Partilhar

Como fazer panna cotta de chocolate

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer panna cotta de chocolate
Imagem: dulceagaragar.com

A panna cotta é de origem italiana e é feita a partir de creme de leite, leite, açúcar e gelatina. Ainda que na aparência seja similar ao flan, seu sabor e textura são diferentes, sendo a panna cotta mais leve que este, mas sem atingir o nível da gelatina. Como não contém ovos nem uma base de caramelo, seu sabor é bem mais lácteo. Neste artigo de umComo queremos mostrar uma variante desta receita tradicional, adicionando outro ingrediente, o chocolate. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como fazer panna cotta de chocolate passo a passo.

Mais de 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer panna cotta com frutos vermelhos
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Primeiro, separe antes todos os ingredientes da panna cotta de chocolate. O ideal é que o açúcar seja de confeiteiro, isto é, extrafino. Mas são muitas as pessoas que não dispõem dele ou, simplesmente, preferem o açúcar comum por ser menos enjoativo. Por conseguinte, você pode utilizar açúcar comum sem problemas.

2

Quando tiver tudo pronto, comece por hidratar a gelatina. Para isso, pegue em um copo ou qualquer outro recipiente, encha-o com água fria e introduza a folha de gelatina, deixe-a entre 5 e 10 minutos, até que desmanche. Faça o mesmo com as outras folhas. Se não dispõe de folhas, mas sim de gelatina em pó, a quantidade será de 4 colheres de chá de gelatina em pó, e deverá hidratá-la com água quente.

Como fazer panna cotta de chocolate - Passo 2
3

Enquanto hidrata a gelatina, pegue em uma panela e introduza o creme de leite batido, o leite, o açúcar e o chocolate em pó e esquente tudo em fogo médio. Para que a panna cotta caseira seja feita corretamente, é importante que não deixe de mexer a mistura. Assim, você pode utilizar chocolate em pó ou mesmo cacau que usa para dissolver no leite se não dispuser do tipo específico para sobremesa. Se desejar, adicione essência de baunilha.

Como fazer panna cotta de chocolate - Passo 3
Imagem: cocina.linio.com
4

Quando a mistura da panna cotta de chocolate começar a ferver, coloque as folhas de gelatina já hidratadas uma a uma e continue mexendo. Se tiver usado gelatina em pó, acrescente a mistura que fez com a água.

5

Quando todos os ingredientes estiverem integrados e tiver obtido um creme de chocolate uniforme, retire a panela do fogo e deixe esfriar antes de colocar nas formas. Não é necessário esfriar totalmente, pois a mistura ficará coalhada dentro da panela, mas sim deixá-la morna. Quando já não estiver tão quente, reparta nas formas e introduza-as na geladeira durante 5 horas no mínimo. O mais aconselhável é que use formas específicas para este tipo de sobremesa, se não tiver, pode usar um copo ou xícara.

Como fazer panna cotta de chocolate - Passo 5
Imagem: cucharonypasoatras.com
6

Após as horas indicadas, retire a panna cotta da geladeira, desenforme e sirva-a. Esta sobremesa típica da Itália costuma ser servida com molho de frutas vermelhas por cima ou xarope de seu sabor favorito. Como você percebeu, fazer uma panna cotta de chocolate é realmente simples e não demorará muito tempo, o único inconveniente é que requer algumas horas para coalhar, por isso, você deverá esperar o momento certo para prová-la.

Como fazer panna cotta de chocolate - Passo 6
Imagem: chocswirl.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer panna cotta de chocolate, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer panna cotta de chocolate

O que você achou da receita?

Como fazer panna cotta de chocolate
Imagem: dulceagaragar.com
Imagem: cocina.linio.com
Imagem: cucharonypasoatras.com
Imagem: chocswirl.com
1 de 5
Como fazer panna cotta de chocolate

Voltar ao topo da página