Partilhar

Receitas para emagrecer com abacate

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Receitas para emagrecer com abacate

Sempre que começamos a fazer uma dieta, é provável que eliminemos o abacate de nossa lista de compras, porque trata-se de uma das frutas com mais calorias. No entanto, estudos recentes têm indicado que o abacate contém uma grande quantidade de gorduras, mas são gorduras boas, essas que o nosso corpo precisa para funcionar e que podemos substituir pelas de origem animal sem nenhum tipo de problema. Neste artigo de umComo, vamos lhe dar algumas receitas para emagrecer com abacate além de informar sobre o uso desta fruta para conseguir emagrecer.

Também lhe pode interessar: Receitas para emagrecer com espinafre

Abacate para emagrecer

O abacate sempre foi considerado uma fruta não adequada para as dietas de emagrecimento. O motivo é que se trata de um ingrediente que, dentro de sua família (as frutas), contém um alto nível de calorias em comparação com as outras. O motivo essencial é que quase não tem água e é formado por óleos essenciais que aumentam o teor calórico. No entanto, estudos recentes demonstraram que a gordura do abacate é do tipo boa, ou seja, é uma gordura que ajuda a regular os níveis de colesterol.

Embora seja verdade que temos que controlar o consumo de abacate, também é verdade que, por conter uma elevada quantidade de gorduras monoinsaturadas, permite que a sensação de saciedade se mantenha durante mais tempo e, portanto, não sintamos fome entre as refeições. As fibras e proteínas contidas nesta fruta conseguem fomentar esta sensação e nos ajudar a estar satisfeitos durante mais horas.

Portanto, para poder emagrecer com abacate, é imprescindível que tomemos esta fruta durante a primeira parte do dia (café da manhã e almoço) para poder queimar suas calorias durante o resto do dia e aproveitar, assim, a energia que nos fornece. Mais de dois terços das calorias do abacate são utilizadas pelo nosso organismo como uma fonte de energia de combustão lenta, pelo que estas receitas que forneceremos a seguir devem ser ingeridas antes da prática de algum tipo de esporte.

Neste artigo de umComo, contamos todas as propriedades do abacate pois é um ingrediente fundamental, tanto para a alimentação, como para a cosmética.

Receitas para emagrecer com abacate - Abacate para emagrecer

Abacates recheados de atum

Esta receita com abacate para emagrecer funciona na perfeição porque combina duas altas fontes de proteínas que são indicadas para praticar esportes e aproveitar as suas calorias em forma de energia. Para fazer esta receita, você vai precisar de:

  • 2 abacates maduros;
  • 1 ovo;
  • 2 latas de atum sem azeite;
  • Alface;
  • 1 limão;
  • Maionese light;
  • Sal e pimenta.

O primeiro passo é cozinhar o ovo em uma panela com um pouco de água. Enquanto estiver cozinhando, lave a alface e pique-a em pedaços finos para conseguir que sirva como recheio do abacate. A seguir, cortamos na horizontal o abacate e extraímos o caroço; esvaziamos a polpa do centro, picamos e misturamos com a alface. Quando o ovo estiver pronto, retiramos do fogo e picamos também para misturar no recheio.

Aconselha-se molhar a carne com o suco de limão para que a fruta não fique escurecida. Depois, teremos que picar o atum e misturar com o resto do recheio; temperar e adicionar um pouco de maionese a gosto e continuar misturando. Agora basta rechear o interior do abacate com esta pasta e desfrutar de um prato delicioso e com poucas calorias.

Receitas para emagrecer com abacate - Abacates recheados de atum

Salada de abacate e frango

O abacate também é um ingrediente principal nas saladas porque contribui com uma ótima quantidade de proteínas e energia que serão suficientes para passar o resto da tarde. Este é um bom prato para comer no escritório ou em algum dia que tenha que preparar algo rápido, já que é muito simples de preparar e sua contribuição nutritiva é altíssima.

Ingredientes:

  • 1 abacate
  • 1 filé de peito de frango
  • 1 tomate
  • 1/2 cebola
  • Salsinha picada
  • Suco de limão
  • Sal e pimenta

O primeiro passo para preparar esta salada de abacate é cozinhar o peito de frango; para isso, jogaremos um pouco de limão em uma frigideira e quando estiver quente, cozinhamos a carne ao nosso gosto. Uma vez pronta, teremos que cortá-la em pedaços e reservar. Em seguida, teremos que abrir o abacate, retirar o caroço e cortar a carne também em pedaços; faremos o mesmo com o tomate. A cebola deve ser cortada à juliana para que tenha uma textura mais suave.

Uma vez que tenhamos todos os ingredientes prontos, vamos misturá-los em um prato fundo e adicionamos sal, pimenta, suco de limão e, se desejarmos, um fiozinho de azeite de oliva (pense que este azeite aumentará a contribuição calórica de seu prato, de forma que é melhor evitá-lo). Coloque um pouco de salsa picada por cima de sua salada e desfrute de uma receita deliciosa perfeita para qualquer dia da semana.

Receitas para emagrecer com abacate - Salada de abacate e frango

Abacate ao forno com gambas

Se preferir um prato quente, também pode fazer abacate ao forno e desfrutar igualmente de seu sabor. A receita que propomos a seguir mistura a fruta com os camarões para que a contribuição nutricional seja ótima para fornecer energia durante todo o dia. Também pode ser tomado como um prato único porque contém as vitaminas e proteínas que precisamos para o almoço.

Serão necessários os seguintes ingredientes:

  • 1 abacate
  • 1 dente de alho
  • Salsinha picada
  • 1/2 limão
  • Queijo ralado baixo em gorduras
  • Sal e pimenta

O primeiro passo será picar o alho em pedaços pequenos e colocá-lo para macerar com o suco de meio limão e a salsa. Quando estiver macerado, adicionamos os camarões crus, jogamos um pouco de sal e colocamos por 5 minutos na geladeira. Em seguida, teremos que pôr um pouco de óleo no fogo e fritar os camarões até que estejam dourados.

O seguinte passo é cortar o abacate, tirar o caroço e colocar no centro os camarões que fritamos. Acrescentamos o queijo e inserimos os abacates no forno até que o queijo derreta ou gratine, a seu gosto. Em seguida, basta retirar do forno e servir quente. Bom apetite!

Receitas para emagrecer com abacate - Abacate ao forno com gambas

Molho de guacamole

Outra forma de desfrutar do delicioso sabor do abacate é fazendo um molho de guacamole. Este é um ótimo complemento tanto para torradas, como para carnes ou peixes, já que seu sabor consegue dar um toque exótico, fresco e delicioso.

Você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 2 abacates maduros
  • 1/2 cebola
  • 1 tomate
  • 1 pimenta
  • Sal
  • Coentro
  • Suco de 1/2 limão

O primeiro que temos que fazer é picar em pedaços pequenos a cebola, a pimenta, o tomate e o abacate. Em seguida, adicione algumas folhas de coentro (a gosto) e pique todos os ingredientes para que possa ser preparado o molho. A este recipiente, adicione um pouco de sal, o suco do limão e mexa tudo bem até misturar todos os ingredientes.

Se quiser que fique uma textura mais suave, você pode optar por usar um liquidificador elétrico, mas se quiser que tenha caroços, o recomendável é fazê-lo à mão.

Receitas para emagrecer com abacate - Molho de guacamole

Se pretende ler mais artigos parecidos a Receitas para emagrecer com abacate, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Receitas para emagrecer com abacate

O que lhe pareceu o artigo?

Receitas para emagrecer com abacate
1 de 6
Receitas para emagrecer com abacate

Voltar ao topo da página