Conservas de frutas

Como conservar a fruta com açúcar

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como conservar a fruta com açúcar

O açúcar em solução concentrada desempenha um papel antisséptico na conservação da fruta e dos alimentos no geral. Ao ferver o açúcar na água, esta adquire uma consistência que varia em função da fervura, e portanto, da evaporação. É possível fazê-lo com vários tipos de açúcar.

Também lhe pode interessar: Como preparar a fruta para conservar

Índice

  1. Conservar fruta com açúcar cristal
  2. Conservar fruta com açúcar em pó
  3. Conservar fruta com açúcar em tablete
  4. Conservar fruta com açúcar fondant
  5. Conservar fruta com açúcar Candy
  6. Conservar fruta com açúcar Brilho
  7. Conservar fruta com Mel

Conservar fruta com açúcar cristal

Obtém-se por extração. O açúcar cristal é usado para a preparação de compotas e geleias de fruta. O açúcar mascavo é de qualidade inferior, pois contém entre 10 e 16% de melaço. A coloração deste açúcar é devida às suas impurezas, e ao contrário do que as pessoas acreditam, não contém nenhum princípio vitamínico interessante. O açúcar mascavo de beterraba é inadequado para o consumo, por conter uma proporção de potássio muito elevada.

Como conservar a fruta com açúcar - Conservar fruta com açúcar cristal
Imagem: correiodeuberlandia.com.br

Conservar fruta com açúcar em pó

É um açúcar branco tipo cristal, pulverizado por trituração. Usa-se com mais vantagem sobre outros na preparação de geleias e doces de fruta.

Como conservar a fruta com açúcar - Conservar fruta com açúcar em pó
Imagem: casajanuario.pt

Conservar fruta com açúcar em tablete

Refinado, consegue-se após uma purificação do açúcar cristal, colocado em formas quando ainda estão quentes e úmidos. Aglomerado. Açúcar não refinado feito tablete por pressão. O açúcar em tablete é dissolvido completamente na água, adoça bastante e não possui cheiro algum. Seu grão é definido e brilhante, de uma brancura perfeita, duro e leve.

Como conservar a fruta com açúcar - Conservar fruta com açúcar em tablete
Imagem: rockntech.com.br

Conservar fruta com açúcar fondant

É um açúcar esquentado e trabalhado com espátula que serve para confeitar balas e doces. No ponto de caramelo, o açúcar adquire uma cor escura e um cheiro característico. Se for prologando seu cozimento, queima e se carboniza.

Como conservar a fruta com açúcar - Conservar fruta com açúcar fondant
Imagem: ssomethingsweet.blogspot.pt

Conservar fruta com açúcar Candy

É um açúcar cozido com água e cristalizado por evaporação lenta. Usa-se na fabricação de Champanhe, é perfeito para a elaboração de bebidas e licores, assim como para cozinhar frutas e fazer balas duras.

Como conservar a fruta com açúcar - Conservar fruta com açúcar Candy
Imagem: dreiadler.com.br

Conservar fruta com açúcar Brilho

É um açúcar branco, reduzido por trituração até parecer uma farinha. Serve principalmente para a elaboração de balas e para confeitos.

Conservar fruta com Mel

O mel é o adoçante natural. Para as conservas é melhor usar o mel mais simples, de uma só flor ou aromatizada somente com uma variedade de erva ou árvore. É um produto elaborado por abelhas e outros insetos, obtido através do néctar das flores. É um líquido denso, espesso, que pode ser clareado, composto por dextrosa e levulose, essências minerais, substâncias resinosas e água. Atualmente é usado para conserva de frutos secos, principalmente nozes. Dá muita energia e possui propriedades curativas.

Como conservar a fruta com açúcar - Conservar fruta com Mel
Imagem: claudioananias.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conservar a fruta com açúcar, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos

  • O ácido cítrico costuma ser usado na conserva, ao invés do suco de limão, nos países onde esta fruta é cara e difícil de encontrar.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: correiodeuberlandia.com.br
Imagem: casajanuario.pt
Imagem: rockntech.com.br
Imagem: ssomethingsweet.blogspot.pt
Imagem: dreiadler.com.br
Imagem: claudioananias.blogspot.pt
1 de 7
Como conservar a fruta com açúcar