Partilhar

Como saber quando a jaca está madura

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber quando a jaca está madura

A maior fruta cultivada pelo homem pode chegar a pesar 15 quilos e em muitos estados brasileiros pode ser vista pendurada nos troncos e galhos mais baixos da jaqueira, muito comum nas ruas das cidades. No entanto, para colhê-la, o melhor é aprender a como saber quando a jaca está madura para fazer um melhor proveito da fruta. Para o ajudar nessa hora, o umComo.com.br vai dar algumas dicas a respeito do assunto.

Também lhe pode interessar: Como escolher jaca madura
Passos a seguir:
1

A maneira mais apropriada para saber quando a jaca está madura é observando as saliências da sua casca, que para estar própria para o consumo devem estar bem desenvolvidas, ásperas e amarelas. Outra dica é pressionar a fruta com os dedos, a fim de conferir a sua consistência, que deve ser firme. Dessa forma, é possível aproveitar o interior da jaca, que conta com diversos gomos, os quais são formados por um grande caroço envolto por uma polpa aromática, viscosa e cremosa.

2

Além de ser consumida logo após aberta também pode integrar uma série de receitas, inclusive, doces diversos, como geleia e doces em calda. A fruta é bastante nutritiva, sendo especialmente fonte de carboidratos. No Brasil, existem basicamente duas espécies de jaca, a dura e a mole. A primeira se caracteriza por frutos maiores e mais firmes. Enquanto isso, a jaca mole é menor, mais doce, um pouco ácida e muito cheirosa. Por ser menos doce, a jaca dura combina até mesmo com pratos salgados.

3

Outra dica para saber quando a jaca está madura conforme o seu tipo é que a fruta do tipo mole exala o seu cheiro característico de maneira bem forte e a sua casca se parte facilmente. Já para a jaca dura é possível fazer um teste: bata na casca com cuidado e, se ela estiver madura, é possível ouvir um som fofo. A jaca é dura de cortar madura e por isso é importante saber como fazê-lo, embora seja fácil encontrar em mercados de algumas regiões brasileiras apenas os seus gomos à venda.

4

As sementes da jaca também podem ser consumidas, porém, antes devem ser cozidas ou assadas. Além de carboidratos, a fruta conta com minerais como ferro, inclusive, no caroço, possuindo ainda cobre, iodo, fósforo e cálcio. Devido às suas propriedades medicinais, a semente também é usada para tratar diarreia, já a sua resina, que pode ser retirada da árvore, possui efeito cicatrizante. Enquanto isso, os gomos, por terem propriedades expectorantes, são utilizados no tratamento de tosses.

Como saber quando a jaca está madura - Passo 4
5

Mesmo que as pessoas se preocupem em saber quando a jaca está madura, caso contrário, a fruta não poderia ser consumida, a questão é que ela também pode ser usada verde fresca para conserva, para a preparação de vários pratos, inclusive, salgados. Quando em conserva, é possível comparar a jaca com uma alcachofra. Já para colocar na conserva, o melhor é escolher as de tamanho menor. Quando verde, todas as partes da fruta também são usadas, menos a casca. Essa opção é perfeita para quem não gosta muito do sabor doce da fruta, pois quando verde a jaca é levemente frutada. Uma forma de deixar a jaca mole madura mais apetitosa e refrescante é colocando no congelador por algum tempo antes de comer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber quando a jaca está madura, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como saber quando a jaca está madura

1 comentário
Antonio Leonardo da Silva
gostaria de saber o momento certo de colher a fruta jaca, como que posso saber o momento da colheita?

Como saber quando a jaca está madura
1 de 2
Como saber quando a jaca está madura

Voltar ao topo da página