Partilhar

Como desenformar ovo de Páscoa

Como desenformar ovo de Páscoa

Os ovos de Páscoa caseiros são uma alternativa na época da Páscoa tanto para presentear, quanto para levantar uma renda extra com a venda deles. Por mais simples que sejam algumas receitas, a temperagem do chocolate pede alguns cuidados específicos que são obrigatórios para que o ovo não se quebre na hora de desenformá-lo, independente do tipo de molde ou forma que você tenha em casa. Por isso, neste post do umCOMO explicamos como desenformar ovo de Páscoa caseiro para que ele não se quebre, esteja brilhando e, o mais importante, delicioso!

Também lhe pode interessar: Como fazer ovo de Páscoa crocante

Como fazer ovo de Páscoa caseiro

A principal explicação para um ovo de Páscoa caseiro que se quebra na hora de desenformá-lo é não fazer a temperagem ou errar nela. Isso acontece porque o trabalho com chocolate no caso dos ovos de Páscoa caseiros é muito mais do que derreter o chocolate e dá-lo uma nova forma, envolve condições de temperatura e ingredientes, tal qual a qualidade deles. Chocolates com mais manteiga, têm aparência final mais brilhante e costumam ter um resfriamento mais homogêneo.

No processo de endurecimento o chocolate se contrai e isso até facilita na hora de desenformá-lo. Em teoria, se o chocolate estiver bem temperado, mesmo na foma de plástico o ovo deverá se desenformar sem quebrar. Preparamos o nosso post sobre desenformar ovo de Páscoa considerando que as condições ideais de temperagem do chocolate tenham sido seguidas, de acordo com a receita. O umCOMO sugere algumas receitas de ovo de Páscoa caseira (já com as medidas de têmpera), clique nos links e confira as receitas:

Agora é hora entender como desenformar ovo de Páscoa caseiro com sucesso, confira abaixo.

Antes de desenformar o ovo de Páscoa

Uma vez que a receita tenha sido seguida à risca, é fundamental ter alguns cuidados com o endurecimento da casca para desenformar o ovo de Páscoa caseiro sem quebrá-lo:

  • Antes de passar o chocolate para o molde, certifique-se de que ela está limpa, seca e polida. Para conseguir tal efeito, lave-a com água morna e enxugue com um pano que não deixe fiapos;
  • Nunca reutilize a forma do ovo de Páscoa caseiro sem limpá-la e repetir o processo descrito anteriormente;
  • Atente-se à espessura do ovo de Páscoa de caseiro, se for muito fino a ponto de você notar transparência, ele tem mais chances de quebrar. Em ovos de formato padrão a recomendação costuma ser de 2 camadas de chocolate, chegando a uns 5 milímetros de espessura;
  • Quando você estiver seguro da quantidade de camadas de chocolate, limpe a borda da forma para evitar que o chocolate a ultrapasse. Essa é outra dica de prevenção para desenformar ovo de Páscoa caseiro sem quebrá-lo;
  • A camada de silicone, apesar de opcional, também ajuda na hora de desenformar o ovo de Páscoa sem quebrá-lo.

Como desenformar ovo de Páscoa

Respeite o tempo de resfriamento do chocolate da sua receita, mas não deixe que congele. Tanto a falta desses minutos quanto o excesso podem fazer com que o chocolate se quebre na hora de desenformar o ovo de Páscoa caseiro. No geral, esse tempo costuma ser de uns 30 minutos em geladeiras específicas para chocolate (bem ventiladas a 14 ou 16 ºC) e 10 a 15 minutos para geladeiras comuns.

Vale avisar que quanto mais cheia a geladeira estiver (menos arejada) maiores as chances de dificuldade para desenformar o chocolate. Se não faz calor na sua cidade, deixar o chocolate endurecer em temperatura ambiente ou ar condicionado, pode funcionar.

Para ter certeza que todo o chocolate do ovo de Páscoa caseiro se contraiu, repare na coloração dele, se você perceber que ele apresenta pontos escuros, ainda não é o momento de desenformar o ovo de Páscoa caseiro. Se bem na hora de começar a desenformá-lo você sentir que ele ainda não chegou ao ponto, volte-o para o congelador.

A forma opaca (esbranquiçada) ou embaçada é outro sinal de que o chocolate está pronto para ser desenformado sem quebrar. Se sim, faça o seguinte:

  1. Ajeite a forma sobre uma mesa ou superfície plana;
  2. Abra a forma apare as bordas de chocolate caso estejam ultrapassando a forma;
  3. Vire a forma sobre a mesa e deixe alguns minutos assim;
  4. Se o ovo não desenformar sozinho ou com uma leve batidinha, deixe-o descansando um pouco sobre a bancada. Espere 5 minutos e tente novamente.

Depois de desenformar o ovo de Páscoa

Uma vez que você tenha conseguido desenformar com êxito o seu ovo de Páscoa caseiro, é importante manipulá-lo com cuidado para que ele continue perfeito. Para isso:

  • Manipule-o sempre com um pano que não deixe fiapos ou uma luva de malha, assim você evita as marcas de dedo causadas pela temperatura mais quente das mãos;
  • Antes de embalá-lo, deixe-o transpirar sobre uma bancada;
  • Escolha uma embalagem segura para evitar que ele se quebre após pronto.

Ovo de Páscoa quebrado

Se você chegou a esse post tarde demais, tranquilize-se, seu chocolate não está perdido. A rompimento do ovo de Páscoa pode ser um sinal de que ele não estava bem temperado. Por isso, o ideal é não utilizá-lo para outra receita de ovo de Páscoa caseiro, mas o ovo de Páscoa quebrou, posso derreter? Para outras sobremesas sim!

Aposte em receitas que levem chocolate ao leite derretido e você, com certeza, terá sucesso. Temos as seguintes sugestões:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desenformar ovo de Páscoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Bibliografia
  • EM GASTRONOMIA, Curso de Tecnologia; BERGAMO, Marcelo. Confeitaria. Diponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/38306019/Apostila_Curso_Tecnico_de_Confeitaria.pdf?response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DApostila_Curso_Tecnico_de_Confeitaria.pdf&X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A%2F20200224%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20200224T163524Z&X-Amz-Expires=3600&X-Amz-SignedHeaders=host&X-Amz-Signature=88f74b86698c6774485c7103c30c7d0822479e8d4a29697c87449a1059baae1e/>. Acesso em 24 de fevereiro de 2020.

Escrever comentário

2 comentários
A sua avaliação:
Sandra
assim é fácil desenformar ovo de pascoa
A sua avaliação:
Edson Rodrigues
Show de bola!

Como desenformar ovo de Páscoa
Como desenformar ovo de Páscoa

Voltar ao topo da página