Partilhar

Como fazer profiteroles com chantilly

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer profiteroles com chantilly
Imagem: buenoparacomer.com

Os profiteroles de chantilly são a sobremesa favorita de muita gente e sua elaboração é mais simples do que parece. Eles são feitos de uma massa de origem francesa, chamada "Pâté a Choux", muito boa e fácil de fazer. É um doce ideal para servir como sobremesa em ocasiões especiais, como no Natal, reuniões familiares ou com amigos, ou surpreender seu parceiro no dia de São Valentim. Neste artigo de umComo mostramos como fazer profiteroles com chantilly para que você mesmo prepare e os sirva ao seu gosto.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer profiteroles
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Pré-aqueça o forno a 200º C para que já esteja quente quando colocar os profiteroles caseiros. Depois, peneire a farinha e deixe-a preparada para mais tarde. Corte também o chocolate para o creme. Se for celíaco, utilize farinha de milho.

2

Agora, pegue em uma panela ou caçarola com a capacidade suficiente para introduzir a água, o sal, o açúcar e a manteiga. Coloque em fogo lento e esquente até ferver. Para que a manteiga derreta melhor, tire da geladeira alguns minutos antes de começar. Não deixe de mexer para que os ingredientes se integrem sem problemas.

Como fazer profiteroles com chantilly - Passo 2
Imagem: nodejamosnilasmigas.com
3

Quando a mistura começar a ferver, coloque toda a farinha peneirada e continue mexendo até conseguir uma massa que possa ir em uma colher. Quando isto acontecer, apague o fogo e com a ajuda de uma espátula, descole a massa do fundo da caçarola. Depois, deixe esfriar.

Como fazer profiteroles com chantilly - Passo 3
Imagem: elpuntogdesasa.com
4

Quando a massa estiver morna, comece a incorporar os ovos um a um, sem deixar de mexer, até que se integrem com a mistura. É importante que introduza os ovos um a um.

Como fazer profiteroles com chantilly - Passo 4
Imagem: elpuntogdesasa.com
5

Quando tiver a massa pronta, cubra uma bandeja de forno com papel vegetal, coloque a massa em um saco de plástico transparente e faça bolas sobre a bandeja. Estas bolas serão os profiteroles. Você pode fazer bolas simples ou dar um acabamento em espiral. Leve ao forno a 200º C durante 5 minutos, depois baixe a temperatura do forno para 180º C e deixe-os mais 10 minutos. Não abra de forma alguma a porta do forno porque os profiteroles diminuirão e não ficarão macios.

Como fazer profiteroles com chantilly - Passo 5
Imagem: reposteriadeeva.com
6

Quando estiverem prontos, retire e reserve-os para preparar o recheio. Para fazer o chantilly é só colocar as natas e o açúcar em um recipiente alto e bater com a batedeira. Se preferir, pode recheá-los com este delicioso creme Chantilly.

Como fazer profiteroles com chantilly - Passo 6
Imagem: aprendizderepostero.es
7

Para o creme, esquente o chantilly a fogo lento e, antes de ferver, acrescente o chocolate em pedaços. Mexa até que os ingredientes estejam bem misturados.

Como fazer profiteroles com chantilly - Passo 7
Imagem: decuentosydegalletas.com
8

Agora que já tem tudo, só falta fazer os profiteroles. Para isso, o mais simples é cortar as bolas ao meio, colocar o chantilly em um saco plástico transparente e recheá-los. Depois feche-os e polvilhe com o creme de chocolate. Você pode utilizar o bico de sua preferência para fazer diferentes formas com o recheado. E pronto! Você já tem seus profiteroles de chantilly caseiros preparados para servir.

Como fazer profiteroles com chantilly - Passo 8
Imagem: canalcocina.es

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer profiteroles com chantilly, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer profiteroles com chantilly

O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Lidiane
Não sei onde errei pois minha massa ficou muito mole não fez bolinhas ficou tudo achatadinho, mesmo assim é muito saborosa.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Lidiane! Tem que tentar de novo, às vezes à primeira vez não corre muito bem. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como fazer profiteroles com chantilly
Imagem: buenoparacomer.com
Imagem: nodejamosnilasmigas.com
Imagem: elpuntogdesasa.com
Imagem: elpuntogdesasa.com
Imagem: reposteriadeeva.com
Imagem: aprendizderepostero.es
Imagem: decuentosydegalletas.com
Imagem: canalcocina.es
1 de 8
Como fazer profiteroles com chantilly

Voltar ao topo da página