Conceptos básicos del Vino

Curiosidades sobre o vinho

 
Marina Corrêa
Por Marina Corrêa, Editora. 24 novembro 2021
Curiosidades sobre o vinho

O vinho é uma das bebidas mais apreciadas na gastronomia mundial. É produzido em muitos países com uma qualidade e um sabor magníficos. É também um ingrediente básico para preparar molhos e outras preparações, de modo que pode ser consumido de muitas maneiras e em diferentes contextos.

O setor do vinho está cheio de paixões, lugares extraordinários e muitas histórias para descobrir. Os entusiastas do vinho conhecerão algumas delas, mas para a maioria das pessoas alguns fatos realmente curiosos escapam à sua atenção. Para descobrir as curiosidades sobre o vinho interessantes e surpreendentes, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Vinho engorda?

Índice

  1. Armênia, o país com a adega mais antiga
  2. Envelhecer o vinho no mar
  3. Elaboração do vinho de gelo
  4. Xixi de gato, um aroma estranho do vinho
  5. Vinho laranja
  6. Málaga, cidade de um dos bares mais antigos de vinhos
  7. Moldávia, o país com a maior adega de vinho do mundo
  8. Noruega e os vinhedos do norte
  9. Beber vinho para melhorar a memória
  10. China, o país com a maior garrafa do mundo
  11. Outras curiosidades sobre o vinho
Ver mais >>

Armênia, o país com a adega mais antiga

Uma das coisas sobre o vinho que mais o pode surpreender é a localização da adega mais antiga do mundo. Está na Armênia e é preciso voltar a 4100 a.C. para encontrar sua origem. Chama-se Areni e é uma das descobertas arqueológicas mais importantes sobre o vinho.

Os restos encontrados na Areni são mil anos mais velhos do que as mais antigas instalações vinícolas conhecidas até o momento. Durante a Guerra Fria, os oficiais militares soviéticos exploraram esta caverna para construir instalações de defesa.

Envelhecer o vinho no mar

O mar é um excelente meio para o envelhecimento do vinho. As garrafas velhas encontradas sob o mar devido a naufrágios são a melhor prova, pois foram encontradas em excelentes condições. É por causa destes achados que hoje existem adegas submarinas.

Outro aspecto importante a considerar é que este envelhecimento do vinho em águas marinhas não tem um impacto negativo sobre este ambiente. Em outras palavras, é um método totalmente amigável ao meio ambiente.

Curiosidades sobre o vinho - Envelhecer o vinho no mar

Elaboração do vinho de gelo

O nome vinho de gelo se explica pela sua elaboração, já que é feito a partir de uvas congeladas. Ele vem da palavra alemã 'Eiswein' porque a origem deste tipo de vinho está no norte da Baviera.

As uvas congeladas fornecem um mosto com alto teor de açúcar. No processo de produção, os sabores intensos e concentrados das frutas são combinados com altos níveis de acidez.

Xixi de gato, um aroma estranho do vinho

Há muitos aromas de vinho. Um dos mais peculiares é a de xixi de gato, presente em vários vinhos de alta qualidade desde que sua presença seja muito sutil e não prejudique outros aromas.

Entretanto, este aroma é considerado um defeito de vindima quando o cheiro é forte e persistente. Ele deve conter um aroma de baixa percepção devido à molécula que o provoca, ou seja, metoxi (4)-metil (2)-mercaptan butano (2). Existem plantas com odores semelhantes ao xixi felino, como o boxwood ou a raiz de valeriana. É também característica da Sauvignon Blanc, ou seja, uma das uvas nobres.

Vinho laranja

O nome vinho laranja é devido a uma tonalidade mais escura que o habitual, aproximando-se da cor laranja devido ao contato com os pigmentos das peles das uvas durante o processo de maceração.

Na produção do vinho branco, as peles são separadas do mosto para que não absorvam a cor, enquanto na produção do vinho tinto há contato com a pele como parte fundamental do processo. O vinho laranja, por outro lado, sempre mantém um termo intermediário.

