PARTILHAR

Como fazer molho mole mexicano

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer molho mole mexicano

O mole é um molho típico mexicano à base de chocolate e outras especiarias que se usa para acompanhar o peru, frango, carnes ou inclusive para colocar dentro das famosas tortilhas mexicanas e considera-se um prato muito representativo do estado de Puebla. Suas origens não estão muito claras e encontra-se repleto de lendas da época pré-hispânica na qual os astecas preparavam este molho para os grandes senhores. O que é verdade é que sua preparação leva tempo e tem uma elaboração minuciosa que é quase um ritual. Se quer aprender a fazê-lo, não perca este artigo do umCOMO em que explicamos como fazer molho mole mexicano.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer molho para tacos
Passos a seguir:
1

Para fazer molho mole mexicano você pode preparar o caldo ou comprá-lo já feito. Caso decida prepará-lo pode conferir esta receita em que explicamos como fazer caldo de frango caseiro. Uma vez pronto, reserve 5 xícaras deste para começar a preparar o molho mole.

2

Coloca uma frigideira no fogo e adicione a manteiga vegetal, espere derreter e depois adicione os amendoins, as amêndoas e as passas. Salteie por um minuto e apague o fogo. Em um liquidificador ou processador de alimentos coloque os frutos secos que acabou de saltear, junto com 1 xícara de caldo de frango. Reserve esta mistura.

Como fazer molho mole mexicano - Passo 2
3

Agora coloque uma frigideira limpa no fogo e coloque a canela em pau, o cominho em grão, a erva doce, a pimenta vermelha e as sementes de sésamo. Deixe tostar até que estas soltem seu aroma, uns 5 minutos aproximadamente. Coloque-as no liquidificador para processá-las até que se tornem um pó fino e reserve.

4

Pré-aqueça o forno a 170 ºC. Lave os chilis e coloque-os na bandeja do forno sem adicionar óleo e coloque no forno por 10 minutos. Uma vez prontos coloque-os em uma tigela e adicione duas xícaras de água quente para ficarem macios e realçarem seu sabor, deixe-os por 30 minutos.

Faça um corte transversal sobre o chili e elimine as sementes, volte a colocá-los na tigela com água. Quando tiver feito isto com todos os chilis, coloque-os no liquidificador junto com água e triture-os até formar uma massa. Ela também deverá ser reservada para depois unir todos os ingredientes.

Como fazer molho mole mexicano - Passo 4
5

Para continuar com a preparação do molho mole coloque as verduras para assar. Como o forno já está quente só precisa lavar e cortar o tomate em pedaços grandes, faça o mesmo com a cebola. Descasque o alho e coloque na bandeja junto com as outras verduras. Asse por 15 minutos ou até que estejam macias. Leve-as ao liquidificador e processe junto com outra xícara de caldo de frango e coloque a mistura resultante em uma panela grande em fogo médio-baixo e adicione as últimas três xícaras de caldo.

Como fazer molho mole mexicano - Passo 5
6

Coloque o resto das misturas que tinha reservado na mesma panela, ou seja, os frutos secos, o chili e a especiarias e continue cozinhando. Por último, adicione o sal e o chocolate mexicano. O molho mole deverá cozinhar em fogo lento por 2 horas mexendo com frequência e retificando o sal. Após duas horas seu molho mole estará pronto para acompanhar seus tacos, frango ou peru.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer molho mole mexicano, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
Como fazer molho mole mexicano
1 de 4
Como fazer molho mole mexicano

Voltar ao topo da página ↑