Armazenar os alimentos

Quanto tempo posso guardar o ovo cozido

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 21 fevereiro 2024
Quanto tempo posso guardar o ovo cozido

É comum se perguntar quanto tempo um ovo cozido pode durar na geladeira, já que ninguém quer se intoxicar após comer comida estragada. E os ovos, além de serem muito utilizados em diversas receitas, devem ser armazenados corretamente, pois podem transmitir salmonela, uma infecção bacteriana que afeta o trato intestinal.

Portanto, é aconselhável saber quanto tempo dura um ovo cozido na geladeira. Neste sentido, pode durar 7 dias após cozido. No entanto, isto depende do ponto de cozimento em que foi feito. A seguir, no umCOMO te contaremos mais detalhes sobre quanto tempo posso guardar o ovo cozido e como devo cozinhá-lo.

Também lhe pode interessar: Qual a validade dos ovos

Índice

  1. Quanto tempo posso guardar o ovo cozido
  2. Como guardar ovo cozido na geladeira
  3. Como saber se o ovo cozido está estragado

Quanto tempo posso guardar o ovo cozido

O ovo pode ter diferentes pontos de cozimento. Se o tempo de cozimento for inferior a 10 minutos, o prazo de validade na geladeira diminuirá. Ou seja, quanto mais crua estiver a gema, menos tempo o ovo vai durar. Se estiver bem cozido, pode durar até 7 dias na geladeira.

Por este motivo, recomenda-se cozinhá-los bem, deixando em água fervente pelo menos por 10 minutos, a partir do momento em que a água começa a ferver. Se deixar por menos tempo, o ovo não vai durar tanto, vai se decompor e seu consumo pode ser perigoso, só é aconselhável deixar o ovo cozinhar por menos de 10 minutos caso você saiba que vai consumi-lo em menos tempo.

Quanto tempo posso guardar o ovo cozido - Quanto tempo posso guardar o ovo cozido

Como guardar ovo cozido na geladeira

Os ovos crus podem durar muito tempo quando devidamente refrigerados, até 5 semanas, mas isso não acontece depois de cozidos. Depois de cozido, o ovo pode durar, no máximo, uma semana, na casca.

Para que o ovo seja conservado por mais tempo, é necessário que ele continue com a casca, pois, se a casca for retirada, o ovo deve ser consumido imediatamente. Se a casca rachou, também é recomendável consumi-lo imediatamente, apenas como medida preventiva. Se a rachadura for pequena, pode durar um pouco mais na geladeira, mas não é seguro.

Além disso, para que o ovo dure mais na geladeira, depois de cozido, recomenda-se retirar o ovo da água fervente e colocá-lo o mais rápido possível em um recipiente com água fria, acrescentando alguns cubos de gelo. Depois que a temperatura estiver mais baixa, o ovo pode ser colocado na geladeira, em outro recipiente limpo, com fechamento hermético.

Também é importante que o ovo seja colocado sobre um papel de cozinha para que absorva a umidade que será produzida na geladeira. Além disso, sugere-se que o ovo seja armazenado na parte superior ou intermediária da geladeira, mas não na porta, pois a mudança de temperatura ao abrir a geladeira pode danificar o ovo. Da mesma forma, sugere-se mantê-lo afastado de outros alimentos que exalem odores muito fortes.

É aconselhável o consumo do ovo cozido o mais rápido possível. Se necessário, a data de cozimento pode ser anotada em uma etiqueta, para caso você esqueça quando o guardou. Nem os ovos, nem qualquer outro alimento cozido, devem permanecer fora da geladeira por mais de 2 horas, principalmente se o ambiente estiver quente.

Quanto tempo posso guardar o ovo cozido - Como guardar ovo cozido na geladeira

Como saber se o ovo cozido está estragado

Para saber se um ovo cozido está ruim, sugere-se colocá-lo em um recipiente com água fria. Se o ovo ficar no fundo, quer dizer que está bom para o consumo, mas se flutuar, provavelmente está estragado e deve ser descartado. Nem sempre significa que está podre, pois também pode indicar que não está fresco, mas é melhor descartá-lo, por segurança.

Quando o ovo flutua, ele não está fresco e sobe à superfície porque retém menos ar dentro, por isso é mais denso. À medida que o ovo envelhece, ele se decompõe e a água interna evapora, o que provoca a formação de bolsas de ar em seu interior.

Da mesma forma, ao abrir o ovo, deve-se observar se ele apresenta manchas ou cores, se a clara está cinza, violeta ou esverdeada, ou se percebe mau cheiro. Em todos estes casos, o ovo deve ser descartado. Quando cozido e decomposto, o ovo geralmente apresenta um cheiro forte e desagradável. O fato de ter cores variadas pode ser devido à presença de bactérias, que liberam toxinas e são prejudiciais, pois podem contaminar a pessoa com salmonela, infecção que pode causar sintomas como diarreia, náusea, vômito, entre outros sintomas.

Deve-se sempre ficar atento ao prazo de validade dos ovos, para não levar para casa ovos velhos ou que podem apodrecer rapidamente. Na dúvida, é sempre melhor descartá-los para evitar intoxicações.

Agora que você sabe quanto tempo pode guardar o ovo cozido, te explicamos Curiosidades sobre o ovo e Qual a validade dos ovos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo posso guardar o ovo cozido, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quanto tempo posso guardar o ovo cozido