAR ABACATE PARA MANTÊ-LO MADURO. Disponível em: <https://istoe.com.br/voce-pode-congelar-abacate-para-mante-lo-maduro/>. Acesso em 14/08/2023.