Como fazer gelo cristalino
À primeira vista um tutorial sobre como fazer gelo pode até parecer engraçado. Afinal, qual seria o segredo em congelar água? Mas você já reparou que raramente o gelo feito em casa fica parecido com o de alguns restaurantes que é servido mais transparente, com aparência de vidro, e até parece demorar um pouco mais para derreter?
Pois, sim. Gelo cristalino dura mais tempo no copo e é indicado para a preparação de drinks e receitas que levam o gelo como acompanhamento. Alguns bartenders chegam a dizer que um gelo cristalino faz toda a diferença na hora de servir a bebida ideal.
Se você quer impressionar em casa como os bons bares na hora de servir um drink, veja as dicas que o umCOMO reuniu e saiba como fazer gelo cristalino.
Vai precisar de:
- Água potável
- Caixa térmica ou isopor
- Forminhas de gelo
- Plástico filme
Passos a seguir:
Restaurantes e bares utilizam equipamentos e técnicas avançadas que em alguns casos deixam o gelo por dias seguidos até que esteja na transparência ideal e o cortam à mão.
Apesar do visual transparente passar uma ideia de pureza, para conseguir o mesmo efeito em casa o segredo está em realizar esse processo mais lentamente e não necessariamente usar uma água destilada (é claro que água potável é essencial).
Uma das técnicas para fazer gelo cristalino é colocar as forminhas de gelo com água dentro de uma caixa térmica ou isopor, colocar água em volta e só então levar ao freezer ou congelador.
Quando estiver congelado, deixe que esse excesso de água em volta das forminhas derreta um pouco e então desenforme os cubos de gelo.
Se você gosta de usar a criatividade, pode cortar esse grande bloco de gelo em formatos variados.
Um procedimento que ajuda a água a fazer gelo cristalino é ferver a água pelo menos duas vezes antes de congelar. Isso faz com que as moléculas de água se liguem com mais força ao congelarem e acaba ajudando a evitar que bolhas de ar fiquem presas nas pedras de gelo, isso é o que causa o efeito esbranquiçado.
Enquanto a água esfria, cubra o recipiente com plástico filme para evitar que sujeira ou resíduos caiam na água.
Quando esfriar, pode transferir para as forminhas e cobrir novamente com o plástico filme.
Leve ao congelador e em algumas horas você terá um gelo cristalino. Depois, basta desenformar.
A dica do método caseiro que mais se aproxima à técnica utilizada pelos restaurantes é congelar em ''alta temperatura'' e, consequentemente, um tempo mais longo. Para isso, regule a temperatura do seu congelador a até -1°C, ou ao máximo que você puder antes de 0°C.
Recheie as forminhas com água e leve ao congelador. Se o seu refrigerador tem prateleiras, prefira deixar os moldes de gelo nas partes superiores pois são menos frias.
Em um intervalo de aproximadamente 24 horas você deverá ter o seu gelo cristalino pronto!
Essas são algumas sugestões de drinks que são ideais para serem servidas com gelo cristalino:
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer gelo cristalino, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.