Outros Lacticínios

Tipos de sorvete

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. Atualizado: 25 maio 2023
Tipos de sorvete

O que poderia ser mais atraente durante os meses de verão do que dar um passeio enquanto toma um delicioso sorvete? Esta sobremesa universal conquista pessoas de todas as idades graças à sua grande versatilidade. Há quem prefira um sorvete à base de gelo com sabores de frutas, quem seja clássico e queira um sorvete de cone de biscoito bem alto e cremoso e até quem seja mais radical que queira ótimas receitas de sobremesas com sorvete frito, batido ou embrulhado em uma massa.

O mundo do sorvete, como você pode ver, vai muito além da casquinha de duas bolas e, em todo o mundo, cada gastronomia vem brincando com suas receitas mais tradicionais. Por isso, se você é fã de sorvete, neste novo artigo do umCOMO vamos rever os principais tipos de sorvete, classificando-os de acordo com seu ingrediente principal ou sua textura, para que você encontre o seu favorito com mais facilidade.

Também lhe pode interessar: Melhores sabores de sorvete

Índice

  1. Sorvete de leite
  2. Sorvete cremoso
  3. Sorvetes de gelo
  4. Sorvete desnatado
  5. Tipos de picolés
  6. Receita de paleta mexicana
  7. Sabores de sorvete mais vendidos
  8. Sobremesas com diferentes tipos de sorvete

1. Sorvete de leite

Sorvetes de leite são, como o próprio nome sugere, aqueles feitos a base de leite animal. Isso faz com que tenham uma textura densa e moldável e, além de permitir todo tipo de ingredientes ou sabores, também é ideal para testar receitas mais experimentais como as três que vamos detalhar.

1.1 Sorvete de espaguete

No mundo dos doces procura-se sempre jogar com as formas e as aparências, e este sorvete é o melhor exemplo. É uma sobremesa feita a base de leite que, com a ajuda de uma peneira, adquire um formato alongado, semelhante ao do espaguete. Você pode escolher qualquer sabor de cor clara, como baunilha, torrone ou limão. Normalmente, esta receita de sorvete é decorada com calda de morango para fazer alusão ao molho de tomate.

1.2 Sorvete de suflê

É uma receita um pouco complicada, mas o resultado é delicioso e é perfeito para fazer com sorvete de leite, pois é muito mais manejável. Trata-se de fazer um suflê com consistência esponjosa, mas prepará-lo frio, de tal forma que o interior seja um sorvete leve e cremoso.

1.3 Sorvete em rolo

Esse tipo de guloseima viralizou nos últimos anos e é uma modalidade perfeita para fazer com sorvete de leite, pois reúne as condições perfeitas para moldá-lo e não derreter tão facilmente. Trata-se de fazer um sorvete de leite com uma textura um pouco mais densa que o sorvete normal, espalhar a mistura em uma camada bem fina e, com a ajuda de uma espátula congelada, raspar o sorvete até ficar no formato de um rolinho.

Tipos de sorvete - 1. Sorvete de leite

2. Sorvete cremoso

Os sorvetes cremosos são feitos da mistura de sorvete de leite com creme de leite, resultando em uma consistência muito mais suave e saborosa. Sem dúvida, não é uma alternativa que deve ser abusada, pois é um dos tipos de sorvete que contêm mais gordura. Mas é um dos mais versáteis na hora de fazer deliciosas sobremesas, como as detalhadas abaixo.

2.1 Cheesecake gelado

O cheesecake de estilo americano é um dos mais populares. É por isso que a versão gelada foi criada a partir de sorvete cremoso. O sabor e os ingredientes são os mesmos, mas ao invés de ter uma camada grossa de cream cheese segurando a calda e o biscoito, é utilizado um sorvete cremoso congelado, o que o deixa mais sólido e consistente.

2.2 Sorvete semi-frio

Como você pode imaginar, os italianos são um dos mestres do sorvete e é por isso que eles conseguiram criar todos os tipos de combinações, como o sorvete semi-frio. Este tipo de sobremesa consiste, simplesmente, em misturar o sorvete com uma proporção de chantilly e depois congelá-lo novamente. O resultado é um sorvete muito mais cremoso, que pode ser consumido, como o nome sugere, em temperatura ambiente sem derreter.

2.3 Sorvete frito

Continuando com a experimentação, outra das mais curiosas sobremesas que esta modalidade cremosa pode aceitar é o de sorvete frito. Parece impensável que um alimento que depende do frio possa ser frito, mas a realidade é que é possível e o resultado é delicioso. Basta passar o sorvete bem congelado no ovo, farinha e farinha de rosca e, com o óleo bem quente, mergulhá-lo durante alguns segundos. Você terá uma camada crocante e um sorvete cremoso por dentro.

Tipos de sorvete - 2. Sorvete cremoso

3. Sorvetes de gelo

Para quem gosta de sorvete, mas mais leve e com sabores mais refrescantes, entre os tipos de sorvete, o ideal é o à base de água. Esse tipo de guloseima é feita com gelo e o sabor é dado pelo suco, aromatizante ou polpa desejada. São sobremesas que quase não têm gordura e são muito mais fáceis de fazer. Estes são alguns dos mais populares.

