PARTILHAR

Como saber quando a jaca está madura

Como saber quando a jaca está madura

A jaca é uma fruta tropical de grande porte que pode pesar até 15 quilos, encontrada no Brasil e em outros países da América do Sul, a fruta é bastante carnuda e nutritiva, sendo utilizada na culinária ao natural em também em diversas receitas, sendo possível até mesmo fazer "carne" de jaca, que substitui a proteína animal e alimentações vegetarianas. or ser uma fruta de casca grossa, por vezes é difícil saber se está boa para consumo, por isso, se você quer descobrir como saber quando a jaca está madura, leia esse artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Como escolher maracujá maduro

Benefícios da jaca

Além de ser consumida logo após aberta também pode integrar uma série de receitas, inclusive, doces diversos, como geleia e doces em calda. A fruta é bastante nutritiva, sendo especialmente fonte de carboidratos. As sementes da jaca também podem ser consumidas, porém, antes devem ser cozidas ou assadas. Além de carboidratos, a fruta conta com minerais como ferro, inclusive, no caroço, possuindo ainda cobre, iodo, fósforo e cálcio. Devido às suas propriedades medicinais, a semente também é usada para tratar diarreia, já a sua resina, que pode ser retirada da árvore, possui efeito cicatrizante. Enquanto isso, os gomos, por terem propriedades expectorantes, são utilizados no tratamento de tosses.

Jaca verde para conserva

Mesmo que as pessoas se preocupem em saber quando a jaca está madura, caso contrário, a fruta não poderia ser consumida, a questão é que ela também pode ser usada verde fresca para conserva, para a preparação de vários pratos, inclusive, salgados. Quando em conserva, é possível comparar a jaca com uma alcachofra. Já para colocar na conserva, o melhor é escolher as de tamanho menor. Quando verde, todas as partes da fruta também são usadas, menos a casca. Essa opção é perfeita para quem não gosta muito do sabor doce da fruta, pois quando verde a jaca é levemente frutada. Uma forma de deixar a jaca mole madura mais apetitosa e refrescante é colocando no congelador por algum tempo antes de comer.

Dentre os benefícios da jaca, encontramos:

  • Fortalecimento do sistema imunológico: a vitamina C presente na fruta, a jaca ajuda a fortalecer o corpo e reduz as chances de adquirir doenças, além disso, a presença de magnésio, cobre e manganês favorecem a absorção de ferro e diminuem as chances de anemia;
  • Regulamento do intestino: a grande quantidade de fibras encontrada na jaca ajuda a regular o intestino, prevenindo contra prisões de ventre inchaços;
  • Fortalecimento dos ossos: por conter cálcio e magnésio, ingerir jaca regularmente por ajudar na prevenção da osteoporose;
  • Perda de peso: a ausência de gorduras saturadas da fruta ajuda a substituir alimentos gordurosos, enquanto a baixa quantidade de sódio evita a retenção de líquidos que pode causar inchaços e as fibras ajudam o processo de digestão, mantendo o metabolismo mais rápido. Todas as características descritas ajudam no processo de perda de peso;
  • Regulamento da pressão sanguínea: a grande quantidade de potássio e baixa quantidade de sódio da jaca são ótimas para evitar problemas de pressão alta;
  • Desintoxicação: por conter vitamina C, a jaca ajuda o corpo a eliminar substância prejudiciais ao corpo, funcionando como um ótimo detox. Para outras ideias de antioxidantes naturais, veja como fazer sucos detox;
  • Melhora da visão: a jaca contém vitamina A e beta caroteno, substâncias que ajudam a manter uma boa visão.

Sugestão: Como plantar jaca

Como saber se a jaca é dura ou mole?

No Brasil existem basicamente duas espécies de jaca, a dura e a mole. A primeira se caracteriza por frutos maiores e mais firmes, enquanto a jaca mole é menor, mais doce, um pouco ácida e muito cheirosa. Por ser menos doce, a variedade dura combina também com pratos salgados e é ideal para fazer carne de jaca.

Como saber se a jaca está madura

A maneira mais apropriada de como saber se a jaca está boa é observando as saliências da sua casca, que para estar própria para o consumo devem estar bem desenvolvidas, ásperas e amarelas. Outra dica é pressionar a fruta com os dedos, a fim de conferir a sua consistência, que deve ser firme. Dessa forma, é possível aproveitar o interior da jaca, que conta com diversos gomos, os quais são formados por um grande caroço envolto por uma polpa aromática, viscosa e cremosa.

Outra dica para saber quando a jaca está madura conforme o seu tipo é que a fruta do tipo mole exala o seu cheiro característico de maneira bem forte e a sua casca se parte facilmente. Já para a jaca dura é possível fazer um teste: bata na casca com cuidado e, se ela estiver madura, é possível ouvir um som fofo. A jaca é dura de cortar madura e por isso é importante saber como fazê-lo, embora seja fácil encontrar em mercados de algumas regiões brasileiras apenas os seus gomos à venda.

