PARTILHAR

Quais são as vantagens de cozinhar a vácuo

Quais são as vantagens de cozinhar a vácuo
Imagem: Google Images

A embalagem a vácuo é conhecida como uma forma de conservar alimentos, mas hoje em dia também se utiliza como método de cozimento. O cozimento a vácuo consiste em cozinhar o alimento dentro da embalagem. Este tipo de cozimento a temperaturas baixas, supõe uma série de benefícios que não se conseguem através de outras técnicas culinárias. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos quais são as vantagens de cozinhar a vácuo.

Também lhe pode interessar: O que é cozinhar a vácuo
Passos a seguir:
1

O cozimento a vácuo consegue reduzir menos o volume dos alimentos. Na forma tradicional os produtos podem diminuir em até 30%, enquanto a vácuo os alimentos chegam a diminuir no máximo 10%.

2

Assim, este tipo de cozimento prolonga as datas de validade, já que ao retirar o oxigênio do interior da embalagem impede-se que as bactérias possam proliferar em seu interior. O cozimento a vácuo permite conservar os alimentos por um prazo de até 21 dias; no caso de alimentos perecíveis, este tempo é ainda maior. Para eliminar o ar corretamente é necessário selar a embalagem, com uma máquina especial.

3

O cozimento a vácuo também oferece como vantagem a homogeneidade no cozimento, o que é impossível de se conseguir da forma tradicional. Desta forma, conseguiremos melhores resultados já que todos os alimentos cozinharão por igual.

4

Além disso, mediante o cozimento a vácuo e suas temperaturas baixas conseguem-se melhores texturas e alimentos muito mais saborosos, do que ao prepará-los usando as técnicas culinárias tradicionais.

5

Por outro lado, lembre-se que o consumo de energia no cozimento a vácuo é inferior e colabora na preservação do meio ambiente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as vantagens de cozinhar a vácuo, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
jo card
Há algum tempo, li que cozinhar alimentos no plástico faz mal uma vez que através do calor, passam para a comida os componentes considerados nocivos do plástico. Assim pergunto: Deve continuar a cozinhar-se a vácuo?
Quais são as vantagens de cozinhar a vácuo
Imagem: Google Images
Quais são as vantagens de cozinhar a vácuo

Voltar ao topo da página ↑