3.1 Baoding

Este tipo de sorvete é muito popular em toda a região asiática e geralmente é vendido na rua. Consiste em criar bolas geladas à base de gelo em lascas e, quando estiver compacta, adicionar caldas ou xaropes por cima para lhe dar os sabores que mais gosta e as suas coberturas.

3.2 Sorvete de água italiano

Assim como os italianos fazem um dos sorvetes cremosos mais deliciosos do mundo, eles também têm sua modalidade à base de água. Esses sorvetes têm uma textura mais suave que os sorvetes de leite, mas são perfeitos para sabores naturais à base de frutas e têm uma textura mais leve, como sorvete.

3.3 Paleta de frutas cremosas

Existe um tipo de sorvete misto que mistura o frescor e a leveza de um picolé ou sorvete de gelo, mas com um interior cremoso. Normalmente, este tipo de sorvete é recheado com um pouco de creme de iogurte leve e, por fora, tem uma cobertura gelada com algum sabor de fruta. Recomendamos este outro artigo do umCOMO sobre Como fazer sorvete de banana.

Tipos de sorvete - 3. Sorvetes de gelo

4. Sorvete desnatado

Os tipos de sorvete são apreciados por praticamente todos. No entanto, existem pessoas que, por qualquer motivo, devem cuidar de sua dieta e é por isso que um tipo de sorvete à base de leite desnatado ou iogurte, ou mesmo sem lactose, foi projetado para torná-lo muito mais acessível.

4.1 Sorvete Galaxy

O sorvete Galaxy remete principalmente à aparência do sorvete, mas a peculiaridade é que, na maioria das vezes, é feito de iogurte desnatado, o que o torna muito mais saudável. Trata-se de adicionar corantes e xaropes de cores vivas para formar bolas de sorvete desnatadas extravagantes e marcantes.

4.2 Sorvete de baixa caloria

Toda boa receita tem sempre sua versão light e no caso dos sorvetes também existe uma versão de baixa caloria. Normalmente, estas sobremesas tendem a ter uma consistência cremosa, mas graças ao fato de serem isentos de açúcar, com leite desnatado e ingredientes naturais, têm uma proporção de gordura muito inferior aos sorvetes normais.

No umCOMO ensinamos Como fazer sorvete sem lactose em casa.

Tipos de sorvete - 4. Sorvete desnatado

Tipos de picolés

Existem muitos tipos de picolés diferentes, cada um com seu próprio sabor e ingredientes. Aqui estão alguns exemplos de tipos de picolés populares:

  • Picolé de frutas: são feitos com sucos ou pedaços de frutas. Podem incluir sabores como morango, limão, abacaxi, manga, melancia, entre outros.
  • Picolé cremoso: são feitos com ingredientes lácteos, como leite, creme ou iogurte. Podem ter sabores clássicos como baunilha, chocolate, caramelo, além de variações com frutas ou combinações de sabores.
  • Picolé de água: também conhecidos como picolé de gelo, são feitos com água aromatizada e adoçada. São opções refrescantes e podem ter sabores como limão, laranja, tangerina, uva, cereja, entre outros.
  • Picolé de chocolate: são picolés com base de chocolate, podendo ser de chocolate ao leite, chocolate amargo ou chocolate branco. Podem ser recheados, cobertos com pedaços de chocolate ou conter adições como castanhas, amêndoas, avelãs, entre outros.
  • Picolé de sobremesa: tentam replicar sabores de sobremesas populares, como cheesecake, torta de maçã, brownie, pudim de caramelo, entre outros. Podem ter texturas e camadas diferentes para simular a sobremesa original.
  • Picolé alcoólico: contêm álcool, normalmente em baixas quantidades. Podem ter sabores de coquetéis famosos, como margarita, piña colada, mojito, entre outros.
  • Picolé gourmet: são picolés artesanais feitos com ingredientes de alta qualidade e sabores mais sofisticados. Podem incluir combinações inusitadas de ingredientes, como picolés de gengibre e limão, coco e hibisco, framboesa e manjericão, entre outros.

Esses são apenas alguns exemplos de tipos de picolés, e a diversidade de opções pode variar dependendo da região e do fabricante. O mundo dos picolés é vasto e há sempre novidades surgindo com sabores criativos e inovadores.

Receita de paleta mexicana

No nosso artigo sobre tipos de sorvetes, claro que não podia faltar citar a famosa paleta mexicana, se quiser aprender como fazer, siga a receita abaixo:

A paleta mexicana é um tipo de picolé feito com ingredientes variados e é conhecido por ser grande e ter uma ampla gama de sabores. Aqui está uma receita básica para você experimentar:

Ingredientes da paleta mexicana

  • 2 xícaras de frutas frescas de sua escolha (como morangos, manga, abacaxi, melancia, etc.)
  • Suco de 1 limão
  • 1/2 xícara de água
  • 1/4 de xícara de açúcar (ajuste de acordo com o sabor das frutas)
  • Palitos de picolé

Paleta Mexicana passo a passo

Lave e corte as frutas em pedaços pequenos.

