Croquetes

Como fazer croquetes de espinafre

Como fazer croquetes de espinafre

Os croquetes são um dos pratos típicos da gastronomia caseira e podem ser servidos tanto como entradas como para acompanhar um prato principal. O melhor dos croquetes é que podem ser feitos com ingredientes muito diferentes, conseguindo assim um sabor único e muito original. Os croquetes de frango são os mais tradicionais, no entanto também podem ser feitos com outros alimentos como espinafre, alcachofras, queijo, etc.

Neste artigo de umComo contamos a você como fazer croquetes de espinafre para aproveitar esta receita tradicional feita com um toque diferente e muito nutritivo. Quer experimentar?

Mais de 2 horas Dificuldade média
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer croquetes de carne cozida
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para começar a fazer croquetes de espinafre consiste em limpar e cozinhar o espinafre. Adicionamos água com sal em uma panela e, quando começar a ferver, acrescentamos as folhas verdes; após uns 10 minutos já podemos retirar do fogo e escorrer em um escorredor.

2

Quando o espinafre estiver completamente escorrido, coloque em uma tábua de madeira e pique até ficar bem fininho; reserve. A seguir, pique a cebola também em pedaços muito fininhos e reserve. Se tiver optado por acrescentar presunto à receita, este é o momento de cortar o presunto em pedaçosmuito pequenos para que se integrem ao resto de alimentos.

Como fazer croquetes de espinafre - Passo 2
3

Agora devemos colocar a manteiga e um pouco de azeite em uma frigideira; quando estiver quente acrescente a cebola e deixe dourar; depois adicione o presunto picado (opcional) e depois o espinafre. Tempere com sal e pimenta a gosto e salteie por 5 minutos.

4

Quando os ingredientes estiverem misturados é hora de dar consistência à massa dos croquetes de espinafre. Para isso é preciso adicionar a farinha e misturar tudo com a ajuda de um batedor de varinha; deixe cozinhar por uns 3 minutos sem deixar de mexer todos os ingredientes. Com este passo conseguimos que a massa dos croquetes fique consistente e homogênea.

Como fazer croquetes de espinafre - Passo 4
5

A seguir incorpore o leite à panela, pouco a pouco, sem deixar de bater; coloque o fogo alto e vá mexendo com paciência para que a massa fique cremosa. Se exagerar no leite, acrescente um pouco de farinha e corrija o sal; o objetivo é que a massa seja leve, consistente e perfeita para empanar os croquetes.

6

O seguinte passo consiste em estender a massa em uma bandeja de um tamanho que entre na geladeira. Cubra com papel filme transparente e introduza na geladeira por 3 horas para esfriar e poder continuar com a receita de croquetes de espinafre.

7

Após este tempo, retire o papel filme e comece a fazer bolas com a massa, do tamanho que preferir; pense que esta é a forma dos croquetes por isso também não faça bolas muito grandes nem muito pequenas.

8

O último passo da receita consiste em empanar os croquetes de espinafre. Passe primeiro por um recipiente com ovo batido e, depois, empane na farinha de rosca. Em uma panela com óleo quente abundante introduza os croquetes e vire-os quando estiverem dourados.

9

Quando estiverem prontos dos dois lados, é só tirar do óleo e colocar em um prato com papel de cozinha absorvente para tirar o excesso de óleo. Pronto! Agora só resta saborear um prato delicioso e muito nutritivo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer croquetes de espinafre, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Isabel Rodrigues
Estes croquettes também se podem levar ao forno em vez de serem fritos?
1 de 3
Como fazer croquetes de espinafre