Partilhar

Como fazer a dieta do macarrão

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer a dieta do macarrão

Se estiver fazendo dieta, mas não conseguir reprimir a vontade de comer massa, não se preocupe pois não tem que deixar de comer este prato italiano, você deve comê-lo seguindo simplesmente uma série de conselhos que conseguirão que a sua refeição não contenha tantas calorias e seja ideal para a sua dieta.

Em umComo.com.br vamos explicar para você como fazer a dieta do macarrão para desfrutar do seu prato favorito sem ter nenhum tipo de arrependimentos.

Também lhe pode interessar: Como fazer sanduíche de baixa caloria

Escolha a massa adequada

A primeira coisa a fazer para poder desfrutar da massa durante a dieta é escolher uma massa adequada às necessidades da sua dieta. Para isso, você deve ter em conta uma série de fatores:

  • Compre macarrão integral: não é a mesma coisa comer um prato de massa branca do que comer um de massa integral, pois os carboidratos ingeridos são de absorção lenta e com uma alta quantidade de fibra, favorecendo o trânsito intestinal.
  • Não compre massa feita com ovo: desta forma, eliminará a gordura do ovo e desfrutará de um prato com menos calorias.
  • Sempre que puder compre massa fresca: é melhor para a nossa saúde, além de não conter aditivos nem sais a mais.
  • Se você for um apaixonado por massa recheada, escolha os recheios vegetais ao invés dos recheios de proteínas, assim comerá o seu prato favorito, mas sem ingerir tanta quantidade de calorias.

Opte por molhos baixos em calorias

Para saber como fazer a dieta do macarrão não adianta em nada escolher massa integral se, depois, a comermos com molho carbonara. É importante acompanhar o seu prato de massa com molhos com poucas calorias e onde os vegetais sejam os ingredientes principais.

Entre todos os molhos que existem, em umComo.com.br fizemos uma seleção especial dos ideais para a sua dieta de macarrão, tome nota:

Molho napolitano: este molho é feito, principalmente, à base de vegetais como cenoura, alho poró, cebola, cebolinho, tomate natural, dentes de alho e azeite. O truque para fazer com que este molho contenha menos calorias é reduzir a porção de óleo e, ao invés de usar uma lata de tomate, é melhor você mesmo triturar o tomate natural para conseguir um molho mais saudável e com menos calorias.

Molho pesto: é um molho composto por manjericão fresco, alho, pinhões, azeite de oliva, sal e pimenta. O truque para fazer com que o molho pesto tenha menos calorias, é substituir o queijo de leite de ovelha e o queijo parmesão por opções com 0% de gordura.

Molho de cogumelos: é feito com alho, cogumelos, cebolinho, azeite de oliva e alecrim fresco. Neste molho você vai precisar de usar queijo cremoso e de leite, por isso, se quiser que tenha menos calorias, é importante usar produtos light ou desnatados para reduzir a gordura da sua composição.

Molho arrabiata: é um molho feito com tomates maduros, cebola, alho, pimenta, manjericão e azeite de oliva. Este molho, por ser formado apenas por vegetais, não contém muitas calorias, mas controle a quantidade de óleo que colocar na mistura, quanto menos melhor!

Conselhos para a sua dieta do macarrão

Para conseguir introduzir o macarrão na dieta sem exagerar nem ganhar quilos, em umComo.com.br damos alguns conselhos que você poderá aplicar durante as suas refeições e que ajudarão você a se manter na linha sem renunciar este extraordinário prato.

  • O primeiro conselho é reduzir 30% ou 50% a porção habitual de macarrão que costuma ingerir. Para preencher o vazio, você pode acompanhar o seu prato com uma grande salada que ajudará a dar a sensação de saciedade.
  • Outro conselho é combinar a massa com verduras para fazer com que a sua porção seja maior sem adicionar calorias extra. Neste sentido, se não quiser usar algum dos molhos que listamos no ponto anterior, pode acompanhar o seu prato de macarrão com abobrinha, berinjela ou pimentão e desfrutar de um prato saudável e com muito poucas calorias.
  • Se não conseguir imaginar um prato de massa sem queijo, recomendamos substituir o queijo habitual por um que tenha poucas calorias ou desnatado, assim, aproveitará todo o seu sabor sem suas calorias.

Recomendações

No geral, para saber como fazer a dieta do macarrão deve-se considerar dois fatores principais: um é que os ingredientes que usar para a sua receita devem ter poucas calorias e, o outro é que a forma de cozinhar não seja muito gordurosa nem oleosa.

Também deve pensar que a massa é um prato que é melhor comer no almoço banindo-a, assim, de um prato para o jantar. Neste artigo aconselhamos você sobre os melhores alimentos para o jantar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a dieta do macarrão, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer a dieta do macarrão

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer a dieta do macarrão
Como fazer a dieta do macarrão

Voltar ao topo da página