Se você tem uma jaqueira e quer saber quando colher a jaca, siga as dicas acima e não terá problemas na hora da colheita. Além disso, saiba que o tempo de jaca é o começo do ano, entre os meses de janeiro e março.

Leitura complementar: Como escolher jaca madura

Como fazer jaca amadurecer mais rápido

Se jaca amadurece fora do pé e, se você quer saber como amadurecer jaca, a maneira mais fácil é colocando a fruta em um saco de plástico fechado com duas maçãs ou bananas. O processo, apenas de simples, é bastante efetivo pois as frutas liberam um hormônio chamado etileno, capaz de fazer com que as frutas amadureçam e, em um saco fechado, o hormônio acabará fazendo efeito também na jaca.

Deixe a fruta no saco por uns dias e, para saber se já tem uma jaca madura, siga os passos acima.

Outra boa dica é colocar sal na jaca para amadurecer. Para isso, remova com uma faca o talo da fruta e no buraco gerado coloque sal, então basta esperar até o outro dia. Não se esquece de lavar a fruta com água corrente para remover o sal antes de comer.

Veja também: Como tirar mancha de jaca da roupa

Como saber quando as frutas estão maduras

Os métodos para comprovar se as diferentes frutas estão maduras variam, mas a textura, a firmeza e uma fragrância agradável são bons indicadores. Antes de comprar a fruta, certifique-se de que está madura com muito cuidado para não deixar marcas nas partes mais delicadas. Para não errar, separamos algumas dicas sobre como escolher as fruta maduras:

  • As maçãs dividem-se em duas classes: as que amadurecem assim que termina o verão, fruta de pouco perfume, de má conservação e que só pode ser consumida utilizando uma "faca" ou em compota, e as que amadurecem mais tarde, mais firmes, mais perfumadas e próprias para o armazenamento.
  • Antes de comprar a uva, agite suavemente o cacho, os grãos devem permanecer em seu lugar. Se caírem alguns, a uva está muito madura. A uva conserva-se muito tempo em perfeito estado se for colhida em seu exato ponto de maturidade e for pendurada com a cauda para baixo para que os grãos não se toquem, em ganchos colocados em arames estendidos. Também podem ser guardadas em uma bolsa especial de papel vegetal ou de celofane pendurado em um prego.
  • As amoras devem estar maduras e ter boa cor. Se estiverem com os calículos, certamente foram recolhidas sem amadurecer e, portanto, não terão sabor.
  • Os cítricos, como os limões, as laranjas e as toranjas, são muito fácil de escolher, se forem suculentos devem ser pesados.
  • Pêssegos e damascos devem ser tratados com grande cuidado e infinitas precauções. Uma simples pressão do dedo para comprovar se a fruta está madura ou um golpe com a unha prejudica a fruta, manchando-a e fazendo-a apodrecer rapidamente. O pêssego deve ser colhido um pouco antes de seu amadurecimento completo. Se estiver muito maduro, perde parte de seu perfume e torna-se felpudo e pastoso. O damasco, por outro lado, deve ser colhido muito maduro para que tenha toda a sua espessura e todo o seu aroma.
  • Para saber se um melão está maduro ou não, segure-o entre as mãos com firmeza. Pressione ligeiramente em torno da ponta do lado oposto do arbusto; a superfície deve ceder ligeiramente. O melão maduro também tem um cheiro doce e agradável.
  • Para comprovar se um abacaxi está maduro, estique suavemente uma folha da parte superior. Se a conseguir arrancar com facilidade, estará madura. Além disso, terá um aroma doce.
  • Quando a castanha está madura, suas casca espinhosa estala e projeta a semente para o solo, principalmente todas as que são mais gordurosas. As castanhas mantidas em seu envoltório espinhoso conservam muito tempo seu viço.

Veja também: Como aproveitar frutas maduras

Como saber quando a jaca está madura - Como saber quando as frutas estão maduras

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber quando a jaca está madura, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Michele
Cortei a jaca , mas ela está mais verde do que pensei, ainda posso por sal ou perdi a fruta?
Sonia
Cortei a jaca e ela ainda se encontra verde ,perdi ou tenho como recuperar
A sua avaliação:
JOSE HILTON PINTO MENEZES
Tenho um pé de jaca dura esse ano ela começou a dá frutos em setembro e alguns frutos já estão do tamanho de uma graviola média para grande e quero saber quando poderei saber se está boa para colher? O pé têm outras menores do tamanho e um abacate.
A sua avaliação:
Márcia Gomes
Como cortar a jaca
Antonio Leonardo da Silva
gostaria de saber o momento certo de colher a fruta jaca, como que posso saber o momento da colheita?
Como saber quando a jaca está madura
1 de 2
Como saber quando a jaca está madura

Voltar ao topo da página ↑