PARTILHAR

Como tomar o café da manhã corretamente

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 13 fevereiro 2020
Como tomar o café da manhã corretamente

Ainda que possa parecer o contrário, o café da manhã é a refeição mais importante do dia, já que é aquela que nos fornecerá a energia e os nutrientes necessários para enfrentar a jornada de trabalho, de estudo, etc. É por isso que devemos dedicar o tempo suficiente ao café da manhã e comer de forma saudável e equilibrada. Para adquirir bons hábitos de manhã, em umComo contamos alguns conselhos sobre como tomar o café da manhã corretamente.

Também lhe pode interessar: Como fazer um café da manhã surpresa

O indispensável

Em um bom café da manhã não podem faltar:

  • Produtos lácteos: leite, iogurte, queijo... ou qualquer outro derivado de leite, já que são uma das fontes básicas de cálcio, um nutriente indispensável para nosso organismo.
  • Cereais ou produtos farináceos: trata-se dos produtos feitos com farinhas de cereais: pão, cereais propriamente, bolachas, etc. Oferecem hidratos de carbono, isto é, o combustível de nosso organismo.
  • Fruta: sejam frutas ou sucos feitos a partir de fruta, proporcionam vitaminas, minerais e fibra.

Cuidado com o café

Ao acordar, a primeira coisa que fazemos é procurar nossa dose de café para tratar assim de acordar e estar mais despertos. Mas isto nem sempre é favorável para nosso organismo, já que um excesso de cafeína pode provocar problemas de coração ou atacar o sistema nervoso. Ainda que possa parecer incrível, uma maçã ou um chá pode provocar o mesmo efeito (ou ainda maior) que um café, e ajudar a despertar pela manhã.

Dedique o tempo necessário ao café da manhã

Devemos dedicar o tempo necessário ao café da manhã, tranquilamente, se possível sempre acompanhados. Não há desculpa para não o tomar, nem sequer a comum falta de tempo. Um café da manhã correto levará 15 minutos aproximadamente e dará as forças necessárias para suportar as 5 ou 6 horas até à hora de comer. Se você é daqueles que ao levantar não pode colocar nada no estômago, também pode optar por tomar algo mais leve ao acordar e complementar com um lance ao meio da manhã.

Dê um agrado a você mesmo

Em certos dias especiais, você pode fugir um pouco às regras e acrescentar ao seu café da manhã elementos da confeitaria caseira (bolos, madalenas, bolachas...) ou chocolate. Isto não pode ser feito diariamente já que estes alimentos fornecem um alto conteúdo em gorduras saturadas que demoram a ser digeridas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar o café da manhã corretamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como tomar o café da manhã corretamente
Como tomar o café da manhã corretamente

Voltar ao topo da página ↑