Outros Frutas e verduras

Cereja é feita de chuchu?

 
Isadora R. Hausen
Por Isadora R. Hausen. 6 setembro 2023
Cereja é feita de chuchu?

A cereja é uma frutinha deliciosa, de polpa macia e suculenta que, mesmo que não seja típica do Brasil — sua origem é asiática — ela é muito apreciada e usada na confeitaria tanto como ingrediente de receitas quanto como decoração. Quem nunca disputou com alguém para ver quem ficaria com a cereja do topo do bolo?

Mas engana-se quem acha que todas as cerejas que são comercializadas no Brasil são a fruta original, principalmente quando consumidas em calda. Como não é uma fruta que o país produz em larga escala, muitas padarias e confeitarias lançam mão de um recurso bastante conhecido de transformar o chuchu em cereja.

Essa prática se popularizou tanto que foi parar na indústria e hoje em dia é natural ficarmos desconfiados quando comemos: a cereja é feita de chuchu? Neste artigo do umCOMO desmistificaremos essa questão para você não comer mais chuchu achando que é uma deliciosa cereja maraschino.

Também lhe pode interessar: Quais são os frutos vermelhos

Índice

  1. Cereja em calda é chuchu?
  2. Como fazer cereja de chuchu
  3. Cereja falsa de mamão
  4. Como fazer cereja em calda

Cereja em calda é chuchu?

Apesar de ser comum a prática de utilizar a versatilidade do chuchu para transformá-lo em cereja — e assim baratear o consumo da frutinha vermelha, seja ela pura ou em sobremesas — nem sempre a cereja em calda é feita de chuchu.

Se por um lado a cereja é super saborosa, o legume não possui um gosto muito marcante e, quando cozido, adquire uma textura parecida com a da fruta. Dessa forma, basta mergulhá-lo numa calda açucarada que ele assume um sabor e uma aparência semelhantes à da cereja original[1].

Contudo, nem toda cereja em calda é uma enganação e você pode sim achar no mercado um produto que seja feito com a fruta verdadeira. São as chamadas cerejas maraschino. Essas cerejinhas de origem italiana eram produzidas com a própria fruta, embebidas em licor de maraschino, uma bebida destilada feita dos caroços, caules, folhas e polpa da mesma cereja[2].

Já nos Estados Unidos, o processo foi sendo adaptado e, hoje em dia, a maioria das cerejas maraschino disponíveis passam por um processo de salmoura, são preservadas em um xarope de açúcar e tingidas com um vermelho vivo.

Para saber se você não está comprando chuchu por cereja, você deve ler atentamente o rótulo do produto. O buraco do caroço também é um indicativo de originalidade. Se as bolinhas vermelhas não tiverem um buraquinho, pode contar que é chuchu.

No entanto, você provavelmente irá ver o chuchu na composição do produto, caso ele não seja feito com a cereja verdadeira, uma vez que o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor determina que vender um produto informando outra coisa é crime, passível de multa cara ao fabricante.

Como fazer cereja de chuchu

Já que é tão popular, como fazer cereja de chuchu ou, popularmente, a “chuchureja”? Ora, é simples como o próprio chuchu e demanda poucos ingredientes. Você vai precisar de:

  • Chuchus
  • Cal virgem culinário
  • Calda de groselha
  • Açúcar
  • Xarope de maraschino

Primeiro você irá cozinhar os chuchus até ficarem al dente — macios por fora, mas firmes por dentro. Em seguida, use um boleador (utensílio de cozinha semelhante a um pegador de sorvete) e retire bolinhas do legume[3].

Em uma tigela, misture água quente com cal virgem culinário, que é uma substância usada para cristalizar os alimentos, e despeje as bolinhas de chuchu na mistura. Deixe-as submersas por mais ou menos duas horas.

Após esse período, coloque as bolas em uma panela com calda quente de groselha e cozinhe em fogo brando. Quando descerem, apague o fogo e retire-as da calda. Adicione um copo de açúcar na calda e deixe ferver. Volte com as bolinhas para calda fervida e espere esfriar. O último passo é adicionar o licor marasquino para dar o sabor. E está feita a transformação de chuchu em cereja!

Cereja falsa de mamão

Não é apenas o chuchu que pode deixar de ser sem graça e virar uma doce e falsa cereja. Você também pode fazer uma cereja em calda de mamão verde.

Você irá bolear um mamão verde sem caroço e cozinhará as bolinhas até estarem al dente. Prepare uma primeira calda com água e açúcar e deixe as bolinhas embebidas de um dia para o outro, depois escorra e lave. Faça uma segunda calda e, quando estiver em ponto de fio, acrescente 1 envelope de suco em pó sabor cereja, 1 beterraba cozida e batida no liquidificador, 1 colher de sopa de licor de maraschino e as bolinhas de mamão. Cozinhe por 5 minutos, deixe apurar o sabor de um dia para o outro e depois armazene em um recipiente hermético.

Como fazer cereja em calda

Agora se você não gosta de enganação e quer fazer uma cereja em calda legítima e verdadeira, saiba que tampouco isso é difícil, será apenas um pouco mais caro devido ao custo um tanto salgado das frutinhas. Mas vamos lá, você irá precisar de[4]:

  • 450 g cereja sem caroço
  • 3 colheres de sopa suco de limão
  • 2/3 xícara de chá água
  • 6 colheres de sopa açúcar
  • 1/2 colher de chá extrato de baunilha

Deixe ferver em fogo alto a mistura de água, açúcar, o suco de limão e o extrato de baunilha em uma panela média de fundo grosso(ou inox de fundo triplo). Mexa até dissolver o açúcar. Continue com a fervura por uns 7 minutos ou até formar uma calda fina. Reduza o fogo para médio e adicione as cerejas.

Misture as frutas à calda por um minuto. Caso você queira que as cerejas fiquem mais macias, deixe-as cozinhando por 5 minutos, mas se as quiser firmes e inteiras retire-as de imediato do fogo.

Despeje as cerejas em calda em um pote hermético higienizado e, assim que esfriarem, conserve em geladeira. Você pode consumir esta receita em até 7 dias e o rendimento é de 2 xícaras e meia de chá. Dica extra: se você quiser dar um sabor a mais a sua cereja, você pode adicionar uma dose de conhaque ou de licor de maraschino na hora de fazer a calda fina.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cereja é feita de chuchu?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. CEREJA EM CALDA É CHUCHU? DESCUBRA. Disponível em: <https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/degusta/cereja-em-calda-e-chuchu-descubra,4282ea1bc8a56d55e81831a6c0b358aekjq8idy2.html#:~:text=Voc%C3%AA%20sabia%20que%20algumas%20cerejas,decora%C3%A7%C3%A3o%2C%20como%20bolos%20e%20tortas/>. Acesso em 05/09/2023.
  2. O QUE SÃO CEREJAS MARASCHINO? Disponível em: <https://www.gastrobrasil.com.br/post/o-que-s%C3%A3o-cerejas-maraschino/>. Acesso em 05/09/2023.
  3. CEREJA EM CALDA É MESMO FEITA DE CHUCHU? ENTENDA. Disponível em: <https://www.delicioso.com.br/descobertas-gastronomicas/cereja-em-calda-e-mesmo-feita-de-chuchu-entenda/>. Acesso em 05/09/2023.
  4. CEREJA EM CALDA CASEIRA. Disponível em: <https://cozinhalegal.com.br/cereja-em-calda-caseira/>. Acesso em 05/09/2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Cereja é feita de chuchu?