Tofu

Como cozinhar o tofu

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 17 dezembro 2020
Como cozinhar o tofu

O tofu é um alimento de origem oriental com múltiplos benefícios para nosso organismo, entre os quais se destacam sua alta contribuição de proteínas, fibra, hidratos e aminoácidos. É ideal tanto para as dietas veganas e vegetarianas como para as mediterrâneas, pois foi considerado como um dos melhores substitutos da carne e acompanhamento da mesma. Está composto por sementes de soja, água e solidificante, e consiste na coagulação do leite de soja. Em aparência é similar ao queijo fresco, com uma textura cremosa muito parecida e um tom esbranquiçado, mas seu sabor não é tão intenso e, por isso, não é costume comê-lo sozinho. Se quiser provar esta fonte de proteínas, mas não sabe como cozinhar o tofu, neste artigo de umComo apresentamos receitas fáceis e muito saborosas.

 

Também lhe pode interessar: Como fazer tofu marinado
Passos a seguir:
1

Uma das formas mais simples de cozinhar o tofu é marinado. Para fazer o tofu marinado escolha o aroma que mais goste, seja de molho teriyaki, molho de soja, etc. Primeiro seque bem o tofu, para isso envolva-o em papel absorvente e retire o excesso de água. Feito isto, corte em rodelas ou cubos, mas que não superem um centímetro de espessura, e reserve em um recipiente que não seja redondo. Agora, rale um pouco de gengibre e dois dentes de alho, lave uma cebola e pique-a bem. Em uma tigela ou copo, misture o suco de um limão, os alhos e o gengibre ralados, a cebolinha picada e o molho que tiver escolhido. Depois, cubra o tofu com esta mistura, faça-o por camadas para que fique bem impregnado, e o reserve no frigorífico durante uma hora, com sal e pimenta a gosto. Passado este tempo, cozinhe na chapa, com um pouco de azeite de girassol e o suco da maceração. Deve ficar bem dourado e crocante. A maneira mais popular de tomar o tofu marinado é em saladas. Prepare a salada de sua preferência e acrescente os cubos ou rodelas de tofu macerado, pode fazer uma salada de macarrão, de cogumelos, etc.

 

Como cozinhar o tofu - Passo 1
2

Outra das receitas mais populares e fáceis de preparar com este alimento é a muskada de tofu defumado. Para fazê-lo, você precisará de berinjela, uma cebola, dois dentes de alho, tomates maduros, orégano, cominho e azeite de oliva. É muito fácil, simplesmente deve preparar a musaka como o faz normalmente, cortando as berinjelas em fatias e fritando com o azeite de oliva, pique a cebola e o alho e frite-os, rale os tomates e acrescente ao refogado. Depois, deverá esmiuçar o tofu defumado e incorporá-lo à frigideira, junto com os ingredientes restantes.

 

Como cozinhar o tofu - Passo 2
3

O hambúrguer de tofu é uma das receitas mais populares entre os veganos e vegetarianos de modo que, por que não prová-la? Primeiro lave e pique 400 g de cogumelos. Depois, descasque e pique uma cebola em pedaços muito pequenos, e regue-a com um pouco de azeite. Enquanto isso, pique um pouco de abóbora ou um pimentão (o que mais gostar). Quando a cebola estiver pronta, acrescente os cogumelos e mexa tudo. Depois, acrescente o pimentão ou a abóbora com e sal e pimenta a gosto. Mexa tudo para que não cole. Enquanto isso, corte 400 g de tofu em cubos pequenos e incorpore-o junto com duas colheres de molho de soja. Mexa até que tenha evaporado o suco, depois passe para um recipiente fundo e esmague tudo com um garfo ou colher. Acrescente um ovo, seis colheres de sopa de farinha de rosca e orégano a gosto e misture tudo. Se perceber que a massa não fica consistente, acrescente mais pão. Quando tiver pronta, cubra o recipiente com papel filme e deixe no frigorífico duas horas. Passado esse tempo, retire-o, dê forma a seus hambúrgueres e cubra-os com papel filme para fixar a forma. Depois, pode congelá-los ou

Como cozinhar o tofu - Passo 3
4

Uma das formas mais criativas e saborosas de cozinhar o tofu é fazendo saquinhos. Para fazê-los precisará de molho de soja, açúcar, mirin, caldo de galinha, cogumelos a gosto, cenouras e guisados. Faça primeiro o saquinho, para isso achate o tofu com um rolo e corte várias fatias. Depois, ponha para ferver em um caçarola o caldo com o molho de soja, o açúcar e o mirin e coloque as fatias de tofu até que o líquido evapore. Depois é o momento do recheio, lave e pique os cogumelos e as cenouras. Ponha água para ferver com molho de soja, açúcar, mirin, os cogumelos, as cenouras e os guisados durante 4 minutos.

 

Como cozinhar o tofu - Passo 4
5

Se é dos que gosta de sobremesas, certamente você gostará da torta de tofu. Como em todas as tortas, começaremos pela base. Para isso, esmague um pacote de bolachas e misture com 2 colheres de sopa de margarina vegana à temperatura ambiente, coloque na base de um molde esmagando com uma colher. Agora, prepare o recheio. Pegue em uma caçarola e coloque uma xícara e meia de leite vegetal, um limão ralado, duas colheres de sopa de açúcar, duas colheres de sopa de essência de baunilha e esquente-a em fogo médio, não deixe de mexer. Quando tiver misturado os ingredientes, acrescente uma colher de chá de gelatina vegetal e deixe que ferva durante dois minutos sem deixar de mexer. Depois, retire do fogo, acrescente 150 g de tofu, triture tudo e coloque a massa no molde onde tem a base de bolacha, reserve no frigorífico. Para a cobertura, você pode utilizar marmelada de morango ou de mirtilo. Simplesmente cubra a torta quando tiver coalhado o recheio.

 

Como cozinhar o tofu - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar o tofu, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como cozinhar o tofu