Confeitaria

Como fazer frosting de chocolate

Como fazer frosting de chocolate
Imagem: deliciousasitlooks.com

A decoração de tortas, bolachas e cupcakes é uma arte que ficou muito na moda no âmbito da confeitaria. Normalmente decoramos nossas sobremesas com fondant ou frosting que nós mesmos podemos fazer ou comprar em uma confeitaria. O frosting é uma massa espumosa e leve que pode ser de vários sabores e cores, ainda que o mais comum e que todo mundo gosta seja o de chocolate. Se quiser saber como fazer frosting de chocolate de maneira fácil e rápida, nesta receita de umComo.com.br indicamos os passos para você decorar seus bolos e madalenas.

Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer frosting de limão

Passos a seguir:

1

O primeiro a fazer para começar o frosting de chocolate é bater a manteiga no liquidificador ou processador, ou à mão com uma colher. Recomendamos tirar a manteiga da geladeira uns minutos antes de começar a preparar o frosting para que amoleça e seja mais fácil mexê-la.

2

Para continuar com o frosting para tortas ou cupcakes, comece a acrescentar pouco a pouco o açúcar de confeiteiro. É importantíssimo não introduzi-lo de uma vez para que seja mais fácil bater a mistura. Bata a manteiga com o açúcar até conseguir uma massa homogênea. Como você verá, o resultado é uma massa de cor amarelada, com uma textura espumosa e suave.

Como fazer frosting de chocolate - Passo 2
Imagem: saborgourmet.com
3

Acrescente metade do cacau em pó e continue batendo. Quando tiver misturado, acrescente a outra metade. Se não tiver cacau em pó pode utilizar um tablete de chocolate, derreta-o em banho-maria e deixe-o esfriar um pouco antes de acrescentar à mistura. A quantidade de chocolate derretido deve ser de 1 xícara. Se o chocolate for de leite, elimine o leite da lista de ingredientes.

4

Quando o cacau estiver completamente misturado, acrescente o leite, a essência de baunilha e uma pitada de sal e bata tudo. Lembre-se que se o chocolate levar leite, só deve introduzir a baunilha. O sal é opcional, simplesmente ajuda a reduzir o sabor doce do frosting.

Como fazer frosting de chocolate - Passo 4
Imagem: tvcocina.com
5

E pronto! Você já tem seu frosting de chocolate preparado para acrescentá-lo às suas tortas ou cupcakes. Coloque no seu saco de confeitar e faça as formas de que mais gostar para decorar suas sobremesas de confeitaria.

Como fazer frosting de chocolate - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer frosting de chocolate, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que você achou da receita?
7 comentários
A sua avaliação:
Tatiana Loureiro
Adorei a receita, conheço como butter cream, mas ainda não acertei o ponto deste. Talvez o frosting eu consiga fazer melhor!!!!
Maria Luzia
Olá, obrigado por publicar as receitas. Quanto tempo fica fora da geladeira.
A sua avaliação:
Alice Da Costa Dias
gosto de fazer bolos e decorar
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alice! Que bom saber isso! Pode explorar as nossas receitas de bolos aqui: https://www.umcomo.com.br/search/index/q/fazer%20bolos/cat/19917 Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Cleiniva Antônia Rodrigues
Amei encontrar essas receitas, queria muito encontrar um bom curso aqui em Brasilia DF. de confeitaria mas falta nos tempo para fazer tudo que queremos.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Cleiniva! Que bom saber que as receitas foram do seu agrado! Continue acompanhando as nossas novidades :)
Nêssa Cavalcante
Olá! Posso bater a manteiga e todos os ingredientes no liquidificador?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nêssa, pode bater a manteiga sim no liquidificador. Depois o melhor será usar a batedeira. Obrigada por comentar e espero que consiga fazer um frosting de chocolate delicioso!
Fabíola
Delicia!! Vou fazer hoje :D
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Fabíola, partilhe conosco o resultado! De certeza que ficou uma delícia ;)
BRUNA LEITE
Muito uteis suas dicas. Adoro fazer cupcakes, única coisa que não consigo fazer é a cobertura. Não consigo uma cobertura legal pra fazer, e não consigo que fique durinha .
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Bruna, nesses links você vai encontrar receitas para fazer cobertura de chocolate para seus cupcakes, se quiser também pode experimentar fazer buttercream que fica muito bom: http://comida.umcomo.com.br/receta/como-fazer-cobertura-de-chocolate-10203.html http://comida.umcomo.com.br/receta/como-preparar-buttercream-7059.html Muito obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos ;)
Imagem: deliciousasitlooks.com
Imagem: saborgourmet.com
Imagem: tvcocina.com
1 de 4
Como fazer frosting de chocolate