Lasanha sem carne

Como fazer lasanha de berinjela simples

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer lasanha de berinjela simples
Imagem: cozinhasitatiaia.com.br

A lasanha de berinjela é a opção perfeita para quem deseja consumir um prato delicioso mas sem muitas calorias, além de se converter em uma alternativa ideal para aquelas pessoas que preferem uma dieta vegetariana. Usando a berinjela ao invés da massa pode se criar um prato cheio de sabor e perfeito para desfrutar deste versátil vegetal. Se você quer preparar esta receita passo a passo, em umComo.com.br explicamos a você como fazer lasanha de berinjela simples de maneira a surpreender todos com seu sabor delicioso.

Entre 1 e 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer lasanha de frango simples
Passos a seguir:
1

A lasanha de berinjela é uma alternativa deliciosa que não é muito complexa de elaborar se você já tiver preparado lasanhas anteriormente. Para começar, é muito importante que a berinjela solte o excesso de água, desta forma ao cozinhar ficará bem mais consistente.

Para consegui-lo, deverá lavar e descascar as berinjelas, depois terá que cortar em fatias horizontais de meio centímetro aproximadamente que servirão como massa neste prato. Coloque as fatias estendidas em um prato e polvilhe-as bem com sal grosso, depois deixe soltar a água durante pelo menos 30 minutos, ainda que quanto mais tempo passar, melhor.

Como fazer lasanha de berinjela simples - Passo 1
2

Enquanto isso, pode preparar o molho de sua lasanha de berinjela. Para fazê-lo, corte em pequenos pedaços ou triture os dois dentes de alho, além de cortar em pequenos cubos a cebola. Coloque em uma panela duas colheres de sopa de azeite de oliva e leve a fogo médio, incorpore a cebola e cozinhe até que esteja ligeiramente transparente, depois acrescente os alhos e deixe cozinhar por 3 minutos.

Depois deverá incorporar a massa de tomate, mexer bem e acrescente sal, pimenta e orégano a gosto. Se tiver outras ervas como manjericão ou salsinha, recomenda-se colocar um pouco para dar mais gosto ao molho. Cozinhe em fogo médio baixo mexendo de forma frequente até que o molho tenha engrossado e adquirido uma cor vermelha intensa. Corrija o sal e a pimenta até que esteja ao seu gosto e retire do fogo quando estiver pronta.

Como fazer lasanha de berinjela simples - Passo 2
3

Pré-aqueça o forno a 200ºC e prepare-se para dourar um pouco as berinjelas. Para fazê-lo, lave previamente as berinjelas com água fria para retirar o sal, seque-as muito bem e depois reserve.

Em uma panela coloque 4 colheres de sopa de azeite de oliva e leve a fogo médio. Incorpore pouco a pouco as fatias de berinjela e deixe dourar uns minutos por ambos os lados para dar mais sabor; é importante que coloque aos poucos sem empilhar as fatias. Depois escorra muito bem em um prato com papel absorvente.

4

Uma vez prontas, poderá começar a montagem da sua lasanha de berinjela. Em uma bandeja funda, ampla e apta para o forno, coloque um pouco de óleo e farinha e espalhe bem até cobrir, para evitar que a lasanha grude.

Coloque uma camada de berinjela, uma de queijo mozzarella e outra de queijo ricota, decore com ervas italianas, se não for vegetariano, coloque as fatias de presunto e depois coloque uma camada de molho de tomate. Repita até encher a bandeja tentando que não fique muito à borda para que não saia durante o cozimento. A camada final deverá estar coberta com molho de tomate e bastante queijo parmesão.

5

Tampe a bandeja com papel de alumínio e leve ao forno a 200ºC durante meia hora. Passado esse tempo retire o papel de alumínio e deixe cozinhar até que o queijo parmesão esteja completamente gratinado.

Retira sua lasanha de berinjela simples do forno e deixe repousar 5 minutos antes de cortar e comer. Esta receita é realmente deliciosa, por isso se anime a experimentar e a lamber os dedos com os resultados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer lasanha de berinjela simples, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
Imagem: cozinhasitatiaia.com.br
1 de 3
Como fazer lasanha de berinjela simples