Sushi

Como fazer sushi

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer sushi

O sushi é um prato de origem japonesa com uma base de arroz cozido preparado com diferentes ingredientes. Geralmente o sushi é associado com o peixe e os frutos do mar, mas este delicioso prato também pode ser de verduras ou qualquer outro ingrediente. O sushi pode ter diferentes formas e geralmente se prepara em pequenas porções. Existem diferentes maneiras de fazer sushi em função da sua forma e sua preparação: 1.Maki: arroz e peixe enrolados em uma folha de alga. 2.Nigiri: bola de arroz coberta com peixe. 3.Inari: peixe embutido em uma bola de tofu frito. 4:Chirashizushi: tigela de arroz para sushi com pedaços de peixe e outros ingredientes por cima.

Vai precisar de:

  • Passo 1. Ingredientes: 0,5kg de arroz do tipo médio ou carolino (o arroz para fazer sushi pode ser encontrado em qualquer supermercado grande). Utensílios: 1 litro de água, uma panela com tampa.
  • Passo 2. Ingredientes: 2 kg de Goban (arroz cozido branco neutro), 190 ml de vinagre de arroz ou álcool, 10 g de açúcar, sal, mirin ou sake (opcional). Utensílios: 1 tigela pequena, 1 tigela grande, 1 colher de pau ou espátula, 1 ventilador ou leque, 1 guardanapo de tecido umedecido com água.
  • Passo 3. Ingredientes: 400 g de shari, 2 algas nori, 10 g de wasabi (rabanete picante para sushi), molho de soja. Ingredientes para os recheios: 3 ovos, 1 pepino, 100 g de salmão rosado fresco ou kani kama. Utensílios: uma esteira de sushi (masiku).
Também lhe pode interessar: Como fazer sushi

Passos a seguir:

1

Arroz branco cozido: colocar o arroz de sushi em uma panela e lavar com água mexendo suavemente sem esfregar. A seguir, adicionar um litro de água e colocar em fogo alto, bem tampado, durante 10 minutos. Apagar o fogo e deixar repousar 15 minutos com a panela tampada.

Como fazer sushi - Passo 1
2

Arroz temperado: cozinhar o arroz Gohan. A seguir, fazer o tempero pegando uma tigela pequena e colocando vinagre, açúcar, sal e mirin, mexendo tudo até dissolver o açúcar. Depois disso, colocar o arroz quente em uma tigela grande e colocar o tempero lentamente espalhando por todo o arroz. Quando estiver tudo na tigela grande, usar um ventilador ou leque para esfriar o arroz temperado e mexer sem parar com uma espátula. Depois de frio, cobrir com um guardanapo úmido e deixar repousar no mínimo uma hora.

Como fazer sushi - Passo 2
3

Rolos: fazer pequenos rolos de sushi enrolados com alga nori de um só sabor (Hosomaki). Para fazer os rolos você tem que cortar as algas pela metade e colocar uma das metades em cima de uma esteira para sushi, coberto previamente com papel filme. O seguinte passo é colocar o shari (o arroz temperado para sushi) em cima da alga da esteira, deixando livre 2cm na margem superior. A seguir colocar wasabi no centro do shari (excepto se for recheado de ovo) e finalmente colocar o recheio desejado em cima do wasabi. Depois de colocar todos os ingredientes você pode fazer os rolos com a ajuda da esteira. Para enrolar o sushi, pegue a parte inferior da esteira e envolve os ingredientes e o arroz com ela. À medida que for enrolando, deverá prensar a mistura suavemente para que o resultado seja compacto.

Como fazer sushi - Passo 3
4

Existem diferentes recheios: a) Tamagoyaki: bater três ovos com uma colher de açúcar e uma pitada de sal. Colocar em uma frigideira quente e cozinhar a fogo baixo até coalhar. A seguir colocar em um prato, deixar esfriar e fazer tiras (1x1 por 18 cm). b) Pepino ou Salmão: cortar tiras de 1x1 por 18cm de comprimento.

Como fazer sushi - Passo 4
5

Para servir o sushi você deve cortar cada rolo em seis partes. Os cortes têm que ser feitos com uma faca bem afiada e devem ser firmes, de uma vez só, para evitar desfazer o rolo.

Como fazer sushi - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sushi, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos

  • A quantidade de açúcar depende do gosto de cada pessoa. O hosomaki é um passo para fazer um sushi simples e de um sabor só, e quando souber fazer direito você pode aumentar o nível de dificuldade fazendo sushi com outros sabores.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como fazer sushi