Curiosidades sobre o vinho - Vinho laranja

Málaga, cidade de um dos bares mais antigos de vinhos

Málaga tem um lugar entre as curiosidades do vinho espanhol, pois possui um dos mais antigos bares de vinho. Dom José Guardia o fundou em 1840 e se chama Antigua Casa de Guardia. É uma instituição por causa da forma de elaborar e servir o vinho, bem como por causa de sua antiguidade.

O vinho servido neste bar flui de torneiras russas e cubanas que datam de antes da Segunda Guerra Mundial.

Moldávia, o país com a maior adega de vinho do mundo

Se você é um amante do vinho e vai visitar a Moldávia, a vinícola Mileștii Mici será uma parada de grande interesse para você. É a maior vinícola do mundo, como registrado no Guinness Book, livro dos recordes.

Esta vinícola tem um projeto arquitetônico impressionante, com 193 quilômetros de túnel subterrâneo e mais de 2 milhões de garrafas de vinho.

Curiosidades sobre o vinho - Moldávia, o país com a maior adega de vinho do mundo

Noruega e os vinhedos do norte

Você acha que não há vinhedos nos países nórdicos? Bem, este fato vai surpreendê-lo: a vinícola Lerkekasa é proprietária dos vinhedos mais setentrionais do mundo. Eles estão localizados na Noruega e, longe do que você possa imaginar, não estão expostos a tempestades ou temperaturas extremamente baixas.

Estes vinhedos estão localizados em um território bastante ensolarado, permitindo que a elaboração de vinho nestas terras seja de boa qualidade.

Beber vinho para melhorar a memória

Algumas curiosidades sobre o vinho se concentram na saúde. Uma delas está relacionada aos benefícios da memória: um consumo responsável de vinho ajuda a melhorar a memória, graças a um composto encontrado nas uvas roxas, mais especificamente na pele.

Este composto é chamado de resveratrol. Suplementos contendo resveratrol ajudam a melhorar a memória a curto prazo.

China, o país com a maior garrafa do mundo

A garrafa com mais litros de vinho do mundo está localizada na China. Contém 1.850 litros, mede 4,5 metros e equivale a 2.467 garrafas de 75 cl de tamanho padrão. O produtor desta garrafa de vinho é Wang Chen, que detém o recorde da maior garrafa do mundo desde 2010, triplicando o tamanho da garrafa que anteriormente detinha este recorde.

Curiosidades sobre o vinho - China, o país com a maior garrafa do mundo
Imagem: Reprodução/Twitter RoseKillerMX

Outras curiosidades sobre o vinho

Depois de ajudá-lo a descobrir algumas das mais importantes curiosidades sobre o vinho, no umCOMO lhe damos mais fatos de interesse geral:

  • A França é o país com a maior produção de vinho do mundo. A Espanha, a Itália e os Estados Unidos o seguem como os países com maior fabricação.
  • O Vaticano é o lugar onde mais vinho é consumido no mundo, com uma média anual de 74 litros per capita. É seguido pela França, Estados Unidos, Itália e China, entre outros países.
  • O vinho é inicialmente incolor. A cor é produzida por maceração, nos pigmentos nas peles das uvas e em outras células vegetais. Durante a fermentação, a cor de um vinho se origina.
  • É necessário cerca de um quilo de uvas para encher uma garrafa padrão de vinho, ou seja, uma garrafa de 75 cl.
  • O clima é um fator diferencial. O sabor do vinho é mais forte, ele terá mais álcool e corpo quando for feito de vinhedos localizados em áreas quentes. Por outro lado, é mais refrescante e ácido quando as uvas são cultivadas em áreas mais frias.

Depois de ter lido todas essas curiosidades sobre o vinho, você pode querer continuar aprendendo mais lendo esses outros artigos nos quais te contamos Como escolher vinho e Como saber se um vinho está estragado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre o vinho, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Reprodução/Twitter RoseKillerMX
1 de 5
Curiosidades sobre o vinho