Partilhar

Quais são os peixes com mais mercúrio

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais são os peixes com mais mercúrio

A maioria dos peixes acumulam em seu organismo metais pesados como o mercúrio que são impossíveis de eliminar, apesar de serem destinados para o consumo humano. É por isso que devemos controlar a quantidade destes restos de metal que ingerimos para assim evitar riscos ao comer peixe. Desta forma, em umComo explicamos-lhe quais são os peixes com mais mercúrio para que controle o seu consumo.

Também lhe pode interessar: Quais são os peixes com menos mercúrio

Quais são os peixes com mais mercúrio: peixe espada ou imperador

Após numerosas pesquisas, determinou-se uma lista de peixes cujo consumo deve ser evitado devido a seu alto conteúdo em mercúrio. Um deles é o peixe espada ou imperador, pelo que se recomenda moderar a ingestão deste tipo de peixe, especialmente no caso de crianças e mulheres grávidas. É que 100 gramas de peixe espada por semana já superam a quantidade de mercúrio tolerável em uma grávida.

Quais são os peixes com mais mercúrio - Quais são os peixes com mais mercúrio: peixe espada ou imperador
Imagem: elmundo.es

Quais são os peixes com mais mercúrio: atum vermelho

Assim como o peixe espada, outro dos peixes que mais mercúrio acumula é o atum vermelho, devido às grandes dimensões destes peixes que às vezes superam os 250 kg. Quanto maior for o peixe, mais quantidade de mercúrio acumula e mais difícil de eliminar.

Quais são os peixes com mais mercúrio - Quais são os peixes com mais mercúrio: atum vermelho
Imagem: pescaderiascorunesas.es

Quais são os peixes com mais mercúrio: mero

Também nos encontramos com o mero dentro do ranking dos peixes com maior acumulação de mercúrio. Como nos casos anteriores, esta é outra das espécies que podem ter grandes dimensões.

Quais são os peixes com mais mercúrio - Quais são os peixes com mais mercúrio: mero
Imagem: ernestoprieto.com

Quais são os peixes com mais mercúrio: robalo

O consumo de robalo deve ser moderado, já que os metais pesados como o mercúrio acumulam-se também nesta variedade de peixe. E não é apenas o tamanho do peixe que influi, mas também o lugar que ocupam na corrente trófica -os depredadores conterão mais mercúrio que os que se alimentam de plâncton- bem como as águas que habitam ou com base nos órgãos e tecidos do peixe.

Quais são os peixes com mais mercúrio - Quais são os peixes com mais mercúrio: robalo
Imagem: comompongo.blogspot.com

Quais são os peixes com menos mercúrio

O consumo de peixe é fundamental para seguir uma dieta equilibrada e uma vida saudável. É por isso que devemos comer tanto peixes brancos como azuis, mas recomenda-se sempre optar por aqueles que contêm menos metais pesados.

Deste modo, as espécies de menor tamanho são as mais recomendáveis por serem os peixes com menos mercúrio, como é o caso das sardinhas, aliches, anchovas, assim como a merluza e outros peixes.

Quais são os peixes com mais mercúrio - Quais são os peixes com menos mercúrio

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os peixes com mais mercúrio, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Quais são os peixes com mais mercúrio

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são os peixes com mais mercúrio
Imagem: elmundo.es
Imagem: pescaderiascorunesas.es
Imagem: ernestoprieto.com
Imagem: comompongo.blogspot.com
1 de 6
Quais são os peixes com mais mercúrio

Voltar ao topo da página