Como evitar a oxidação de frutas e verduras

Como evitar a oxidação de frutas e verduras

Há muitas frutas e verduras que depois de descascadas ou cortadas se oxidam (enferrujam) em contato com o ar, adquirindo uma cor escura. Além disso, a oxidação contribui para a perda das propriedades nutritivas e do sabor dos alimentos. A seguir, vamos explicar como evitar a oxidação em frutas e verduras.

Evitar a oxidação da alface

O corte da alface com uma faca tradicional provoca sua oxidação. Para evitar a oxidação, a alface deve ser cortada com as mãos ou com facas de plástico. A alface é um produto muito delicado e é importantíssimo que além de usar as mãos para cortar devemos lavá-la só antes de comer.

A salsinha para evitar a oxidação

Alimentos como a maçã ou a alcachofra também se oxidam em contato com o ar. Para evitar a oxidação podemos introduzi-las depois de descascadas em um recipiente com água e umas folhas de salsinha. Desta forma, uma maçã descascada e cortada pode ser mantida até duas horas sem oxidar.

O limão para evitar a oxidação

O limão é o melhor amigo da antioxidação, pode ser evitado acrescentando suco de limão, que contém ácido ascórbico ou vitamina C, um composto antioxidante, às frutas e verduras que queremos conservar melhor. Uma pequena camada de limão evitará a oxidação.

O sal para evitar a oxidação

Use o sal para cuidar das frutas e hortaliças de sua geladeira. Prepare uma solução de 1/2 colher de café de sal, dissolvida em um litro de água fria. Coloque a fruta e verdura cortada na água salgada e deixe-as de molho durante 3-5 minutos. Não se preocupe pelo gosto de sal, se puser pouco não se notará.

Envolver com plástico transparente.

Um método muito simples que pode utilizar para evitar que as frutas e hortaliças se oxidem é revesti-las com plástico transparente, especialmente após cortar a fruta. Não tenha medo de usar bastante plástico filme porque se tiver uma parte do alimento que não esteja coberto não servirá.

O truque da vovó

As frutas e verduras que vão ser cozidas, podem ser submersas em um recipiente com água, água com gelo ou gelo e um bom jorro de limão ou vinagre. Até aqui foram alguns conselhos para evitar que se oxidem as frutas, mas aqui tem outro artigo para fazê-lo com açúcar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar a oxidação de frutas e verduras, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Manter os alimentos inteiros -normalmente verduras, frutas, hortaliças- na geladeira. Ao cortar qualquer alimento aumentamos a velocidade da oxidação.
  • Guarde os alimentos sensíveis em lugar escuro, fresco e longe de cheiros fortes.