Partilhar

Como saber se o vinho está estragado

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se o vinho está estragado

Saborear um bom vinho é um prazer incomparável, especialmente se este vier acompanhado de uma deliciosa comida. No entanto, este licor é muito delicado e qualquer mudança drástica de clima ou uma simples alteração no barril pode provocar uma alteração no seu estado e fazer com que o vinho se estrague. Mas, às vezes para os consumidores finais, que não são especialistas no assunto, é difícil reconhecer quando isto acontece, por isso em umComo.com.br damos algumas dicas para que descubra como saber se o vinho está estragado e evitar consumi-lo.

Também lhe pode interessar: Como elaborar uma carta de vinhos
Passos a seguir:
1

São vários os possíveis defeitos que um vinho pode ter, alguns deles são difíceis de detectar se não formos enólogos ou especialistas experimentando vinhos, no entanto outros podem ser percebidos facilmente para quem bebe e desfruta deste licor com uma certa frequência.

Um defeito comum que indica que o vinho está estragado é que este cheira a rolha. O que acontece é que quando o mofo penetra na rolha afeta a bebida inteira, isso é perceptível de forma importante quando servimos o vinho e o mexemos dentro da taça, e acentua-se à medida que os minutos passam.

É importante eliminar esta garrafa, pois não se encontra em bom estado.

2

Outro sinal claro de que o vinho está estragado é quando percebemos um aroma e sabor avinagrado. O vinho nunca deve ter este sabor ou cheiro, portanto trata-se de um indicador de que o vinho se estragou e que não é recomendável seu consumo.

3

Alguma vez aconteceu com você que ao abrir o vinho percebeu um cheiro de maçã decomposta? Este é outro defeito comum que pode ser encontrado nesta bebida. Acontece devido à oxidação do produto e é muito típico quando deixamos uma garrafa aberta pela metade durante alguns dias.

Também acontece quando o processo de fermentação não foi feito adequadamente, fazendo com que a garrafa, ao ser aberta, apresente cheiro e sabor estranhos, um sinal claro de que o vinho está estragado.

4

No caso dos vinhos brancos uma forte alteração na sua cor, por exemplo, apresentando um tom alaranjado, indica que não se encontra no melhor estado. Qualquer outro aroma estranho, especialmente se for de frutas decompostas, será um sinal claro de que o vinho está estragado.

No caso dos sedimentos que se formam em certas garrafas e que para alguns possam parecer um defeito no vinho, trata-se realmente de uma virtude para os especialistas, pois indica que o vinho não foi excessivamente limpo e que, portanto, conserva muitas das suas qualidades intactas, considerando-se, assim, um produto digno de ser apreciado.

5

Se gostou deste artigo, aproveite e confira também quais os petiscos combinam com vinho tinto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o vinho está estragado, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como saber se o vinho está estragado

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se o vinho está estragado
Como saber se o vinho está estragado

Voltar ao topo da página