Partilhar

Quais os benefícios e efeitos do chá de maconha

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os benefícios e efeitos do chá de maconha

Há muita controvérsia a respeito do consumo de maconha como um método terapêutico para tratar doenças concretas ou condições como a depressão. De fato, em alguns países do mundo, é legal consumir cannabis com fins terapêuticos, desde que seja receitada por um especialista e se siga uma dose específica que ajudará a melhorar os sintomas. A verdade é que há muitos benefícios relacionados com esta planta, mas também, existem grandes riscos associados ao abuso desta droga, que pode afetar gravemente a nossa forma de estar no mundo.

Neste artigo de umComo vamos contar quais os benefícios e efeitos do chá de maconha, para que fique bem informado e esclareça as suas dúvidas.

Também lhe pode interessar: Como fazer chá de ginkgo biloba
Passos a seguir:
1

Primeiro que tudo, vamos explicar para você os benefícios com os quais esta planta pode contribuir em algumas situações específicas. De fato, as suas propriedades terapêuticas são as que têm feito que em alguns lugares do mundo seja legal consumi-la para aliviar dores ou doenças concretas e, de seguida, vamos explicar em detalhes.

  • Tratar a dor: a cannabis está indicada para reduzir as dores ou desconfortos que podem surgir por doenças reumáticas ou por enxaquecas. O motivo é que produz um efeito analgésico e anti-inflamatório que consegue melhorar estes sintomas.
  • Anticonvulsivo: trata-se de uma planta com propriedades relaxantes que costuma ser muito eficaz para tratar doenças como a esclerose múltipla, ou também para os afetados pela síndrome de Tourette, já que ajuda a controlar estas crises e a relaxar os músculos.
  • Alivia a quimioterapia: as dores relacionadas com os tratamentos de quimioterapia podem ser reduzidas graças à maconha já que consegue relaxar os músculos, reduzir as dores e, também, incentivar a fome, algo que costuma ser fortemente afetado com este tipo de tratamento.
  • Trata a depressão: graças ao seu efeito relaxante, esta planta consegue reduzir os episódios de estresse ou ansiedade, além de melhorar o estado de humor das pessoas que vivem com depressão.

Se quer saber mais informação a este respeito, convidamos você a ler o nosso artigo sobre os benefícios da maconha.

Quais os benefícios e efeitos do chá de maconha - Passo 1
2

A forma mais saudável de consumir maconha é preparando uma infusão com esta planta já que, se a fumar, está enchendo o seu corpo de toxinas e de uma fumaça tóxica que afeta as vias respiratórias e a capacidade pulmonar. Assim, de seguida vamos indicar a receita do chá de maconha para que aprenda a fazê-lo você mesmo em casa.

  • 1 pedacinho de miolo de maconha (a quantidade deve ser pequena)
  • Água
  • Leite integral: é melhor o integral porque ajuda a fixar o THC
  • Mel (para adoçar)

O primeiro passo para fazer este chá é picar o miolo de maconha enquanto coloca um pouco de água para ferver. Quando entrar em ebulição, adicione as ervas e deixe-as atuar durante 5 ou 8 minutos; depois terá que coar a água para tirar os restos de folha que tenham ficado.

Verta-o em uma xícara até encher 3/4 e, depois, jogue um pouco de leite integral. Uma vez pronto, adicione uma colher de chá de mel (ou a quantidade que quiser) para melhorar o seu sabor e que esta infusão seja agradável ao paladar. Tome-a aos poucos e se sentir que causa tonturas, deixe de beber.

Quais os benefícios e efeitos do chá de maconha - Passo 2
3

É importante que tenha em conta todas as consequências que a maconha pode contribuir para o seu organismo, sobretudo, se a consumir com frequência ou se exceder em seu consumo. De seguida, vamos listar alguns dos efeitos negativos mais habituais que esta planta produz:

  • A primeira coisa que você deve saber é que esta planta contribui com THC, isto é, um tipo de substância que afeta de forma direta as nossas células cerebrais e que se encarregam de liberar dopamina, o mesmo hormônio que segregamos quando sentimos prazer; ainda que isto pareça algo positivo, a verdade é que se você acostuma seu cérebro a que algo externo se encarregue de estimular este hormônio, com o tempo, deixará do fazê-lo de forma natural e precisará de sua dose de cannabis para poder sentir prazer e euforia. É por isso que é considerada uma droga com um forte risco de vício.
  • Com o tempo, a maconha também pode alterar a memória da pessoa que a consome, já que o THC altera a informação que o nosso cérebro armazena e, com isso, faz com que o nosso órgão vital sofra de envelhecimento precoce.
  • A coordenação e o equilíbrio também ficam alterados por causa desta erva, uma vez que o THC também se adere aos receptores que se encarregam de regular ambos aspectos fazendo, assim, que fique dificultada a aprendizagem de tarefas como dirigir, praticar esporte, etc.
  • Se o consumo for excessivo e se tomarem doses muito altas, o efeito pode ser bem mais grave provocando, inclusive, o aparecimento de surtos esquizofrênicos, alucinações ou psicose.

Em umComo explicamos para você as consequências de fumar maconha, assim como a forma da maconha afetar o cérebro.

Quais os benefícios e efeitos do chá de maconha - Passo 3

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os benefícios e efeitos do chá de maconha, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Quais os benefícios e efeitos do chá de maconha

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
JARDEL MOURA
Bem esclarecedor o artigo, porém a quantidade da maconha para a efusão deveria ser mais precisa.

Quais os benefícios e efeitos do chá de maconha
1 de 4
Quais os benefícios e efeitos do chá de maconha

Voltar ao topo da página