As batatas no forno

Como cozinhar batata no micro-ondas

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 26 março 2024
Como cozinhar batata no micro-ondas

Você sabia que fazer batata assada no microondas é muito fácil? Para cozinhá-la, você pode cortá-la ou deixá-la inteira, como preferir, basta levar em conta a potência do microondas e o tempo para que tenha a textura que você preferir.

A batata é um alimento fundamental na maioria das cozinhas, pois proporciona inúmeros benefícios ao nosso organismo. É muito comum utilizar este tubérculo como acompanhamento ou guarnição de diversos pratos, em caldos ou mesmo como petisco ou entrada. Graças à sua versatilidade, a batata tornou-se a rainha de muitas cozinhas, sendo um produto básico para o preparo de uma infinidade de pratos. E embora existam inúmeras formas de preparar batatas, desta vez no umCOMO queremos explicar uma das maneiras mais simples e rápidas de ter este tubérculo pronto para degustação. A seguir damos dicas para você aprender a como cozinhar batata no micro-ondas, uma forma rápida de obter batatas suculentas e macias se você não tem muito tempo para cozinhar. Salve essas dicas!

Menos de 15 minutos Dificuldade baixa

Ingredientes:

Também lhe pode interessar: Como fazer batatas assadas no micro-ondas

Passos a seguir:

1

Para cozinhar batata no micro-ondas, não é necessário cortá-la ou descascá-la. Podemos cozinhar a batata inteira, para que fique totalmente cozida e permaneça inteira para depois ser utilizada em qualquer receita.

Para que a batata fique perfeitamente cozida no microondas, é necessário primeiro lavá-la e espetá-la com um palito ou espeto. Espete-a toda por cerca de um minuto para evitar que a batata exploda no micro-ondas enquanto cozinha.

Como cozinhar batata no micro-ondas - Passo 1
2

Em seguida, embrulhe a batata com papel filme transparente. O ideal é envolvê-la pelo menos 3 vezes para conseguir um cozimento rápido e uniforme. Graças ao papel filme transparente evitaremos que o vapor gerado durante o cozimento escape.

Como cozinhar batata no micro-ondas - Passo 2
3

Por fim, coloque-a em um prato e leve ao micro-ondas, onde deverá ser cozida a cerca de 700W de potência durante aproximadamente 5 minutos. Esse é o tempo para uma batata média, então se a batata for muito grande você pode cozinhá-la por mais uns 3 minutos, ou seja, um total de 8 minutos. Se a batata, por outro lado, for menor, cerca de 4 minutos serão suficientes para obter um cozimento adequado.

Lembre-se que o tempo e a potência também podem variar dependendo do aparelho que possui, bem como do seu gosto em termos de textura e cozimento. Se gostar da batata bem macia deve aumentar o tempo de cozimento, se gostar da batata mais al dente pode reduzir um pouco o tempo de cozimento.

Como cozinhar batata no micro-ondas - Passo 3
4

Uma forma mais rápida de cozinhar a batata no micro-ondas, e se o preparo que você planeja fazer permitir, é colocá-la já cortada em rodelas ou tiras da espessura que você preferir. Além disso, se você fizer com a batata já cortada, pode aproveitar para adicionar um molho de ervas de sua preferência e uma pitada de sal, assim, quando as ervas forem aquecidas, elas se incorporam melhor na batata.

5

Depois de cozinhar a batata no micro-ondas, você pode preparar diversos pratos. Além disso, como estará cozida, será muito mais fácil descascá-la, cortá-la em tirinhas, cortá-la em rodelas ou cortá-la ao meio para comer cozida, com um pouco de sal e pimenta a gosto e um toque de azeite de oliva extra virgem, um prato saudável, simples e super rápido de preparar que vai ficar uma delícia. Bom apetite!

Agora que você conhece esta receita simples de como cozinhar batata no micro-ondas, incentivamos você a aprender mais receitas do umCOMO: Pode congelar batata e Como cortar batata canoa.

Como cozinhar batata no micro-ondas - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar batata no micro-ondas, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos

  • Se você não tiver papel filme transparente, não se preocupe, você também pode preparar sua batata no microondas sem problemas. Neste caso, aconselhamos colocar a batata em um prato fundo e tapá-lo com uma tampa própria para microondas, para que o vapor e o calor se concentrem a fim de conseguir um bom cozimento do tubérculo.
  • A batata cozida no microondas pode fazer parte de uma infinidade de pratos. Por exemplo, pode servir como base para um polvo à galega ou um prato de lacão, ou pode ser adicionada aos seus guisados ​​sem ter que perder mais tempo cozinhando na água. Este método é uma opção perfeita para deixar a batata cozida em poucos minutos.
  • Se for consumir a batata somente cozida, lembre-se que pode adicionar os molhos, ervas ou temperos que mais gostar: pimenta, alho em pó, ervas provençais, orégano, maionese, molho caesar... O resultado é excelente!
Escrever comentário
O que você achou da receita?
1 de 5
Como cozinhar batata no micro-ondas