Outros pratos de café da manhã

Origem do croissant

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 26 fevereiro 2024
Origem do croissant

O croissant é um dos doces mais populares e consumidos no mundo. É um produto de loja de doces muito apreciado, principalmente no desjejum e no lanche da tarde. O termo “croissant” pode ser traduzido como crescente, algo que, junto com seu formato, inevitavelmente faz pensar na lua. Embora seja um doce tão valorizado, muitas pessoas desconhecem sua história e origem.

E, embora a origem do termo croissant seja francesa, ele vem da Áustria, país onde surgiu devido a um acontecimento histórico. Provavelmente há muitas pessoas ao seu redor que comem croissants todas as semanas e até você mesmo se permite degustá-los de vez em quando, então terá interesse em saber mais sobre sua história.

Para descobrir a origem do croissant, os tipos que existem e as informações mais relevantes sobre o Dia Internacional do Croissant, no umCOMO recomendamos que continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como fazer mingau de tapioca

Índice

  1. História do croissant
  2. Tipos de croissant
  3. Quando é o Dia Internacional do Croissant
  4. Como o croissant chegou na França
  5. Por que é comemorado o Dia Internacional do Croissant
  6. Como é comemorado o Dia Internacional do Croissant

História do croissant

Para descobrir a origem do croissant é necessário voltar em 1683. Nesse ano, a Áustria foi invadida pelo Império Otomano, à medida que os turcos avançavam com muita força por toda a Europa. A origem exata do croissant pode ser reduzida a uma noite, durante uma batalha em Viena.

O exército turco procurava uma forma de romper as muralhas da cidade, mas apesar de ter um maior número de tropas e soldados, não conseguiu cercar o exército austríaco. Por isso, recorreram à construção de túneis subterrâneos, através dos quais pudessem entrar em Viena, mas o que eles não contavam era com o trabalho noturno dos padeiros. Eles faziam pão para abastecer um exército faminto e uma população aterrorizada.

Em uma dessas noites de trabalho, soldados turcos trabalhavam na construção de túneis de acesso à Áustria, mas o ruído inevitável desta obra acabou por denunciá-los. Os padeiros deram o alarme e o exército austríaco rebateu o cerco.

Graças a eles surgiu a origem do croissant, um pedaço de massa que, ao longo dos anos, se tornou muito popular em todo o mundo. Para comemorar que o exército austríaco conseguiu neutralizar o cerco do exército otomano, os padeiros vienenses criaram um pão em forma de lua crescente, ou seja, a mesma imagem da lua que a bandeira otomana exibia. Foi uma forma de ridicularizar o lado derrotado. Esse pão era o que hoje é conhecido como croissant.

Aprenda neste outro artigo Como descongelar pão.

Origem do croissant - História do croissant

Tipos de croissant

Existem muitos tipos de croissants. Estes são alguns dos mais conhecidos:

  • Croissant clássico: é o mais comum. É vendido na maioria das padarias e não tem recheio ou cobertura especial, apenas açúcar básico. Pode ser feito com banha ou manteiga.
  • Croissant de chocolate: é um dos mais vendidos graças à suave camada de chocolate derretido recheada na parte do meio. Existem chocolate amargo, chocolate ao leite, chocolate branco e até creme de chocolate com avelãs ou combinações desses chocolates.
  • Croissant de amêndoa: com um delicioso recheio de creme de amêndoa e por cima amêndoas fatiadas ou picadas.
  • Croissant de creme de confeiteiro: este é um dos croissants recheados doces mais consumidos.
  • Croissant de frutas: com recheio de frutas como banana, manga e morango.
  • Croissant de chá verde: esta é uma versão mais moderna desses pães doces. Nos últimos anos, a popularidade do chá verde matcha cresceu e há locais onde um recheio cremoso e doce é feito com este chá e polvilhado por cima.
  • Croissant multigrãos: com menor percentual de gordura na massa e feito com outros cereais como aveia, cevada e centeio.
  • Croissant de salmão: é um croissant salgado, recheado com salmão defumado e queijo para espalhar, que às vezes inclui um vegetal como alface e tomate. É comido frio.
  • Croissant de presunto e queijo: é um dos croissants salgados mais consumidos. Lembra o típico sanduíche misto, mas com um toque suave e adocicado, trocando o pão fatiado pelo croissant. Geralmente é comido quente.
  • Croissant de ovo e bacon: este é outro tipo de croissant saboroso que geralmente é consumido quente.
  • Croissant havaiano: leva abacaxi, presunto e queijo. Geralmente é comido quente.
Origem do croissant - Tipos de croissant

Quando é o Dia Internacional do Croissant

30 de janeiro é a data marcada no calendário para a celebração do Dia Internacional do Croissant. É um produto de doceria que se espalhou pela Europa a partir da Áustria, seu país de origem. Chegou a Paris graças a Maria Antonieta da Áustria.

Os franceses deram-lhe o nome definitivo e criaram a versão escamosa do croissant. Este termo apareceu pela primeira vez no dicionário francês Littré em 1863 e a primeira receita foi publicada em 1905.

Como o croissant chegou na França

A chegada do croissant na França pode ser atribuída à rainha Maria Antonieta, que era uma arquiduquesa austríaca antes de se casar com o rei Luís XVI da França. Quando Maria Antonieta chegou à França em 1770 para se casar, trouxe consigo os gostos e costumes culinários da Áustria. Os padeiros franceses então adaptaram o kipferl austríaco, criando o que conhecemos hoje como croissant.

O croissant tornou-se uma parte icônica da culinária francesa ao longo dos anos, embora sua origem esteja ligada à Áustria. É importante notar que a história dos alimentos muitas vezes envolve evolução e influências de diferentes culturas ao longo do tempo.

Por que é comemorado o Dia Internacional do Croissant

O Dia Internacional do Croissant é comemorado para divulgar este quitute, que é amplamente aceito em todo o mundo graças ao seu rico sabor, aroma e textura crocante. Além disso, você pode consumi-lo a qualquer hora do dia, embora seja geralmente um produto muito consumido no café da manhã e lanches.

Nesta celebração é também importante lembrar que não existem apenas croissants doces. Existem variedades salgadas atrativas, por isso o Dia Internacional do Croissant serve para promover o consumo de todos os tipos que existem e apresentar novas versões, satisfazendo assim os gostos mais particulares.

Como é comemorado o Dia Internacional do Croissant

Para fazer parte desta celebração, aproveite qualquer momento para comprar ou preparar o seu croissant preferido em casa. Desfrute do rico sabor e do aroma que exala este maravilhoso pão em forma de lua. Você também pode compartilhar uma receita nas redes sociais e informações valiosas sobre este produto sem esquecer de adicionar a hashtag #DiaInternacionaldoCroissant.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Origem do croissant, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Origem do croissant