Saber se a fruta está madura

Como amadurecer uma manga

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. 29 março 2017
Como amadurecer uma manga

A cor da casca da manga nem sempre é o melhor indicativo de que ela já está madura. Pode acontecer de você perceber que tem uma manga bem verde e querer consumi-la o quanto antes. Felizmente, existem truques que aceleram esse processo de amadurecimento da fruta e te ajudam a matar o desejo logo. Para dar uma força nessa missão, o umCOMO reuniu informações sobre como amadurecer uma manga.

Também lhe pode interessar: Como descascar uma manga

Passos a seguir:

1

Para saber que a fruta precisa ser amadurecida, é importante que você tenha certeza que ela ainda não está ideal para ser consumida. Dessa forma, não se atenha somente à cor da casca, ela pode te enganar, as características de uma manga madura são:

  • Cheiro forte perto do cabinho;
  • Superfície molinha;

Por via das dúvidas, as características opostas, ou seja, aquelas que indicam uma manga verde são:

  • Sem cheiro;
  • Textura dura.
2

O método mais conhecido para amadurecer uma manga e também outras frutas é a técnica do jornal. Basta envolver as mangas em folhas de jornal e deixar em repouso por até uma noite em temperatura ambiente. Essa técnica funciona devido ao gás etileno liberado pela manga e então ajuda no seu amadurecimento. Se a fruta só estiver um pouco verde, deixa uma fresta no jornal para que um pouco do gás seja liberado e não apodreça a manga.

3

Outro método conhecido e similar à técnica do jornal é guardar as mangas em sacos de papel (como sacos de pão, por exemplo) em temperatura ambiente, o gás etileno atua da mesma maneira que agiria na técnica do jornal. Para acelerar esse processo, ainda é possível colocar junto com as mangas outras frutas como maçã, tomate e banana.

Atenção: tanto essa técnica quanto a do jornal funcionam tão bem que se as frutas são deixadas por mais de 12 horas elas podem passar do ponto e até apodrecer. Portanto, é importante monitorar o estado delas.

4

Os mais apressados podem usar o micro-ondas para amadurecer uma manga.

  • Para fazer isso, use uma faca para fazer furos em quatro partes diferentes da manga;
  • Então, enrole-a em papel toalha e coloque-a no micro-ondas;
  • Ligue o micro-ondas por 10 segundos, pause e observe se a manga já está mais macia;
  • Se ainda não estiver boa, repita o processo até que a fruta fique do jeito que você gosta.
5

Outra técnica para madurar frutas que não é tão conhecida e pode ser usada para amadurecer uma manga é usar arroz cru ou milho de pipoca. Basta acomodar a manga em um pote cheio de arroz ou milho de pipoca e deixar por até uma noite.

Essa técnica funciona bem pois os grãos não deixam que o gás etileno escape. Por isso, é importante monitorar a fruta, se ela ficar por muito tempo pode passar do ponto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como amadurecer uma manga, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos

  • Após madura, guarde a manga na geladeira para que ela não estrague.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como amadurecer uma manga