  1. Em um liquidificador, adicione as frutas cortadas, o suco de limão, a água e o açúcar. Bata até obter uma mistura homogênea.
  2. Despeje a mistura nas formas de picolé, deixando cerca de 1 centímetro livre na parte superior.
  3. Insira os palitos de picolé em cada forma, tomando cuidado para que fiquem bem fixos.
  4. Coloque as formas no congelador e deixe-as congelar por pelo menos 4 horas, ou até que fiquem completamente sólidas.
  5. Uma vez que as paletas estejam congeladas, retire-as do congelador e deixe-as descansar por alguns minutos antes de desenformar. Isso ajudará a soltá-las das formas.
  6. Desenforme as paletas mexicanas e sirva imediatamente.

Você também pode adicionar camadas diferentes de sabores ou adicionar pedaços de frutas na mistura antes de congelar, para deixar suas paletas mais interessantes. Lembre-se de que você pode personalizar a receita de acordo com suas preferências e experimentar diferentes combinações de frutas. Divirta-se criando suas próprias paletas mexicanas!

Sabores de sorvete mais vendidos

Os sabores de sorvete mais vendidos podem variar dependendo da região e das preferências culturais. No entanto, existem alguns sabores clássicos que são amplamente populares em todo o mundo. Aqui estão alguns dos sabores de sorvete mais vendidos:

  • Baunilha: a baunilha é um sabor clássico e versátil que agrada a muitos paladares. É frequentemente usado como base para combinar com outras coberturas e ingredientes.
  • Chocolate: O sabor de chocolate é um dos favoritos de muitas pessoas. Pode variar de chocolate ao leite a chocolate amargo, com diferentes intensidades de sabor.
  • Morango: o sorvete de morango é adorado por sua doçura e sabor frutado. Geralmente é feito com pedaços de morango ou com polpa de fruta.
  • Creme: o sorvete de creme é uma opção suave e leve, muitas vezes usado como base para misturar com outras coberturas e adições, como frutas, nozes ou caldas.
  • Cookies and Cream (biscoito e creme): este sabor combina sorvete de baunilha com pedaços de biscoito de chocolate, criando uma textura crocante e deliciosa.
  • Menta com Chocolate: a combinação refrescante de menta com pedaços de chocolate é um sucesso entre os amantes de sorvete. O sabor doce e fresco é uma escolha popular.
  • Amora: o sorvete de amora é apreciado por seu sabor frutado e levemente ácido. É uma opção refrescante e pode ser encontrado com pedaços de amora ou com polpa da fruta.
  • Pistache: o sorvete de pistache é uma escolha única e rica em sabor. Feito com pistaches moídos, possui uma cor verde distintiva e um sabor característico.
  • Caramelo: o sorvete de caramelo é conhecido por sua doçura rica e sabor de caramelo derretido. Pode ser combinado com nozes, pedaços de chocolate ou calda de caramelo.
  • Napolitano: o sorvete napolitano é uma combinação de três sabores em camadas: baunilha, chocolate e morango. É uma opção clássica que agrada a diferentes gostos.

Esses são apenas alguns exemplos dos sabores de sorvete mais vendidos. Vale ressaltar que a variedade de sabores disponíveis é imensa, e muitas sorveterias oferecem sabores exclusivos e sazonais, atendendo a diferentes preferências e tendências do mercado.

Sobremesas com diferentes tipos de sorvete

Para terminar esta lista de tipos de sorvete, há uma das modalidades que se tornou para muitos a melhor forma de terminar uma boa refeição; sobremesas com sorvete. Existem muitos tipos e para todos os gostos, mas aqui vamos deixar para vocês os quatro mais populares.

Cannolis

Esta popular receita italiana é uma das sobremesas mais pedidas no país e consiste em rechear o interior de tubos ou casquinhas de massa com sorvetes e natas. O resultado é uma cobertura crocante de biscoito de amêndoa com um interior refrescante e doce.

Mochi japonês

Graças à globalização, conseguimos conhecer as sobremesas e sabores do mundo e é por isso que os mochis estão cada vez mais presentes. São bolinhas de massa de arroz recheadas com sorvete cremoso. Existem muitos sabores e têm uma textura muito curiosa, pois ao mastigar parece uma goma, mas por dentro fica todo o sabor concentrado e doce.

Sanduíche de sorvete

Um clássico dos dias de verão e uma das sobremesas mais fáceis de fazer. Trata-se de escolher duas superfícies de massa, pode ser um waffle, biscoito ou bolacha, e colocar entre elas uma porção de sorvete como sanduíche. É uma forma cómoda de tomar sorvete e dar-lhe um toque crocante.

Brownie com sorvete

Outra das sobremesas clássicas, trazidas diretamente dos EUA, é o brownie com sorvete de baunilha. O ideal é servir este delicioso bolo de chocolate feito na hora para que ainda esteja quentinho e contraste com a bola cremosa de sorvete.

Se você gostou deste artigo, recomendamos outro sobre Os melhores sabores de sorvete.

Tipos de sorvete - Sobremesas com diferentes tipos de sorvete

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de sorvete, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Tipos de sorvete