Leite com cereais

Por que os cereais foram inventados

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 5 março 2022
Por que os cereais foram inventados

Os cereais são um dos cafés da manhã mais comuns em lares ao redor do mundo. A grande variedade de tipos que existem (aveia, milho, com chocolate, trigo, com fruta, misturado com leite ou iogurte ou ainda aromatizado com mel) faz dos cereais um excelente e apetitoso alimento para enfrentar com energia todas as coisas que surgem no dia.

Devido à sua grande popularidade, ao sucesso que têm e à carga energética que proporcionam ao organismo, é importante conhecer aspectos curiosos dos cereais. E o local de origem ou como foram inventados provavelmente o surpreenderá. Para descobrir por que os cereais foram inventados, onde e quando, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como fazer cupcakes de aveia

Índice

  1. Quando e onde os cereais foram inventados
  2. Por que os cereais matinais foram inventados
  3. Por que o cereal foi inventado de acordo com a teoria anti-masturbação

Quando e onde os cereais foram inventados

É preciso voltar muito tempo para encontrar a resposta de por que os cereais foram inventados para o café da manhã, ou seja, quem e como surgiu a ideia de usar os cereais usados ​​até então para fazer pão, massas e outros alimentos para o café da manhã em um formato muito diferente e geralmente acompanhados de leite.

O surgimento dos cereais básicos para o famoso café da manhã aconteceu em 1863, ano em que foram inventados graças aos biscoitos. O médico James Caleb Jackson foi quem inventou o primeiro cereal matinal nos Estados Unidos: chamava-se Granula e surgiu com a ideia de buscar alternativas de café da manhã que não se dissolvessem no leite, como era o caso dos biscoitos .

Este cereal chamado Granula era feito de farinha de trigo e tinha que ser embebido em leite durante a noite anterior para poder comê-lo. Era a mesma farinha usada para fazer biscoitos Graham, muito populares na época.

Por que os cereais matinais foram inventados

O objetivo com o qual os cereais matinais foram inventados em 1863 era encontrar uma alternativa que não se dissolvesse no leite tão facilmente quanto os biscoitos. Essa ideia surgiu do médico James Caleb Jackson, que trabalhava em um centro psiquiátrico localizado em Danville, Nova York.

Seu principal objetivo era oferecer uma alternativa de café da manhã aos seus pacientes que fossem vegetarianos. Talvez não fossem tão apetitosos em comparação com outros cereais, mas se tornaram uma opção muito mais saudável. É que o café da manhã mais frequente da época nos Estados Unidos era composto de ovos e carne.

Anos depois, em 1887, um cirurgião chamado John Harvey Kellogg fez referência à prescrição original do Dr. Jackson. Ele se inspirou nela para melhorá-la criando a 'granola', introduzindo-a no café da manhã diário dos pacientes com o objetivo de ajudá-los a ter uma boa digestão. Veja neste outro artigo os benefícios da granola.

Posteriormente, John e seu irmão Will Keith Kellogg continuaram suas pesquisas para fazer um produto leve e saudável. Seus experimentos foram baseados em ferver o trigo e enrolá-lo em diferentes chapas, fazendo com que parecesse uma folha.

Durante uma noite em 1894, os dois irmãos se esqueceram de cozinhar o trigo na panela. Levantando-se na manhã seguinte, eles tentaram estendê-lo de qualquer maneira. Consequentemente, as bagas de trigo não se uniram em uma única folha e centenas de flocos surgiram. Isso explica porque os cereais da Kellogg's foram inventados, pois foi assim que esses famosos cereais surgiram.

Sucrilhos Kellogg's: história

Em 1906, os irmãos encontraram a fórmula definitiva para o sucesso: cereais à base de milho batizados com Corn Flakes. Para evitar que a reputação médica de seu irmão John fosse prejudicada, Will ficou encarregado de comercializar o novo produto após adicionar açúcar à receita para torná-la mais saborosa. O fez sob a marca Kellogg, tornando-se assim o café da manhã de maior sucesso da época.

O consumo de cereais se multiplicou nas décadas seguintes, mas só na década de 1960 eles chegaram ao Brasil. Exatamente, foi em 1961 o ano em que a marca de cereais Kellogg's começou a ser comercializada em território brasileiro[1]. Desde então, este desjejum tem feito sucesso incorporando novas cores, ingredientes e modelos com o objetivo de criar cereais adequados a todos os grupos, sendo especialmente sugestivos para os menores.

Por que os cereais foram inventados - Por que os cereais matinais foram inventados

Por que o cereal foi inventado de acordo com a teoria anti-masturbação

John Harvey Kellogg, o inventor americano dos flocos de milho conhecidos hoje como cereais, era um médico interessado em pesquisar e reduzir problemas de saúde. Entre suas ideias mais radicais em que o desejo e a atividade sexual eram condenados, ele achava que a origem de muitas doenças estava na masturbação.

Portanto, existe uma teoria de que a razão pela qual John inventou os cereais foi a intenção de erradicar o ato da masturbação. Essa mesma teoria afirmava que seus cereais Kellogg's era um alimento pronto para o consumo e um excelente método médico contra a vida sexual, mais especificamente contra a masturbação.

Na verdade, essa teoria foi tão viral porque em 2008 o Google propôs a versão como a primeira opção de entrada na busca pela pergunta.

Agora que você descobriu por que os cereais foram inventados, quando e como, nós o encorajamos a descobrir os benefícios do farelo de trigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os cereais foram inventados, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Referências
  1. IBND. História da Kellog's: conheça um pouco mais sobre ela. Disponível em: <https://www.ibnd.com.br/blog/historia-da-kelloggs-conheca-um-pouco-mais-sobre-ela.html> Acesso em: 14 de fevereiro de 2022.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Por que os cereais foram inventados