Comer frutas

Como evitar a oxidação de frutas e verduras

Como evitar a oxidação de frutas e verduras

Há muitas frutas e verduras que depois de descascadas ou cortadas se oxidam (enferrujam) em contato com o ar, adquirindo uma cor escura. Além disso, a oxidação contribui para a perda das propriedades nutritivas e do sabor dos alimentos. A seguir, vamos explicar como evitar a oxidação em frutas e verduras.

Também lhe pode interessar: Quais são os frutos vermelhos

Índice

  1. Evitar a oxidação da alface
  2. A salsinha para evitar a oxidação
  3. O limão para evitar a oxidação
  4. O sal para evitar a oxidação
  5. Envolver com plástico transparente.
  6. O truque da vovó

Evitar a oxidação da alface

O corte da alface com uma faca tradicional provoca sua oxidação. Para evitar a oxidação, a alface deve ser cortada com as mãos ou com facas de plástico. A alface é um produto muito delicado e é importantíssimo que além de usar as mãos para cortar devemos lavá-la só antes de comer.

Como evitar a oxidação de frutas e verduras - Evitar a oxidação da alface

A salsinha para evitar a oxidação

Alimentos como a maçã ou a alcachofra também se oxidam em contato com o ar. Para evitar a oxidação podemos introduzi-las depois de descascadas em um recipiente com água e umas folhas de salsinha. Desta forma, uma maçã descascada e cortada pode ser mantida até duas horas sem oxidar.

Como evitar a oxidação de frutas e verduras - A salsinha para evitar a oxidação

O limão para evitar a oxidação

O limão é o melhor amigo da antioxidação, pode ser evitado acrescentando suco de limão, que contém ácido ascórbico ou vitamina C, um composto antioxidante, às frutas e verduras que queremos conservar melhor. Uma pequena camada de limão evitará a oxidação.

Como evitar a oxidação de frutas e verduras - O limão para evitar a oxidação

O sal para evitar a oxidação

Use o sal para cuidar das frutas e hortaliças de sua geladeira. Prepare uma solução de 1/2 colher de café de sal, dissolvida em um litro de água fria. Coloque a fruta e verdura cortada na água salgada e deixe-as de molho durante 3-5 minutos. Não se preocupe pelo gosto de sal, se puser pouco não se notará.

Como evitar a oxidação de frutas e verduras - O sal para evitar a oxidação

Envolver com plástico transparente.

Um método muito simples que pode utilizar para evitar que as frutas e hortaliças se oxidem é revesti-las com plástico transparente, especialmente após cortar a fruta. Não tenha medo de usar bastante plástico filme porque se tiver uma parte do alimento que não esteja coberto não servirá.

O truque da vovó

As frutas e verduras que vão ser cozidas, podem ser submersas em um recipiente com água, água com gelo ou gelo e um bom jorro de limão ou vinagre. Até aqui foram alguns conselhos para evitar que se oxidem as frutas, mas aqui tem outro artigo para fazê-lo com açúcar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar a oxidação de frutas e verduras, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos

  • Manter os alimentos inteiros -normalmente verduras, frutas, hortaliças- na geladeira. Ao cortar qualquer alimento aumentamos a velocidade da oxidação.
  • Guarde os alimentos sensíveis em lugar escuro, fresco e longe de cheiros fortes.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Marcos
Ótimas dicas, queria saber se existe alguma forma de evitar oxidação da cebola. Muito obrigado.
Reinaldo Honorato de Freitas
Boa noite!!!! Tem como postar um material sobre como evitar que o palmito de açaí se oxide tão rápido? A aparência não é chamativa e isto reduzo o desejo de alimentação. Gosto de cozinhar, enfim gosto estar na beirada do fogão. Abraços!!! Parabéns pelo blog.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Reinaldo! Vamos ter a sua sugestão em conta para os próximos artigos. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
1 de 5
Como evitar a oxidação de frutas e verduras