Faça o seu próprio vinho

Como fazer vinagre em casa

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer vinagre em casa

O vinagre é tão antigo como a humanidade, ou pelo menos, tão antigo como o vinho. Não é de todo descabido afirmar que Noé já fazia vinagre, embora naquela época a sua aplicação fosse mais como um produto desinfetante e curativo. É possível fazer vinagre em casa, para isso veja este artigo de umComo sobre como fazer vinagre em casa.

Também lhe pode interessar: Como fazer vinho em casa

Passos a seguir:

1

Para começar a fazer vinagre, precisa de cortar, finamente, cascas de abacaxi, bananas maduras ou uma combinação de ambas as frutas para encher 1 ½ xícaras.

2

Em seguida adicione as cascas cortadas anteriormente, uma xícara de açúcar e água suficiente para preencher 2 litros.

3

Adicione 1 xícara de vinagre de frutas elaborado previamente ou nata que serve de "matriz" ou inóculo para a produção de um vinagre e que contém as bactérias acidoacéticas que são a base do vinagre.

4

Agite bem todos os ingredientes para obter uma dissolução total do açúcar e tape o frasco com um tecido fino para evitar sujidades e o contato com insetos.

5

Coloque o recipiente num local escuro e deixe em repouso por 3 a 4 semanas.

6

Agite um pouco a preparação do vinagre e deixe passar mais 3 a 4 semanas.

7

Passadas as 6 a 8 semanas, o vinagre já estará feito, o que se poderá constatar verificando que as cascas se afundaram no recipiente, sente-se um cheiro forte e um sabor a vinagre.

8

A presença de um creme branco na superfície do líquido, é um indicador de que o vinagre está feito.

9

Esse mesmo creme pode servir posteriormente para inocular outros lotes que queira preparar.

10

Já terminou o vinagre feito em casa, agora terá que o clarificar e decantar com a ajuda de uma pequena mangueira para o poder embalar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer vinagre em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer vinagre em casa