Outras receitas de bolos

Como fazer bolo de coalhada

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 4 junho 2019
Como fazer bolo de coalhada
Imagem: imgkid.com

A coalhada é um alimento lácteo que se produz através da fermentação do leite. A coalhada contribui para o equilíbrio do funcionamento intestinal, sendo uma boa aliada na hora de parar diarreias causadas pelo uso de antibióticos, por situações estressantes e por tratamentos infecciosos, radioterápicos ou quimioterápicos. Existem várias receitas que incluem coalhada, sendo uma delas um delicioso bolo usando o alimento. Se pretende preparar um bolo fofinho, gostoso e requintado, aposte neste processo e surpreenda os seus amigos e familiares. Para saber como fazer bolo de coalhada, continue lendo este delicioso artigo do umComo.

10 convidados Entre 1 e 2 horas Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Como fazer bolo zebra
Passos a seguir:
1

Para fazer bolo de coalhada, bata o açúcar e a manteiga até que se forme um creme de textura fofa e tom esbranquiçado. Bata as claras até ficarem bem fofas (em neve).

Dica: Para saber como fazer claras em neve, entre no artigo.

Como fazer bolo de coalhada - Passo 1
Imagem: buonissimo.org
2

Acrescentas as gemas de ovo e as claras, já em neve, à mistura e continue a bater.

3

De seguida, acrescente (lentamente!) a farinha de trigo, o amido de milho, o fermento e a coalhada. Bata ligeiramente até misturar todos os elementos e obter uma massa de consistência homogênea. Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 180 º C.

4

Separe a massa em duas metades. Adicione o chocolate (em pó) numa a uma das duas partes e misture muito bem até ficar uniforme.

Como fazer bolo de coalhada - Passo 4
Imagem: galleryhip.com
5

Unte uma forma com manteiga e polvilhe um pouco de farinha de trigo, para evitar que o bolo grude na assadeira. Despeje a metade da massa sem chocolate e, de seguida, verta a metade com chocolate na forma.

6

Asse durante cerca de 40 minutos, ou até o bolo ficar macio e dourado. Quando estiver pronto, desenforme o bolo e faça pequenos furinhos com um garfo ao longo de toda a torta. Regue com o vinho branco.

7

Para fazer a cobertura do bolo de coalhada, coloque o vinho branco numa panela rasa e espere que ferva. Acrescente o açúcar e mexa tudo muito bem. Cubra toda a torta com o glacê, ainda quente.

Seu bolo está pronto a comer!

Como fazer bolo de coalhada - Passo 7
Imagem: pixgood.com
8

Se gostou deste artigo que ensina como fazer bolo de coalhada, não deixe de conferir todas as outras receitas de bolos que o umComo tem para você:

Bom apetite!

Como fazer bolo de coalhada - Passo 8
Imagem: chico.zz.mu

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer bolo de coalhada, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que você achou da receita?
Imagem: imgkid.com
Imagem: buonissimo.org
Imagem: galleryhip.com
Imagem: pixgood.com
Imagem: chico.zz.mu
1 de 5
Como fazer bolo de coalhada