Como fazer molho mole mexicano


O mole é um molho típico mexicano à base de chocolate e outras especiarias que se usa para acompanhar o peru, frango, carnes ou inclusive para colocar dentro das famosas tortilhas mexicanas e considera-se um prato muito representativo do estado de Puebla. Suas origens não estão muito claras e encontra-se repleto de lendas da época pré-hispânica na qual os astecas preparavam este molho para os grandes senhores. O que é verdade é que sua preparação leva tempo e tem uma elaboração minuciosa que é quase um ritual. Se quer aprender a fazê-lo, não perca este artigo do umCOMO em que explicamos como fazer molho mole mexicano.
Ingredientes:
Passos a seguir:
Para fazer molho mole mexicano você pode preparar o caldo ou comprá-lo já feito. Caso decida prepará-lo pode conferir esta receita em que explicamos como fazer caldo de frango caseiro. Uma vez pronto, reserve 5 xícaras deste para começar a preparar o molho mole.
Coloca uma frigideira no fogo e adicione a manteiga vegetal, espere derreter e depois adicione os amendoins, as amêndoas e as passas. Salteie por um minuto e apague o fogo. Em um liquidificador ou processador de alimentos coloque os frutos secos que acabou de saltear, junto com 1 xícara de caldo de frango. Reserve esta mistura.

Agora coloque uma frigideira limpa no fogo e coloque a canela em pau, o cominho em grão, a erva doce, a pimenta vermelha e as sementes de sésamo. Deixe tostar até que estas soltem seu aroma, uns 5 minutos aproximadamente. Coloque-as no liquidificador para processá-las até que se tornem um pó fino e reserve.
Pré-aqueça o forno a 170 ºC. Lave os chilis e coloque-os na bandeja do forno sem adicionar óleo e coloque no forno por 10 minutos. Uma vez prontos coloque-os em uma tigela e adicione duas xícaras de água quente para ficarem macios e realçarem seu sabor, deixe-os por 30 minutos.
Faça um corte transversal sobre o chili e elimine as sementes, volte a colocá-los na tigela com água. Quando tiver feito isto com todos os chilis, coloque-os no liquidificador junto com água e triture-os até formar uma massa. Ela também deverá ser reservada para depois unir todos os ingredientes.

Para continuar com a preparação do molho mole coloque as verduras para assar. Como o forno já está quente só precisa lavar e cortar o tomate em pedaços grandes, faça o mesmo com a cebola. Descasque o alho e coloque na bandeja junto com as outras verduras. Asse por 15 minutos ou até que estejam macias. Leve-as ao liquidificador e processe junto com outra xícara de caldo de frango e coloque a mistura resultante em uma panela grande em fogo médio-baixo e adicione as últimas três xícaras de caldo.

Coloque o resto das misturas que tinha reservado na mesma panela, ou seja, os frutos secos, o chili e a especiarias e continue cozinhando. Por último, adicione o sal e o chocolate mexicano. O molho mole deverá cozinhar em fogo lento por 2 horas mexendo com frequência e retificando o sal. Após duas horas seu molho mole estará pronto para acompanhar seus tacos, frango ou peru.
Se você gostou da receita de Como fazer molho mole mexicano, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas.